Powered By Blogger

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Jardim Ramos responde a Vânia de Jesus




















ESCLARECIMENTO SOBRE O SISTEMA REGIONAL DE SAÚDE


A ilustre deputada Vânia de Jesus terá afirmado hoje em pleno hemiciclo da assembleia legislativa regional que a eufemística "renovação" teria encontrado há cerca de um ano um serviço de saúde caótico, em cujo hospital tudo faltava, desde medicamentos a recursos humanos. Essa afirmação "renovadinha" exige e impõe uma clara e veemente oposição e esclarecimento.

Por um lado pretende escamotear o falhanço completo que a renovação tem constituído no campo da saúde, através da sofismável crítica ao sistema de saúde que vigorou até aí, obnubilando que se tratou do mesmo partido que suportava o Governo de então e cuja memória histórica e luta em prol da população da Madeira devia honrar.

Por outro e por constituir uma clamorosa mentira, impõe se o necessário esclarecimento. Como já se demostrou à saciedade em escrito anterior sobre o “jardinismo” na saúde, nos últimos 10 anos, sem prejuízo das dificuldades que o PAEFF que o governo de má memória de Passos Coelho impôs à Madeira, o que o Jardinismo deixou à Região e a sua população foi um sistema de saúde modelar e amplamente elogiado, quer no país, quer no estrangeiro, conforme o demonstram os indicadores de saúde. 

Legado esse que a eufemistica renovação não soube respeitar nem honrar, como o demostram as iniludíveis e crescentes insuficiências do sistema regional de saúde. 

Com efeito, ao se embarcar nas políticas engendradas por Lisboa, por um tertuliano secretário, elaborou-se um programa de governo que mais não era que um retrocesso na afirmação autonómica do sistema de saúde, um decalque das asneiras neo-liberais nacionais na área da saúde e cujo resultado está à vista. Uma completa ausência de estratégia política e uma total desorganização funcional ditadas por razões meramente economicistas e orçamentais e por uma inversão de valores de organização, onde os conselhos de administração mandam mais que os secretários e onde falta sobretudo o rumo e o norte político.

Neste contexto de completa anomalia, hoje, sim, tudo falta e tem faltado no hospital e se mais não se sabe é porque os cadernos propagandisticos pagos ao grupo Blandy não permitem saber mais. Mas infelizmente a população e os profissionais de saúde sabem-no. 

A política faz se com princípios e com concretizações, não com meros ilusionismos na comunicação social e no parlamento. Haja decoro e respeito pela História e saibam fazer mais e melhor que no passado em prol do povo da Madeira e do Porto Santo. Infelizmente não é o que temos visto.


Funchal, 14 de Abril de 2016


Francisco Jardim Ramos
(Ex-Secretário Regional dos Assuntos Sociais)

22 comentários:

Anónimo disse...

Falou e disse. Esta gente devia ter vergonha do que tem feito com a saúde. Põe qualquer pessoa doente.

Anónimo disse...

mas essa senhora não andou nos mandatos do então secretário Jardim Ramos??!!parece que acordou agora para um problema que já existe á anos e que ela já era deputada.

Anónimo disse...

Nem parece o mesmo, falou e disse! Concordo em absoluto e quanto à vâniazinha, não há renovação que lhe dê...cabeça.

Anónimo disse...

E ela disse alguma mentira? A única coisa errada é que a Saúde não melhorou. Mas a "obra" já vem dos tempos do sr. Chico.

Anónimo disse...

Muito bem Sr. Ex-secretário meter estes renovadinhos no lugar que não passam de vendedores da mentira e que nada fazem, andam suportados pelo diário. Calisto, veja que o Cafofo também leva o diário à Africa do Sul, só em viagens quantas já fizeram os jornalistas do Diário com os renovadinhos e mudança de Cafofo? Quem irá apoiar os Blandy agora nas autarquicas?

Anónimo disse...

Então o camarada AJJ já escreve pelo Dr. Jardim Ramos ? O Renovadinhos já não lhe chega ?

Anónimo disse...

Essa senhora não só era deputada no mandato anterior como pertencia à comissão parlamentar de Saúde e Assuntos Sociais!!!
Devia ter vergonha na cara, sair da assembleia e se candidatar à Câmara de Santa Cruz....para mostrar quantos votos vale antes de dizer asneiras.

Anónimo disse...

Anteriores Governantes todos para a Cancela.Os cubas livres têm que pagar o que fizeram à Economia da Região..continuam a esbanjar o Dinheiro dos Contribuintes Madeirenses.

Anónimo disse...

Entre o velho e o novo velho. Memórias curtas, entre tontices e tontos, quem sofre é quem mais necessita dos cuidados médicos. Ridículos sucessivos Secretários da saúde, do passado e do presente. E os deputados do passado e atual presente têm de fazer mais, muito mais, não basta ter a protecção do Jaime Filipe.

Anónimo disse...

"Que o Serviço Regional de Saúde esta mal todos sabemos, mas o Dr Jardim Ramos que esteja caladinho porque não tem moral para falar, foi com ele que o SESARAM bateu no fundo, foi com ele que se fizeram perseguições aos profissionais de saúde, médicos e enfermeiros, foi com ele que se aprofundou a desmotivação, que se impuseram medidas gravosas para os trabalhadores, foi como alguém referiu um secretario que nem para chefe de cerimonia serve. O Dr Jardim Ramos o Miguel Ferreira e o Hugo Amaro é um trio que ninguém tem saudades e foram dos piores dirigentes regionais para a área da saúde".

TODOS FALAM E MURMURAM NINGUEM OLHA PARA SI....TODOS GOSTAM DE PREGAR SERMOES DE MORAL ...ATE PARECE que no tempo do Dr, Francisco Jardim Ramos o sector da saude respirava saude! A fação dos afectos ao Dr. Jardim estao encostados à parede de mãos e pés se calhar ainda sonham um dia ser novamente parte de uma solução governativa....vão sonhando vão!

Anónimo disse...

Esta gente anda a sair do anonimato dos renovadinhos? Mas afinal quem é que escreve esses textos? Tabem que o governo actual não está a fazer nada de bom pela saúde, mas você também tem é que ficar caladinho e ir à sua reforma choruda porque também não fez nada de jeito pela saúde enquanto teve oportunidade. É caso para dizer: FALA O RÔTO AO NÚ!

Anónimo disse...

É triste ver esta Ilha ser governada por badamecos que não percebem nada dos assuntos e de uma incompetência que é de bradar aos Céus, mais esses deputados renovadinhos cujas respetivas cabeças só têm Trampa.

Anónimo disse...


Os cubas livres também mas os milhões gastos das operações swaps feitas ca Câmara Funchal Pelo Albuquerque e que custou milhões à Câmara Do Funchal chama-se o quê ?

A gravidade e o tipo de comportamento são iguais.

Anónimo disse...

A sra. deputada Vânia devia ir fazer uma visita aos hospitais e ver o que se passa nas urgências e nos internamentos. Por Deus, sra. Vânia! Não me puxe pela língua. Porque se disser que está tudo bem na saúde eu digo-lhe umas coisa....eu conto-lhe umas situações que a senhora Vânia fica em choque.

Anónimo disse...

Fiquei atónito com a noticia de hoje no Jornal da Madeira, onde o Secretário da Saúde vem dizer: "....na saúde não se poupa". É preciso ter uma grande lata. Sr. Secretário, Faria Nunes! Por Deus vá aos hospitais. Passe o dia lá dentro e abra-me bem esses olhos, ou então mude de lentes.

Anónimo disse...

Bem ou mal, estrebuchem o que quiserem mas Miguel Ferreira foi a única pessoa com mão naquilo, com visão, estratégia e conhecimento. Deixou muita coisa feita em prol do serviço público. Deve ser mesmo muito triste ver tudo a ser destruído.

Anónimo disse...

Senhora deputada no tempo do AJJ, calada estava tudo bem, agora que é outro presidente e alie-se a ele porque esta dar o vencimento de deputada, e senhora nao disse nada que nos nao soubesse-mos, e discutir saúde consigo parece inútil, a senhora nem sabe o que faz como deputada
quanto mais discutir e atacar alguém que nao podia fazer melhor no seu mandato, este secretario esta a fazer melhor realmente , ate cobertores e medicamentos os doentes têm de levar, eu adorava descutir essa area de saude consigo.

Anónimo disse...

O Sr Anónimo das 14,16 até é pode ter alguma razão. O Miguel Ferreira e segundo a comunicação social na altura até chegou a abater cerca de 22 Milhões na dívida do hospital, mas talvez não sabe. Para ele fazer essa poupança para abater a dívida, quantos idosos tiveram que morrer. Olhe! Só num fim de semana, de sexta a domingo, foram 23 mortes. Há coisas estranhas.Não há?

Anónimo disse...

Senhor anónimo essa das 23 mortes..... você não deve estar bom da cabeça. Convinha tratar-se, olhe vá a um privado que no Hospital não deve ter sorte.
E para sua informação, foram 150 milhões os abatidos na dívida.

Anónimo disse...

Andre, então mandaste tu o email com a prosa do "Jardim" dito Ramos ?

Anónimo disse...

Foram muitos mais em 2014, ao longo desse triste ano, a Madeira perdeu muitos idosos e mais novos. Mas a mortalidade continua, este (des)governo insensivel, desumano, dizima o povo lentamente. Temos de fazer algo, estamos abandonados por Portugal, entregues a um grupo que fala de Autonomia de boca cheia, e trata mal os seus compatriotas. Como nao sabem gerir a saude, porque pedem ajuda ao Serviço Nacional de Saude?

Anónimo disse...

Se foram 150 milhões, então o jornal da madeira, mentiu. Quanto às 23 mortes é ir ao jornal da madeira da altura e ver todas as participações. Todos a sair do hospital.