Powered By Blogger

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Originalidades



GOVERNO QUER INOVAR NA BANANA
QUE JÁ É A MELHOR DO MUNDO


Tendo este vosso amigo nascido na paisagem bucólica de Gaula, com as casinhas da Achada de Baixo alternando com poios de couves, batatas e semilhas, bardos de cana vieira, ameixieiras, pereiros e castanheiros, muitos vimes ao fundo do ribeiro e amoras das melhores do mundo no tempo delas, cenários e cores de que tantas saudades tenho, ouço as conclusões do conselho do governo de hoje e dou comigo a dizer para mim próprio: porra, era para perceberes um bocado mais de agricultura!
De facto...
Acabo de ouvir o meu Amigo secretário regional Humberto a dissertar sobre bananeiras, com um tratado de ideias à volta de mais um plano estratégico, desta vez para a banana, e fico na mesma. Não percebo para que raio precisa a banana de mais estudos, investigação, de mais acções para promover a produção da dita.
O Humberto disse que o projecto é preciso porque a banana é importante como fonte de rendimento para os agricultores. Até aí consigo chegar, mas com dúvidas. Não entra nesta cabeça dura as argumentações dele para justificar a necessidade de um plano estratégico, e parece que uma espécie de laboratório, para estudar um fruto tropical que os agricultores da Madeira cultivam há séculos com os melhores - pensava eu - resultados possíveis.
Mas o que é que o Humberto pretende fazer? Produzir banana mais grossa? Mais chata? Mais comprida? Mais curta? Rectilínea? Circular? Aos 'esses'? Feita num oito? Banana de ouro? De diamante? Ficar só com a de prata? Banana mais doce? Mais salgada? Apimentada? Uma vertente sensaborona para os diabéticos? 
Julgava eu que os agricultores das zonas próprias, sobretudo na Madalena do Mar, produziam banana de olhos fechados, do princípio ao fim do processo.
Um plano estratégico para alargar a produção a mais terrenos? Homem, qualquer produtor estende as plantações até onde os crânios do governo quiserem.
Um bunker para estudar a banana, que tem sido apresentada sempre como um produto de grande sucesso, tanto no consumo regional como na exportação?! Melhorar o quê, caramba?
Pois se o próprio comunicado do governo diz que a cultura da banana já vem registando uma tendência crescente onde 85% da produção é comercializada em Portugal, ficando os outros 15% para consumo regional! Se aumentarem a produção, ainda morremos aí afogados em bananas!
Com estes recordes de sucesso da banana... e o Humberto ainda vem com planos estratégicos para dotar o sector, diz ele, de infra-estruturas técnicas funcionais e modernas e implementar uma estratégia de comunicação centrada no consumidor (a sério que ele disse isto).
Senhores, não digo que a banana seja como os tabaibos ou as amoras de silvado que nascem e crescem no matagal, sem tratamento nenhum. Mas um plano estratégico para uma produção que já é a melhor do mundo e arredores não me entra na cabeça. Isso é a mesma coisa que preparar um curso de formação para o sapiente secretário da agricultura.

10 comentários:

Perna-longa do Caniçal disse...

Sr. Calisto veja 4 yuppies na RTP regional a falar da Zona Franca da Madeira - qual CINM qual carapuça - tudo a defender tachos. O das Finanças que devia ter uma distancia face aos privados confunde-se com eles. E o pior sr. Calisto é que mentem sobre os postos de trabalho criados no actual quadro da Zona Franca da Madeira. Sem as patifarias de empresas que estavam antes no Funchal e que se instalaram na Zona Franca para fugirem aos impostos, directamente criados pelas empresas que ali se instalaram não há mais de 1000 postos de trabalho e mesmo assim duvido. Um rapazola qualquer ligado à SDM quando lhe pediram o número correcto de postos de trabalho directos já...não tinha os dados consigo!!! Desafie a SDM sr. Calisto a divulgar a relação de todas as empresas existentes na Zona Franca da Madeira - qual CINM qual carapuça - com a indicação dos postos de trabalho correspondentes a cada uma, dos impostos anuais pagos até 2012 e dos impostos pagos desde 2012 até hoje. E inclua uma colina com os benefícios fiscais atribuídos a cada empressa.
Sabia sr. Calisto que a concessão da Zona Franca da Madeira dá lucros anuais de 7 milhões e euros, uma verdadeira mama para os privados que dominam a concessão até 2017? E eles nem precisam de investir. Que investimentos a concessão realiza? É encher os bolsos e mais nada!
Lamentável o director das finanças. De facto o presidente da SDM nem precisa de estar presente. O governo tem esta figura algo sinistra que se encarrega de defender a dama do sr. Costa da SDM e do seu parceiros sr. Dionisio Pestana e sr. Miguel Sousa.
Sabia sr. Calisto que naquelas rodas de imprensa da SDM um dos presentes na mesa é um tal notário do Governo Regional? Disseram-me que sim. Como é possível esta promiscuidade? Senhor Calisto, faça-nos o favor a este povo desgraçado: deixe da mão os colchões na rua ou estacionamentos de gente rica a brigar com autarcas e desvende os mistérios da SDM e da Zona Franca da Madeira. A comunicação social local está coberta de um manto de silêncio comprado publicitariamente e com prestações de serviços à mistura

Anónimo disse...

••• "um pequeno grande pormenor a reter" ... a primeira banana a chegar à Madeira foi "a de João Gonçalves Zarco"...logo..."GOVERNO QUER INOVAR NA BANANA QUE JÁ É A MELHOR DO MUNDO"???!!!😃😃😃

Anónimo disse...

Diz que o secretário Humberto Vasconcelos é seu amigo?

Anónimo disse...

Caro sr.º Calisto,

Devia convidar o politólogo Oliveira Dias, especialista em trabalhos de avental amigos escondidos , ex chefe de gabinete do sr secretario da banana e muito influente junto desde desde longa data a articular o Offshore e o Plano da Banana.

Vai ver quem fez e quem vai ganhar , incluindo o engenheiro.


Anónimo disse...

Consta que o Governo vai investir numa empresa para endireitar as bananas da Madeira. Esta inovação permite poupar espaço no transporte, logo tornar o produto mais barato ao consumidor, em contraponto com as bananas tortas da América do sul.

Anónimo disse...

anonimo do 12.22

no que consta parece que foste o 1º a ser contratado para endireitar o fruto

Anónimo disse...

Endireitar a banana é uma coisa que o Humberto sempre tenta, nem que seja com Viagra.

Anónimo disse...

Se o secretário se põe de jeito, quem lhe enfia uma banana é mesmo o seu rico chefe de gabinete.

Anónimo disse...

Caramba, até já aborrece!Parece dor de cotovelo. Sempre a implicar com o Betinhos. Desta vez ninguém lhe consegue retirar mérito. Finalmente um “Plano Estratégico” que está a resultar. Estrategicamente está a conseguir através da banana, beneficiar –se e aos “amigos”, às sociedades”…Duplas…Bravas…etc…” Cambada de invejosos, não suportam o sucesso alheio, de uma mente brilhante que revitalizou a agricultura e as pescas da RAM. Trouxe-nos a anona, o maracujá, a banana, as ovas de ouriço… este homem já merece uma estátua maior que a do Cristiano, vamos encomendá-la à Dupla?…

Anónimo disse...

Subscrevo a favor de uma estátua de Humberto Vasconcelos.
Viva Humberto Vasconcelos! Sem sombra de dúvida a melhor escolha do “Blue Establishment”!
A.J.J foi um visionário, apadrinhou-o ao colocá-lo em S.Vicente, devidamente assessorado pela Dra. Élia, onde se especializou em “grelos” e “regos”, claramente a se preparar para assumir os destinos da agricultura da R.A.M. Mais não fez, porque de imediato A.J.J percebeu que tinha em Humberto o seu Ratatouille. Preconceituoso, e em fim de linha, A.J.J, tudo fez para afastar Humberto da sua “cozinha”, pois não ficava bem, tal Ratatouille, um ser aparentemente tão repugnante, ser “chefe da Secção Norte da Tabanca”.
Agora, Humberto, mais conhecido por “Betinhos” viu finalmente o seu talento para a “bananicultura”, grelos e regos reconhecido pelo “ pianista Miguel” e pelo “anona Rui do Faial”, que lhe deram “carta branca” para as suas experiências culinárias.
Oxalá que Humberto tenha já em preparação um plano estratégico para a “azia” que miguelinho e anoninha sofrerão em breve quando se aperceberem que “ meteram muita água” nos já famosos “Planos estratégicos”!