Powered By Blogger

segunda-feira, 25 de abril de 2016

REACÇÃO AINDA SOFRE COM O 25 DE ABRIL



DISCURSO DO PPD NA ASSEMBLEIA
FEZ CAIR A MÁSCARA RENOVADORA

Não esperavam ouvir uma intervenção tão
reaccionária num parlamento 42 anos depois
de Abril? Pois, não conhecem a terra...


Fernanda Cardoso há muito tempo que, em representação da fossilizada ala saudosista do tempo pré-democrático, morria por soltar o asco incontrolável que lhe provocam os ventos já distantes da Revolução de Abril de 1974. Só pode. Pois foi hoje. Os sargentos da Madeira Nova ganharam alento com o discurso da deputada na sessão parlamentar abrileira. Eles ainda andam aí para a curvas. 


A sessão do 25 de Abril na ALM teve um aspecto muito importante para todos que é preciso relevar. A facção radical do PPD saudosista do faustoso desenvolvimentismo e até do ante-25 de Abril pôde finalmente soltar o grito do Ipiranga, manifestando-se contra os 'comunas' de 1974, esta manhã no parlamento, e diante de milhares que assistiam ao espectáculo pela televisão. 
Não pode haver outra leitura: com aquela posição política digna dos velhos flamistas, a bancada do PSD-M terminou com a rábula de dois anos de charme democrático jurado e prometido pela 'renovação'. Os saudosistas assumiram o seu ódio ao cravo vermelho, aliás já do conhecimento de todos, mas agora assumiram-se descaradamente. Por outro lado, adeus ilusões para os que acreditavam na dita renovação de ideias e procedimentos.
De facto, a ala radical da fossilizada Madeira Nova, que se acoitou na onda albuquerquista para resistir aos novos ventos e esperar que a crise passasse, estrondeou hoje, pela voz de Fernanda Cardoso. Um discurso dos mais reaccionários, de conteúdo retrógrado e tom revanchista bastante harmoniosos entre si, mesmo contando com os tempos do antigo chefe. Já não se ouvia disto desde a entrada em acção do Blue Establishment. A oradora fez questão de exibir intencionalidade ao deixar cair a máscara atrás da qual Albuquerque tentou manter camuflada e quieta aquela facção que muitos julgavam cadáver político. 
Fernanda Cardoso, que deve a carreira política ao 25 de Abril, apresentou-se na sessão de Abril para recuperar o 25 de Novembro! Porque a direita e o centro - no dizer da deputada - é que fizeram a democracia, só lhe faltou considerar que seria possível um 25 de Novembro ou um 11 de Março ou um 28 de Setembro sem o 25 de Abril! Fernanda Cardoso carregou sobre Abril e descarregou fel sobre as conquistas revolucionárias do PREC e sobre tantas mudanças ainda atravessadas na garganta do PPD ala fascista. 
Não era só o Jardim a correr com o 25 de Abril da Assembleia. Nada que a gente não soubesse. Mas agora fica claro que será mais descaradamente que eles farão tudo pelo regresso ao tempo deles.
Isto não foi só um balão de ensaio.

6 comentários:

Anónimo disse...

Será que era possível disponibilizar esse discurso?

Anónimo disse...

Comparar este discurso com a inteligência do discurso do Presidente da República, é algo penoso.

"O Herege" disse...

Sra. Fernanda Cardoso. Nunca saberemos o que teria sido de Portugal se o golpe militar de 25 de Novembro tivesse tido sucesso. O que se conhece é o rumo que levou! A uma democracia tão pluralista onde pessoas incompetentes, como você inflacionam o erário público e defraudam quem votou no seu partido( porque em si penso que teve apenas o seu voto).
Não sou nenhum saudosista do salazarismo. No entanto e pelo que sei, nessa altura tentava-se escolher de entre os melhores, mais capazes, mais inteligentes para ocuparem cargos públicos, obviamente cumprindo determinados “requisitos”o que hoje não se verifica.
O que também sei, é que apesar das evidentes diferenças havia menos desemprego. Hoje tal como antes do 25 de Abril vivemos o estigma da emigração, esse também com as suas diferenças. Hoje temos a emigração de pessoas mais qualificadas para dar lugar a incompetentes como você e a maior parte dos seus pares na assembleia. Devem festejar evidentemente o 25 de Novembro, pois foi essa data e Sá Carneiro que ainda garantem poleiro a pessoas como vocês. Foi quando começou-se a “pintar”/ associar a esquerda portuguesa ao terrorismo das FP 25 de Abril. E na Madeira, a Flama, também era de esquerda? Mas nesse caso ninguém fala.
O que hoje disse Gil Canha na assembleia não podia ser mais verdade. Deu-se o 25 de Abril, mas os interesses mesmo que camuflados mantiveram-se. Mudaram-se as caras em 2015, mas os esquemas também se mantêm. A Máfia precisa destes esquemas, de aparente mudança para ganhar a confiança do Zé Povinho.
Façamos uma reflexão: Quem é que tem ou consegue os melhores empregos? O 25 de Abril permitiu o acesso universal ao ensino superior, com muito sacrifício por parte dos pais das classes sociais mais baixas. No entanto, como está a empregabilidade desses jovens que tantas expectativas criaram aos seus pais, que anseiam que os filhos consigam mais na vida do que eles conseguiram. Num país de “doutores”, os únicos que conseguem tachos são aqueles que fazem parte da “máquina mafiosa” que gere a Madeira. A Sra. Fernanda Cardoso teria tido as mesmas oportunidades antes do 25 de Abril. Pergunto-me no entanto se as teria se tivesse outras “relações”?
Acordamos para a triste realidade dos madeirenses das classes média/baixa, podem e devem fazer todos os esforços para dar estudos superiores aos vossos filhos, no entanto, habituem-nos, mostrem a triste realidade que vivemos, evitando assim a criação de falsas expectativas e consequentes depressões.
Gostaria de deixar uma reflexão final a todos os pais e educadores: Lutem, esforcem-se por dar o melhor aos vossos filhos, mas transmitam os verdadeiros valores do 25 de Abril. Ensinem que cada vez que há eleições, nós todos podemos fazer uma revolução pacífica. Podemos tentar transformar a nossa região, o nosso País, o nosso futuro… votando! Não com divagações como esta…Não se acomodem quando muitas vezes lhes “dão um bife”, como quem dá a um leão, num zoo.


“ Identifico-me como "O Herege” , pois tal como antes do 25 de Abril tínhamos a P.I.D.E (Polícia Internacional e de Defesa do Estado), hoje temos a P.I.D.E (Políticos Incompetentes Delapidam o Estado)!

Anónimo disse...

e foi o Adjunto Medeiros a escrever umas coisas...e a aconselhar...'

Anónimo disse...

Ao Sr. "O Hereje", parabéns pela brilhante mensagem que aqui postou.

Anónimo disse...

Falta grandeza, civilidade, conhecimentos e cultura a estes políticos Madeira nova.
É uma tristeza. E, quando os comparamos, e vale para todos os partidos, com as pessoas que estiveram na politicas após o 25 de Abril e prestaram serviço publico, então dá vontade de chorar.