Powered By Blogger

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Tertúlia




ÁGUA DE GIRO

19 abril  – 18h30 – Auditório da Reitoria (Colégio dos Jesuítas)


‘Água de Giro’ é o tema da próxima tertúlia do Clube Ateneu do Conselho de Cultura da Universidade da Madeira (UMa), agendada para o dia 19 de abril, pelas 18h30, no Auditório da Reitoria, ao Colégio dos Jesuítas.



Os madeirenses, apertados entre o Atlântico e as montanhas vulcânicas, tiveram engenho e forças para criar uma soberba paisagem agrária. A armação dos socalcos e a abertura das levadas para o transporte da água fertilizadora são obras maiores do património da humanidade. Para edificar os poios foi preciso partir o basalto e esboroar os tufos vulcânicos. Pedra sobre pedra foram construídos muros sem fim. O solo transportado às costas por íngremes caminhos de pé posto foi enchendo tabuleiros, que produzem comida e bebida há quase seis séculos. Com temperaturas habitualmente acima dos 15ºC e com a água de giro, as minúsculas explorações agrícolas começaram a produzir doze meses por ano.

O orador convidado para abordar este tema é Raimundo Quintal, Doutorado em Geografia Física pela Universidade de Lisboa e investigador no Centro de Estudos Geográficos, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, daquela Universidade.

Raimundo Quintal é autor de diversas obras sobre Ecologia, Biogeografia e Educação Ambiental e autor e realizador de documentários sobre património natural e cultural, exibidos em televisões nacionais e internacionais. Foi distinguido com o “Prémio QUERCUS 2012” e é coordenador do projeto de recuperação da biodiversidade, que a Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal vem realizando no maciço montanhoso do Pico do Areeiro, Ilha da Madeira, desde 2001.

Após a tertúlia segue-se um jantar-debate, no Restaurante Café Ateneu. A participação na tertúlia é livre. O jantar-debate requer marcação até ao dia 18 de abril, preenchendo o formulário disponível emhttps://docs.google.com/forms/d/163_c_k76WAnqI_kguO-mfubWQaKbtC-4pIIEPA9A5W0/viewform

Sem comentários: