Powered By Blogger

sábado, 30 de abril de 2016

TURISMO EM RUÍNAS




Não será preciso trabalhar muito para, como diz o Mayor no DN de hoje, construir a marca 'Funchal, capital cultural do Atlântico'. A primeira percepção que temos, ao passar pelas vielas da urbe, é o itinerário natural de ruínas que tomara muitas cidades desse mundo poderem gabar-se de possuir. Évora tem meia dúzia de colunas desengonçadas e capitéis coríntios mal-amanhados e ainda assim levou a Unesco a considerar a hipótese de 'Templo de Diana' à condição de património mundial! Conímbriga é um amontoado de restos de casebres romanos que não chega aos calcanhares do nosso Largo do Pelourinho ou da fantasmagórica Confeitaria Felisberta e veja-se o 'cagaçal' que fazem com aquilo.
Defendamos o que é nosso. Observemos o itinerário que fizemos esta manhã de sábado, empolgados pelas palavras sábias do Mayor lá no jornal, e reconheçamos as nossas potencialidades. Ou os Leitores querem dar razão aos que dizem que o madeirense é o maior inimigo do madeirense?
Venham daí, Leitores. Você em especial, Cafôfo. Veja de perto a sua cidade. Deixe a moto quieta.

















Diz o Leitor, depois do tour, que isto não são ruínas para turismo, mas bandalheira urbanística? Bem... a ser verdade, então o Mayor que chame a atenção do governo, da igreja, dos privados implicados neste cenário e principalmente chame a atenção a si próprio e à sua câmara. E sobretudo não nos chame parvos nos seus escritos de boletim.

22 comentários:

Anónimo disse...

Caro Calisto fico contente com a sua viragem aos problemas que afectam a Singapura do Atlântico e concretamente à facção rosa aqui da pérola. No entanto gostaria de saber se estas fotografias da bandalheira arquitectónica já não existiam quando o grande pianista cá do sitio não era presidente da câmara, ou surgiu tudo de repente???

Anónimo disse...

ainda sou do tempo dos autocolantes aqui já trabalhou alguém eram do Bloco , como o Bloco agora faz parte dos que mandam , mandaram retirar tudo mais as lojas continuam fechadas ....

Agora a serio alguns dessas "ruinas" o Governo Regional já tem destino para elas ( ribeiras , Museu Vicente...) , a da rua da Carreira é para um Hotel , o que fica em frente a Junta Geral já foi vendido ......

Luís Calisto disse...

Não sr., sr. anónimo da Singapura atlântica, o Miguel não tem culpa desta bandalheira urbanística, porque o Funchal começou a ser construído - e logo degradado - em Setembro de 2013. Antes não havia Funchal. Não é só o Lido que não havia.
Oh sr! O que está em causa é o que se escreve sobre turismo cultural, chamando-nos parvos, quando o Funchal está nesta porcaria - independentemente de quem tem a culpa.
Agora não se poderia criticar nada porque as coisas vêm de trás...
Paciência de Job...

Anónimo disse...

Sr. Calisto devia ver o caos que é a divisão de turismo da CMF.
Uma palhaçada das grandes.

Anónimo disse...

...já alguém imaginou os milhares de casais de RATAZANASS (do tamanho de coelhos!!!)e prole que vivem no aconchego destes prédios??!! Como se reproduzem ao minuto ... imagine-se os milhares a mais no brevíssimo périplo do Calisto por estas ruas !!!

Anónimo disse...

Quase todas as imagens do tour sao edificios de entidades privadas ou do governo... a cmf tem culpa? Penso k ate tem feito um bom trabalho de perservacao e dinamizacao dos seus espacos culturais. O museu a cidade do acucar abre no proximo mes, o museu henrique e francisco franco nunca esteve tao dinamico e o teatro nem se fala.a cmf criou o funchal card... nao pode haver milagres

Anónimo disse...

Que pena que nao conheca o trabalho de competencia. Deve estar a confundir com os tempos em que mandava a bradford..

Anónimo disse...

Calisto
quero pedir encarecidamente que não de ideias ao Mayor , daqui a uns dias nascem tascas em todos esses prédios e os passeios são invadidos por esplanadas .

Luís Calisto disse...

Prefiro as tascas (sem esplanada) a esse tipo de turismo cultural marca Funchal...

Anónimo disse...

O cafezinho nas Angustias comeca a dar frutos.

Anónimo disse...

Anonimo das 19:19 acha que a Sandra está fazendo melhor que a Bradford, Brazão ou Paz?
Essa só apresenta trabalho feito porque tem uma bengala que anda atrás dela como sombra, estagiaria como muitos outros que lá andam a fazer o trabalho da Sandra e dos outros incompetentes que lá pairam.

Anónimo disse...

A Sandra sem a "bengala" Catarina Faria atrás parece uma barata tonta no teatro. A "bengala" já acabou o contrato de estágio de 9 meses, não renovável, há algum tempo atrás, de ocupação em contexto de trabalho, mas ainda continua por lá. Resta saber em que moldes ou com que vínculo laboral. E se se abriu uma excepção para esta "bengala", filha de uma funcionaria da CMF, quando o dito programa de 9 meses não é renovável, segundo refere especificamente o seu regulamento, também terá de se abrir para todos os jovens que estiveram ou estão a colaborar na CMF ao abrigo do tal programa. Já agora, vale a pena investigar isto.

Anónimo disse...

A Sandra sem a "bengala" Catarina Faria atrás parece uma barata tonta no teatro. A "bengala" já acabou o contrato de estágio de 9 meses, não renovável, há algum tempo atrás, de ocupação em contexto de trabalho, mas ainda continua por lá. Resta saber em que moldes ou com que vínculo laboral. E se se abriu uma excepção para esta "bengala", filha de uma funcionaria da CMF, quando o dito programa de 9 meses não é renovável, segundo refere especificamente o seu regulamento, também terá de se abrir para todos os jovens que estiveram ou estão a colaborar na CMF ao abrigo do tal programa. Já agora, vale a pena investigar isto.

Anónimo disse...

O Cafofo não anda preocupado com estes resquícios do Albuquerque.Ela anda mais preocupado com safaris em África e visitas ao Porto, para tratar de transportes aéreos. O Cafofo é um bluff, basta entrar na Câmara e ver a desmotivação que vai lá dentro.

Anónimo disse...

Sr. Calisto, não se atreva a mostrar mais estes edifícios abandonados. Dizem na Câmara, que o Sem Abrigo tem interesse neles, pois poderão servir-lhe de abrigo juntamente com a rataria da tal Mudança.

Anónimo disse...

Bem, pelo menos a Sandra não mete atestado medico falso de baixa psiquiatrica de 2 anos como a Bradford que não consegue lidar com novas chefias...nem anda a doar aos amigos o patrimonio do teatro como a brazao e a paz...

Anónimo disse...

A Catarina Faria já é alvo de ataque... uma estagiaria? Bem o trabalho dela anda já a causar problemas de digestão nos pseudo trabalhadores e ex-trabalhadores da cultura e do turismo... e a provar que afinal a competencia nao depende do vinculo laboral... e já agora estão mal informados... não eram 9 meses o estágio dela...

Anónimo disse...

Incompetentes no Teatro? Levem-me aquele gabinete de comunicação, conhecido como gabinete da inércia...e aquela Tânia Chaves (agente infiltrada do donato) e Ana Isabel (a agente infiltrada da prima) ... fumam mais do que trabalham... e fazem anti-jogo...

Anónimo disse...

O anonimo das 00:07 parece o Duarte que está com saudades do teatro e da sua Helena.

Anónimo disse...

Não consigo entender o porquê de se referenciar a Dra. Sandra Nóbrega e a sua estagiária, ou a sua bengala como refere um comentador.
Qual é o espanto?
O Presidente da Câmara tem como adjunto um estagiário que acabou o estágio e foi nomeado Secretário pessoal de um Vereador, valendo-lhe essa experiência preciosa de meia dúzia de meses e o facto de ser filho da “Veredora de Substituição” a recente nomeação.
O Vereador que ficou sem secretário pessoal voltou a nomear como secretaria uma estagiária.
O Vereador do Urbanismo e da Proteção Civil tem como adjunta uma estagiária (acabou o estágio profissional e foi logo nomeada como adjunta).
Será que devemos concluir que o “Mayor e a sua turma” estão todos apoiados nas suas bengalas e as grandes decisões estratégicas ou a ausência das mesmas são fruto do “trabalho” destes recém- chegados à vida activa?
Deixando para trás os ilustres eleitos e passando aos “grandes chefes” da casa, é só ve-los (à maioria) que nem baratas tontas (como o comentador chamou à Dra. Sandra) uns à volta de estagiários e outros à volta dos funcionários competentes daquela casa, todos com o mesmo objetivo , não desagradar ao Mayor e á sua tribo ( isto de ir á Namibia tem as suas vantagens )
Não tenho nada a favor nem contra à Dra Sandra mas não deverá ser esquecido que a “Grande Chefe da Torre” e que por acaso é sua chefe também tem uma bengala, também ela estagiária.
Será de concluir que afinal os e as “Grandes Chefes” nomeados pelo Mayor são todas baratas tontas?????

Anónimo disse...

O Cafofo é um tachista da pior espécie. É tachos para os filhos das vereadoras, é tachos na Frente Mar para calar o CDS, é trabalhos para o pai da Jibóia, é tachos para a malandragem, como aquele tacho que foi dado ao celebre ladrão da Cruz Vermelha. É um fartar vilanagem...

Anónimo disse...

Sr. Calisto, falando de outra coisa sem ser a briga de capoeira dos comentadores acima, quem me dera ter o dinheiro para comprar e recuperar alguns desses edifícios. Já viu o preço de alguns deles na Rua das Mercês? Gostava muito de viver numa fração de um edifício histórico recuperado ou, utilizá-lo como pequeno hotel de charme. Infelizmente não possuo dinheiro, nem sou empreendedor suficiente para isso. Falando apenas da antiga escola Bartolomeu, o espaço dava um bruto de um hotel de cidade, daqueles todos bonitinhos e que vende muito bem no Tripadvisor. Mas parece que a diocese (penso que ainda é deles) gosta de ter património a se perder do que vender ou alugar. Veja-se a quantidade de quintas a caminhar para a ruína, só no Funchal, pertença de uma congregação de freiras que, como diz o outro, não f... nem sai de cima. Vendem talhões no céu aos velhinhos donos de terrenos e casas e depois amealham na sua algibeira terrena.