Powered By Blogger

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Madeira, terra do mel


ATÉ O SUA EXCELÊNCIA REVERENDÍSSIMA
ALAPOU ÀS DELÍCIAS DA TABANCA


O homem vai desovando estas frases profundas e lá se aguenta.



O patrão das 4 Fontes foi ontem para a paróquia de Santa Cecília lançar o repto a ver se pega: que santo padre Francisco o deixe permanecer cá na Tabanca, mandando nas igrejas, capelas e nas beatas, depois do termo do mandato, que é para o ano. Bolas, também este se acostumou ao bom e melhor e não quer largar as benesses da sorte grande que lhe saiu ao ser colocado nesta terra de cegos!
Eram e são políticos, sindicalistas, quadros intermédios - tudo agarrado ao carguinho, ocupando-o sem admitir sequer sair de cima num curto intervalo para os outros se despacharem num instantinho. O tachismo chegou às 4 Fontes.
Há 9 anos, o homem chegou aí todo falinhas mansas, discurso 'sopinhas de leite' a prometer colocar-se ao lado dos que se queixavam de exploração e perseguição no regime então vigente. Meia dúzia de semanas depois, vimos que afinal ele se juntava aos supostos mais fortes para ajudar a calcar a cabeça de quem andava na mó de baixo. Nunca ajudou um pobre. Apenas o ouvimos passar essa responsabilidade à sociedade.
Ora, a recompensa foi choruda. Subsídios para as igrejas que iam bater aos cofres prósperos da diocese. Estava descoberto o lugar certo para um final de carreira faustoso, a comer do bom e do melhor, sem as chatices do terrorismo e falta de fé de outras zonas estranhas.
E pronto, ali está ele a estender a mão ao papa Francisco - um atrevimento invocar o actual chefe da Igreja. A dizer que o seu futuro (de nababo) está nas mãos de Deus, que espera reconhecimento pela entrega no serviço pastoral, ou seja, ficar cá, que não pode fazer nada porque a capacidade da Igreja para resolver os dramas sociais é limitada, enfim, tudo para que não o chateiem com pedidos.
Terra de cegos sem cura à vista, esta Tabanca!
Terra de mel, para ricos como o das 4 Fontes.

8 comentários:

Anónimo disse...

Onde é que o Reverendíssima teria uma vida de nababo como aqui nesta terra africana ?

Anónimo disse...

Senhor Calisto esta paróquia de Santa Cecília foi aquela que mesmo de cimento armado custou ao erário público 4 milhões de €uros? Esta eminência parda, sim parda, porque nunca ninguém deu por ele em nada, chegou mesmo a acumular crismas dum domingo para o outro seguinte de várias paróquias distintas, só porque era uma maçada as curvas da via rápida fazia-lhe mal à cabeça, entonteando-o.

Anónimo disse...

No princípio pensei que este Bispo seria diferente do antecessor mas é tal a "promiscuidade" entre o poder político e o poder clerical..qualquer evento lá está o representante da Igreja ou o seu substituto. Não mudou nada. Que venha outro Bispo. Este fala bem declama poesia nos altares mas não vemos muitas mudanças. Houve aquele incidente com o padre de Ponta Delgada, nem uma palavra da Diocese. Houve há tempos um "caso" com um cónego o caso foi abafado. Quem será o sucessor deste Bispo? Um madeirense ou um continental? Venha donde vier que traga com ele o espírito do Papa Francisco que se despoje daquilo que não faz falta e esteja mais próximo dos carenciados.....Quem me dera ver nosso Bispo um dia de noite ajudando dando alimentos ou roupas aos sem-abrigo....Vi há dias um padre que admiro e pensa pela sua cabeça e escreve muito bem sobre tudo o que lhe vai na alma dando roupas aos sem abrigo com amor. Tivesse a Igreja madeirense uma pessoa assim muita coisa mudaria. O pAdre da Ribeira Seca continua a ser ostracizado.
Espero antes de morrer ver os padres com a possibilidades de contrair matrimónio. Muitos têm de ir a Lisboa ter com suas mulheres ou amantes pois aqui o meio é pequeno. Há padres que fazem frente ao poder do Bispo. E dizem que ninguém há de mudá-los das suas paróquias...mas padres assim contam-se pelos dedos.
Fazem muito bem os padres terem uma mulher, agora que não busquem mulheres casadas. Há tanta beata louca atrás dos padres, deixam seus maridos de lado e só querem atentar contra a integridade física e moral dos padres. Ai se eu tivesse ido para padre....oratória qualquer um tem....Alguém acredita que todos os padres da Madeira foram para a vida sacerdotal por vocação? Têm uma vida de conforto. Alguns aturam beatas reles e rabugentas pois um dia elas deixam sua casa para o padre e o padre poe essas beatas quando já não podem aturar nos lares mais finos da nossa cidade. Há padres espertos, manhosos. Para mim tenho sempre presente o lema dos padres faz o que eu digo irmão não faças o que eu faço.

Anónimo disse...

Que o D. António peça a sua reforma e goze a sua reforma rezando muito pelos pecadores da Madeira e pelos padres da Madeira a maioria deles com vidas duplas.
Que o próximo bISPO MUDE OS HORÁRIOS DE VISITA NA SÉ CATEDRAL.
É confrangedor ver turistas deparando-se com as portas fechadas da Sé nos dias que chegam cruzeiros....QUE ISTO MUDE RAPIDAMENTE. não há maneira.

Jorge Figueira disse...

Espero que o PAPA não aceite a oferta para que possamos tirar a diocese do séc XIX.

Anónimo disse...

Se o sr. padre José Luís Rodrigues fosse nomeado Bispo da Diocese, lá se ia o folclore político que é praticado há 40 nas barbas da Igreja! Acabavam-se as "setinhas para o céu", e outra propaganda de alguns padres a favor do poder político!

Anónimo disse...

É inacreditável, com todo o respeito pelo direito à opinião de cada um, o que aqui se lê.De facto a Região vai continuar, por muitos anos, no cinzentismo e na cegueira.A participação democrática e como tal o direito de opinar e de discordar, pressupõe saber, conhecimento e verdadeiro espírito crítico. Que exclui, confundir a árvore com a floresta,fazer ataques de carácter, fazer afirmações categóricas a partir de falácias infundadas e outras coisas mais.


Anónimo disse...

Parece que alguma virgem ficou ofendida com o que foi dito.