Powered By Blogger

terça-feira, 10 de maio de 2016

Nova opinião



Desporto adaptado - Campeonatos da Europa

Há coisas que uma pessoa no seu perfeito juízo 
não entende...

Tinha decidido que, por respeito a uma nobre causa (o desporto adaptado, que merece a maior admiração), não iria tecer grandes comentários sobre os Campeonatos da Europa, organizados na passada semana no Funchal.
No entanto, e depois de ontem o Paulo Falé e o Marco Oliveira terem sentido necessidade de apagar imediatamente dois comentários meus (pacíficos, apenas a motivar alguma reflexão sobre o evento), percebi que seria de facto necessário apresentar o contraditório do elogio barato e repetido com que fomos bombardeados durante toda a semana.
Comecemos por aquilo que mais confusão me faz: o evento custou 1,7 milhões de euros (1 milhão + 700 mil euros). Quando li pela primeira vez achei que se trataria obviamente dum engano de zeros. Mas o número foi confirmado pela FPN. Diz a minha calculadora que, para 450 nadadores participantes, dá uma despesa média que roça os 4000 euros por atleta !!!!! Alguém no seu perfeito juízo consegue compreender como é que um evento simples (realizado numa instalação desportiva fixa, de pequena dimensão, sem qualquer complexidade organizativa, com formato competitivo padronizado, em que é apenas necessário garantir alojamento/alimentação/transportes em deslocações de poucos minutos e uma transmissão TV dum minúsculo espaço de 50x25m) pode chegar a uma exorbitância destas?!
(...)
Aproveitar-se dos exemplos de vida, da dedicação, do empenho e da superação de atletas com handicap para montar um negócio de milhões em torno disto é um enorme embuste. Ser-se totalmente incompetente no trabalho interno que deveria ser a base das suas funções, como a FPN e a ANM têm sido nestes 4 anos (quem não tiver memória curta ainda se lembra do amadorismo revelado no folhetim dos Nacionais Absolutos que se iriam realizar no Funchal), para fazer de eventos destes momentos de propaganda, é mais do que lamentável.
Seria bom que para 2017, as entidades nacionais/regionais que aqui vieram bater palmas (mesmo sem nunca terem visto ou ouvido falar de natação adaptada na vida), reservassem 5% deste orçamento (85 mil euros de investimento na natação adaptada em Portugal daria para uma imensidão de iniciativas internas com mais valias directas para os atletas nacionais) e tentassem enfiar o barrete da organização do Mundial ao Dubai, aos Emirados ou ao Qatar.
Serem os pobres que não têm o que comer a pagar o banquete e os luxos de organizações internacionais a fundo perdido é que não tem sentido absolutamente nenhum.

Duarte Mendonça

De https://www.facebook.com/duarte.mendonca.5/posts/10206825185129048


10 comentários:

Anónimo disse...

Agora percebo como é que apareceu uma cobra junto das piscinas da Penteada...

amsf

Luís Calisto disse...

Efectivamente... cobras e lagartos... lagarto, lagarto!

Anónimo disse...

As areas sociais deste des.governo estão entregues a bicharada...

Jorge Figueira disse...

Meu Caro Amigo Calisto
Creio que o POVO tem razão quando diz: MAIS VALE TARDE QUE NUNCA.
Porém, para não estarmos agora chorar sobre leite derramado, seria óptimo terem dado conta disto muito mais cedo, quando ainda se podia emendar a mão.
Eram os tresloucados tempos em que se dizia, para sacar dinheiro em Lisboa,que a RAM era uma prostituta fina e que os "cubanos" tinham que pagar-lhe os caprichos. Eram os tempos em que se denegria quem para esta loucura alertava com: são coisas de contabilistas que não percebem nada disto

Anónimo disse...

Isto foi do Desporto e da Educação.... Senhores...
Onde nada se vê e nada se transforma, não fora alguns prodígios individuais que nos honram. De resto...só agonias

Anónimo disse...

Um comentário muito pertinente de quem muito deu à natação e sabe do que está a falar.

Anónimo disse...

É triste ouvir isto, carências diárias no nosso hospital do Funchal, para não falar nas outras que existem em toda a administração pública, mas, principalmente a saúde, vejam o que isto daria para colmatar bens e serviços essenciais principalmente na saúde. Cumprimos as nossas obrigações fiscais através dos impostos que são aplicados de forma leviana.
Gostava de saber o retorno deste e de outros eventos em que se gastam fortunas e nada temos de volta. Hoteis cheios com o REVPAR a 35€ e menos façam uma análise custo/beneficio e depois digam lá ao povo como funciona. Quero ver a cores e tempo real....estou a ironizar, mas, quero ver. Abraço Calisto

Anónimo disse...

1,7 milhões????????????????????????????????????????
Quem pagou o que???????????????
VERGONHOSO!

Anónimo disse...

Fonix, devem estar a gozar com isto.....

Jota disse...

E se a notícia fosse assim:
Madeira consegue atrair para a Região Campeonato da Europa de Natação Adaptada. O GR e a CM cederam as instalações e apoiaram com (ambas) cerca de 100 mil euros. A visita de muitas centenas de nadadores, técnicos, acompanhantes, organização, dirigentes e famílias assegurou um volume de negócios (estadia) para a Região num volume aproximado de 15 mil diárias (dormida, alimentação e transportes). Cada país assumiu os seus encargos (viagens e estadias) e, para a Região, gerou-se uma mais valia significativa para o nosso tecido económico. O mesmo para as entidades governamentais que viram o seu investimento totalmente pago por via dos impostos (directos, já e indirectos no futuro) e taxas gerados pelos serviços necessários e usufruídos por todos os visitantes. Todos voltaram aos seus países satisfeitos e a Região ganhou mais um impulso na sua promoção boca a boca.
Esperemos que se repitam estas iniciativas e que tudo comece com o Mundial do próximo ano.
Escrito isto, não se entende a motivação do escrito base e a ligeireza dos comentários ao mesmo. Como é evidente os 1,7 milhões não estão disponíveis para distribuição... mas que uma grande parte deles (pagos pelas comitivas) veio e ficou na Madeira, isso aconteceu mesmo...