Powered By Blogger

domingo, 29 de maio de 2016

OPINIÃO



MAR SALGADO



A recente greve dos estivadores no Continente provocou alguns problemas de abastecimento à Região Autónoma da Madeira mas, acima de tudo, causou um estranho e inaudito despertar no PSD/Madeira para estes assuntos.

Anteriormente, para esta força politica, o mundo real dos transportes marítimos para a Madeira e respectiva operação portuária não existiam… podia-se roubar, taxar, concertar preços entre armadores, monopolizar, enriquecer, corromper, controlar sindicatos, e inclusivamente, até se podia pagar os transportes mais caros da Europa, que para o PSD/Madeira esse mundo não existia, e se existia, era uma coisa da Oposição e de alguns ressabiados que não podiam ver os Sousas/Pedras a ganhar dinheiro às sacas.

E foi assim durante anos, onde só chafurdavam nestas águas estagnadas, os marginais e os inimigos dos “donos disto tudo”, até porque, se meter com eles era perigoso; dava origem a processos judiciais de milhares de euros e o próprio “regime laranja” não gostava que os seus apaniguados perturbassem as lides dos seus ladrões de estimação.
Mas, quando do outro lado deste gigantesco pântano oceânico começaram a se agitar outras forças, “Aqui-del Rei” que nos matam à fome! É por isso que é lindo de se ver na Assembleia Legislativa da Madeira gente a carpir mágoas e a lamber feridas, só porque há uns “diabos” no Continente que andaram a sabotar a paparoca para os indígenas e a atrasar o transporte do ferro e dos lombos de porco congelado. Até os deputados do PSD/Madeira na Assembleia da República, que por tradição e “cagaço” nunca abriram o bico relativamente a estas coisas estranhas de “transportes marítimos”, já queriam ouvir a Ministra do Mar e já falavam em requisições civis e outras medidas para salvaguardar o abastecimento à cafraria.

Há anos que os madeirenses pagam as mercadorias mais caras do país; há anos que os madeirenses pagam fortunas para exportar os seus produtos; há anos que os madeirenses alimentam uma santíssima trindade de gordos parasitas; e os senhores deputados do PSD nunca viram nada nem nunca se aperceberam que no lombo vergado e aguilhoado da viloada,
viajam há muito, um trio “Onassiano” de anafadas carraças.
Quebrou-se o Tabu! Eles agora já falam de portos e de transportes de mercadorias, falam de estivadores e de operações portuárias, até já falam nos prejuízos dos armadores. Mas da banda de além… do outro lado… de lá longe… das greves dos braçais “cubanos”!
Para eles, o mundo marítimo da sangria e do assalto resume-se a umas greves malditas, nada mais do que isso!
Se Fernando Pessoa ressuscitasse certamente já não diria: “Ó mar salgado, quanto do teu sal são lágrimas de Portugal”, mas sim: “Ó mar
salgado, quanto do teu sal são lágrimas de crocodilo…”

Gil Canha

13 comentários:

Anónimo disse...

Enquanto não houver um governo que tenha como prioridade acabar com o vergonhoso monopólio dos sousas nos portos da madeira e porto santo, e enquanto não for reposta a ligação ferry do ARMAS, a Região vai continuar nas mãos da "máfia no bom sentido", e o povo vai continuar a ser explorado em várias actividades da sua economia! E já percebemos que Albuquerque veio de peito inchado dizer "doa a quem doer" que iria acabar com estes vergonhosos monopólios, mas foi apenas para enganar a viloada!

Anónimo disse...

A Madeira vive tempos trágicos, na Câmara temos um presidente bluff e no governo um presidente bluff ao quadrado.

Anónimo disse...

Como já acabou a greve não vamos ouvir mais o PSD nem o CDS falar de portos, assunto arrumado para eles e continua a canga para o povo!

Anónimo disse...

O doa a quem doer, vindo de políticos, é sinónimo de que nada será feito.
E o Dr. Albuquerque tem experiência. Lembram-se de, enquanto presidente da câmara, ter dado 30 dias ao grupo Camacho para retirar o stand da Renault da ribeira de S. João ?
Continua na mesmo sítio, não é?

Trinaranjus disse...

E o avião de carga?

Anónimo disse...

Trinaranjus:
... o "problema" do avião cargueiro é a falta do bote salva-vidas que pelos vistos leva mais tempo a ser construído que um paquete de cruzeiros transatlântico.

Anónimo disse...

Esse ..tal cargueiro..está garantido quando os anonas ressabiados ,
frustrados, jardinistas não tenham Stock !!!!!??? para Consumir!

Anónimo disse...

este tal de gil Canha***$$$$ Abastado $$$$$....devia estar calado....um Incompetente como Político. .como Gestor.....com Grande Património ... e a enganar o Povo com Demagogias Baratas !

Anónimo disse...

Este governo é uma vergonha é só aldrabices e mentiras,o que têm feito é sacudir a água do capote e comprimentar com o chapéu alheio, os Boys do parlamento só trabalham de terça a quinta, até parece o governo da Venezuela, mas no nosso caso não é para poupar energia mas sim para terem tempo disponível para trabalhar para os negócios particulares.Agora vejo porque o Albuquerque é muito amigo do Passos Coelho,são os dois farinha do mesmo saco...

Anónimo disse...

Muito bem escrito, as mudanças e as renovaçoes nao deram em nada na Madeira, foi tudo um flop. Albuquerque sente-se no palacio de Buckingham, coroado e a aumentar a sua ninhada, esta-se maribando para a renovaçao que prometeu, é tudo mais do mesmo, quase as mesmas caras do regime jardinista, muito elitismo futil e oco, pouca aposta nos tecnicos certos, alias a madeira piorou nesse aspecto, quanto a cafofo nem se fala, as ruas do funchal estao todas esburacadas, com lombas e pavimentos irregulares, conduzir no funchal é andar sempre aos solavancos, a arquitetura paisagista desapareceu dos espaços verdes publicos da cidade, a sinaletica urbana nem se fala, a balburdia nas esplanadas é cada vez mais terceiro mundo, o licenciamento de obras particulares atingiu records de tempo de demora, a recolha de lixos esta desorganizada enfim, pior é impossivel. Se tudo continuar assim preve-se mais uma vaga de emigração, a ilha ja esta despovoada da geração dos vinte e trinta anos, quase todos os nossos filhos emigraram, e assim vao continuar, nao ha qualquer politica de inversao para estancar tanta saida de jovens.o Povo merecia muito mais depois de se soltar de decadas de jardinismo. tristeza.

Anónimo disse...

Alguém viu deputados do PSd/Madeira na Assembleia da republica a se queixarem a um ministro sobre a sabotagem do Armas na Madeira? Tiraram-nos o ferry e nenhum desses f... da p... abriu o bico!

Anónimo disse...

e o contentor amarelo não era do Gil?

Anónimo disse...

Nem ferry nem aviões. A SATA abandonou as ligações regulares entre a Madeira e o Continente. Recentemente a EVERJETS abandonou as ligações regulares entre a Madeira e o Continente. A RYANAIR, não há forma de operar na Madeira. O subsídio de mobilidade aéreo, com um plafond de 11 milhões de Euros está no limite, o Secretário Eduardo Jesus quão regulador bancário entendeu que, quem adquirir viagens através de cartão de crédito, só será reembolsado após 60 dias. Agora, o Governo Regional, tal como remeteu a questão do ferry para o Governo da República, remeteu também o modelo actual (obsoleto) de viagens aéreas. Nós queremos é que o Governo Regional efectivamente nos governe foi para isso que foram eleitos.