Powered By Blogger

terça-feira, 24 de maio de 2016

Quem toma conta disto?




OS PARTIDOS MAIORES VAGUEIAM
CADA VEZ MAIS 'A LESTE'




O PSD-M está todo 'partido'. o PP-M 'partido' está. E o PS-M? Bem, Carlos Pereira limita-se a 'mandar à matéria' os assuntos que aborda em S. Bento e a irritar os 'camaradas' na Região, com fins-de-semana cheios de reuniões 'para encher chouriço'. Candidaturas a sério, precisam-se!








Com o PP 'de pantanas' desde aquele congresso mal-amanhado em que Rui Barreto entregou o partido a Lopes da Fonseca em nome da unidade, era lógico pensar que caberia ao PS assumir-se como challenger do PSD com vista às eleições que aí vêm - autárquicas e legislativas. Mas depressa se percebeu que o vazio é total.
No Laranjal, é o desnorte completo a cavar cada vez mais a cisão que se manifestou no tempo das lutas entre Delfins. Passado tanto tempo, continua o mesmo elemento, Rui Abreu, a ocupar simultaneamente o cargo de chefe de Gabinete da Presidência e o operacional posto-chave de secretário-geral do partido. Conclusão: o antigo braço direito de Miguel Albuquerque na Câmara do Funchal desgasta-se sem resolver nada no governo regional, nem isso lhe compete, enquanto ao mesmo tempo se distancia perigosamente dos meandros do partido, onde realizou um trabalho notável na caminhada para a vitória interna do actual líder. 
Há esse 'desperdício' de energias a considerar, gerador de indefinições pueris. Mas também existem os receios anacrónicos que levam o Blue Establishment a isolar-se, mantendo à distância os antigos rivais intra-partidários, cabecilhas e respectivos apoiantes, em vez de os atrair à situação. Factores importantes no desvio do actual PSD-M para os ínvios caminhos que levam inevitavelmente ao abismo. Podem não acreditar, mas a desagregação do Laranjal acontece de forma... integrada. E bem integrada.
Maioria absoluta, nunca mais, como já dissemos - a menos que arrepiem caminho, e se forem a tempo.
Veja-se também que, no lado da oposição, não é apenas o PP a resvalar. O PS-M que, como dizíamos atrás, devia ser actualmente a alternativa, existe hoje mais nas páginas de jornais e na TV. Trabalho político-partidário de terreno, zero. Mas o chefe Carlos Pereira julga que a fotografia no papel é estar vivo como candidato à vitória eleitoral!
Não é. 
Carlos Pereira passa o tempo todo na capital do Reino. Vai mandando 'informar' pelos artigos diários que tem reunião marcada com este secretário de Estado e com aquele ministro. Por vezes, o governante nacional não tem pachorra e manda-o passear, como aconteceu ainda agora. Depois, anuncia nas parangonas à sua disposição que tenciona promover uma comissão multipartida, com a presença do governo regional, para resolver os problemas dos emigrantes na Venezuela - como se o governo regional, por maior que seja a sua desorientação, aceitasse andar a reboque de um partido 4 ou 5 vezes mais pequeno do que o PSD, que está no poder. 
Carlos Pereira programa, pelo meio das andanças lisboetas, reuniões com os elementos da Direcção e outros órgãos do PS-Madeira... para o sábado e o domingo, que é quando o sr. deputado vem à província. Mal sabe o quanto é praguejado pelos 'camaradas' quando faz esses anúncios.
O chefe do PS-M não é eficiente em Lisboa nem faz coisa que se veja cá, longe disso. Ele ainda não percebeu que o facto de o Partido Socialista ser governo em Portugal não lhe confere a menor das menores legitimidades para tratar, sequer oficiosamente, dos assuntos da Madeira, Região onde o seu partido tem um peso muito relativo, para não dizer insignificante. Também não percebeu que, por este caminho, ele próprio se torna cada vez mais um desconhecido dos madeirenses, mesmo os potencialmente votantes no PS.
Ele debita em S. Bento umas coisas para mostrar serviço, manda os adversários comer um 'caldo de matéria', passa tudo para os jornais e pronto, está o trabalho feito. Cá na Tabanca, o seu partido vai pensando em quem poderá ser o senhor que se segue na liderança, depois do desastre que se prevê para as autárquicas. É que uma vitória de Cafôfo no Funchal - como também já dissemos - é uma vitória do Cafôfo, ao passo que uma derrota do Cafôfo será uma derrota do Carlos Pereira. As possíveis vitórias no Porto Santo, no Porto Moniz, Machico, essas também não serão conquista nenhuma, serão manutenção.

Com estas frentes partidárias em fanicos - PSD, PS, PP -, meus senhores, mais uma vez lembramos o que começámos a dizer há anos quando os monstros partidários da Venezuela - AD e Copei - caíram dos respectivos castelos abaixo, substituídos por independentes e pequenos partidos. Foi há muito tempo? Então virem os olhos hoje para a França e a Espanha. E a Áustria, pois claro.

24 comentários:

Ricardo Menezes disse...

Excelente análise! Muito pertinente e dificilmente concordaria mais!

Anónimo disse...

Nas próximas eleições autarquicas os pequenos partidos têm de fazer uma coligação para derrotar os grandes partidos! caso contrário isto nunca vai mudar! Ou melhor mudam as moscas...

Marca Porto Santo disse...

Vitória no Porto Santo vai ser difícil com Filipe Menezes, nem a família enm os militantes do PS votam nele.

Anónimo disse...

O Cafofo já ganhou a Câmara do Funchal - podem escrever!

Anónimo disse...

ao comentador das 14.26,...
mas quais partidos pequeno??!! aqueles que chegaram a câmara do Funchal e saíram sem assumirem responsabilidades.

Anónimo disse...


Porto santa vai ter de novo Roberto Silva ou então Jocelino na candidatura e tudo só depende da família Mendonça que tem vindo a reunir com roberto silva

Anónimo disse...

Já tinhamos saudades das suas analíses. Continuo a achar que não deveria dar "palco" a comunicados, notas e fotos dos partidos, das Camaras e do Governo...
2017 será um ano chave para politica regional, como foi 2012, sim o ano de 2012 o ano da guerra civil dentro do PSD/M.
Temos não só 2 frentes, mas 4 frentes. Senão vejamos: a facção do GR, a CMF, os "renovadinhos" e os Pereiras. Tudo eles preferem "alimentar" o inimigo do que ajudar os camaradas/companheiros na luta diária.
O DN, " as usual", será o tabuleiro de xadrez desta disputa.
Vamos ver o posicionamento das forças-vivas da sociedade, que é como diz, para onde irão as familias madeirenses poderosas e ricas...

Anónimo disse...

o comentador das 16 16 quer escrever a historia de novo , mente ao dizer que abandonaram a camara do funchal , foram foi aldrabados por Cafofo, Iglesias, Vitor Freitas e restante pandilha .

Anónimo disse...

Ao anónimo das 16.16 por mais que queira negar a história, a verdade é que o sr. Cafôfo retirou pelouros ao vereador Gil Canha, e com ele solidarizaram-se a vice-presidente Filipa Jardim Fernandes e o vereador Edgar Silva, que não estavam lá para servir de marionetes aos interesses do PS/M. Gente honesta e íntegra não pactua com as jogatanas dos corruptos! O PS nem queria pagar a utilização do mercado dos Lavradores num jantar partidário socialista. Gil Canha que obrigou o PS a pagar o espaço, caiu logo em desgraça! Mas nas autarquicas de 2017 este episódio e outros serão esclarecidos à população e nos debates com o sr. cafôfo! Vai ser lindo de rir...

Fernando Vouga disse...

Caro anónimo das 14:26

Como se tem visto por esse mundo fora, essas coligações são uns desastres pegados. Veja-se a actual coligação de Costa. O PCP, desde o início, outra coisa não tem feito do que roer a corda. São greves e mais greves.
Que grande ajuda!

Anónimo disse...

o inenarrável cubano iglesias e o cafofo vao pagar o que fizeram a familia jardim fernandes

M A Trindade Pereira disse...

Meu caro amigo Luis Calisto. Somos ambos do Marítimo, o nosso glorioso do coração. Mas sejamos sérios: como é possível que o director clínico do SESARAM, enquanto comentador desportivo, tenha afirmado NA RTP madeirense que o Presidente do Marítimo - que por sinal estava furioso naquela entrevista sempre que falava do estádio - é mais importante que o Presidente do Governo? Não acha que existe matéria mais do que suficiente para que este director clínico, por muito que isso nos doa reconhecer ou admitir, seja imediatamente substituído?

Inspector Martelada disse...

O sr. Barreto, individuo que finge que vai mas desiste, mas que ao mesmo tempo quer ser mas não sabe se deve tentar ser líder do CDS, agarrou-se aos contratos swaps com a demagogia tonta e facilitista que o caracteriza. Uma pergunta ao sr. Barreto, melhor dizendo ao adjunto do sr. Lopes da Fonseca: quando é que o sr. Barreto falou na Assembleia da República, quando era deputado, sobre os contratos swaps renegociados pelo governo da República anterior do qual o CDS fez parte e que comportam riscos potenciais da ordem dos 2,5 mil milhões de euros? Deixe de ser demagogo e assuma-se de uma vez por todas, com as seriedade que a política precisa e não com a demagogia tonta que não lhe dará votos.

Faca Afiada disse...

Sr. Calisto, lembra-se que o antigo Presidente do Governo Regional recusou construir no euro 2004 um novo estádio na Madeira por alegadamente a Região não ter, e não tem não senhor, população suficiente para o rentabilizar. Na altura falava-se que custaria entre 20 e 256 milhões de euros. Anos depois fica-se a saber que o Marítimo vai gastar 35 milhões de euros num estádio dos quais apenas pagará pouco mais de 10%. Uma obra que foi o próprio antigo Presidente do Governo a impor pela força e aos berros aos seus colegas de governo. Será que o dr. Jdrim na parte final do seu mandato se limitou a dizer o contrário do que dizia antes? Um mistério, mais um, por resolver

Anónimo disse...

Já agora não seria recomendável que o Marítimo explicasse às pessoas - já que o tema dos colégios privados está em foco - quanto é que recebe da RAM para manter o seu colégio privadíssimo em funcionamento e que foi um frete do dr. Jardim ao sr. Pereira, feito à custa da escola pública? E que diga quantos alunos foram roubados à escola pública, em São Roque e em Santo António, para abastecer a escola do sr. Pereira e dar emprego aos profissionais que lá trabalham e que ele escolheu a dedo?

Anónimo disse...

O Cafofo na Câmara é igualzinho ao Maduro na Venezuela. Sem tirar nem pôr!

Anónimo disse...

Caro M A Trindade Pereira

Mas tem dúvidas de que é mais importante? Quem é o Maior das Ilhas? Não é o Governo Regional, certamente... E quem preside actualmente ao Maior das Ilhas?...

Anónimo disse...

os únicos que estão a bombar e cada vez maiores são o MPT, o PAN , NOS e o extinto PND, mais esses o Calisto não fala

Anónimo disse...

O pior dito tudo é o ressurgimento do Afaquistão em todo o seu explendor e glória. Já começou com os 38 milhões para a obrazeca da via rápida para a Boaventura. Vergonhoso.

Anónimo disse...

os mesmos que são contra a obra da Boaventura são os mesmos que reclamam que a estrada que existe agora é perigosa

Nos Açores é PS e o AFA também é grande lá

Anónimo disse...

Anónimo de 25 de maio de 2016 às 20:05

O partido dessa gente toda é o Dinheiro, seja PS, PSD ou outro qualquer...

Anónimo disse...

Só um grande reparo: não se esqueça que nos Açores, os contribuintes têm uma carga fiscal muito mais baixa. Para além dos combustíveis, pode simular o seu IRS e constatara as evidências.

Anónimo disse...

Regressa AFA estás perdoada

Anónimo disse...

Se PSD avança com Roberto que tem imagem "queimada" arrisca-se a ceder novamente o comando do município ao PS qualquer que seja o candidato...
É preciso apostar em gente nova, gente que tem garra, coragem e aptidão para lidar com certos hábitos instalados...