Powered By Blogger

segunda-feira, 23 de maio de 2016

ROSA VERDE
Entre as muitas roseiras plantadas no passado mês de janeiro no roseiral do Jardim Botânico José do Canto há uma particularmente interessante pelo facto de produzir flores verdes.
A roseira das rosas verdes é cultivada em Inglaterra desde 1743 e surgiu nos catálogos dos viveiristas por volta de 1830.
Ainda hoje não se conhece a verdadeira origem desta roseira, que nos compêndios de Botânica surge com três diferentes classificações:
        - Rosa chinensis ‘Viridiflora’
        - Rosa x odorata ‘Viridiflora’
        - Rosa ‘Viridiflora’

Alheia às querelas dos botânicos, a roseira oferecida pelo amigo Pedro Leite proprietário da Quinta da Torre nas Capelas, já começou a florir no jardim romântico localizado no coração de ponta Delgada.
Melhor, muito melhor, do que visualizar estas fotografias, é fazer uma visita ao roseiral do Jardim Botânico José do Canto e observar a ROSA VERDE ao vivo.


        Texto e fotografias: Raimundo Quintal

1 comentário:

Anónimo disse...

Normalmente gosto muito das suas publicações, mas essas do "josé do canto" estão um pouco desinteressantes.... Se fossem de um jardim da região... Mas esse jardim eu não conheço e não tenho dinheiro para conhecer.