Powered By Blogger

quarta-feira, 25 de maio de 2016

São águas passadas, mas...



A REVOLTA DO 25 DE MAIO 
FAZ HOJE 19 ANOS

1.ª página de 'A Bola', 26 de Maio de 1997.


O que foi - foi. São águas passadas. Mas é importante não deixar cair a efeméride no esquecimento. Recordar, mesmo ao de leve, o dia em que o Maritimismo demonstrou que a Alma de um povo é mais forte do que qualquer regime, por mais poderoso que seja. É útil evocar esse dia em que a Madeira Nova tremeu pela primeira e única vez antes de cair, uns 15 anos depois.
Nessa tarde de Marítimo-Gil Vicente, o povo verde-rubro gritou a sua mensagem, a plenos pulmões, muito clarinho, a mensagem que se transformou no decreto da vitória ainda em vigor.
Houve consequências no clima de vindicta geral que se seguiu. Saneamentos profissionais. Tentativas de marginalização a outros entusiastas do Marítimo. O Presidente Rui Fontes assinou a sua condenação política e clubística, naquele 25 de Maio. O Marítimo caiu num vazio que ameaçava fortes sequelas para a centenária Colectividade, caso não aparecesse no campo de batalha Carlos Pereira, sozinho, a tentar congregar apoios para o Marítimo, quando todos os que podiam ajudar fugiam em nome dos seus interesses particulares. Os méritos do êxito nessa missão quase impossível ninguém os pode subtrair ao actual Presidente.
Tudo passou. Passou, ponto e vírgula. É importantíssimo não deixar cair no esquecimento o grande dia em que o Leão do Almirante Reis rugiu mais forte. É que, embora não pareça, o anestesiante regime Blue Establishment traz consigo artifícios tão perigosos para a Instituição Marítimo como os que levaram à Revolta do 25 de Maio.
Pensem um bocadinho.

8 comentários:

Anónimo disse...

Se não fosse Carlos Pereira o Marítimo tinha fechado. A dívida era megalómana e o Marítimo de hoje ainda sofre por essa revolução de 25 de Maio. A perseguição do Estádio, o Complexo desportivo, etc, etc.

Anónimo disse...

Ninguém fez mais obra do que Carlos Pereira. Essa é que essa. O resto é conversa.

Anónimo disse...

Viva ao Marítimo. O Maior das Ilhas. Vamos todos juntos concluir o Estádio. Vamos apelar à União de todos. Todos juntos vamos crescer. Estou consigo Presidente Carlos Pereira

Anónimo disse...

Carlos Pereira grande Presidente....o que ficou mais vezes atrás do Nacional!!!

Anónimo disse...

Eu também votei no Carlos Pereira para líder do PS

Anónimo disse...

Um colégio, um estádio, três finais, várias vezes às competições europeias e uma ida à Liga Europa. Goste-se ou não do estilo. Reconheça-se que de facto não existiu outro com tanto empenho. Agora convém unir/ouvir os sócios e debater o clube. Eis o novo desafio!

Miss Take disse...

Tirando esta não me lembro de estar em desacordo com AJJ mas naquela tarde, lá estava eu a gritar convictamente "Alberto para a rua, Marítimo continua". Velhos tempos de paixão e estádio cheio de verdadeiros Martimistas, graças a Rui Fontes.
Carlos Pereira, teve o seu papel importante é ficará na história do Marítimo, agora só falta mesmo terminar o estádio e... dar o lugar a outro.

Anónimo disse...

Se o jogo tivesse sido não um CSM - Gil Vicente e fosse antes um CSM - SLB, CSM - FCP ou até CSM - SCP, o resultado teria sido outro.
Neste pormenor AJJ revelou falta de visão...