Powered By Blogger

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Raio de gralhas! Homófonas traiçoeiras!





Chegou-nos há pouco esta pérola a que nem o abstruso acordo ortográfico dá concerto. Aliás, conserto. 
É verdade que em matéria de gralhas, só não erra quem não entra na grande área. Mas, que diabo, esta aqui... 
O programa com a entrevista ao hoteleiro Dionísio Pestana mostrou este 'concelho' ocupando, não um oráculo de rodapé, mas uma grande parte do écran, talvez para meter respeito. E aconteceu várias vezes. Com a agravante de que o programa foi gravado. Não houve uma alma caridosa que reparasse no 'batatão' e alertasse os 'implicados'? É que quem tropeça na grelha, por vezes quanto mais olha menos vê. 
Foi uma infelicidade da Levada do Cavalo. Nalgum tempo, o erro daria direito a meia dúzia de reguadas a um pequeno de 3.ª classe que chamasse a Dionísio Pestana presidente do concelho de administração ou presidente do conselho ao nosso Emanuel Câmara.
Que tal se lançássemos uma ideia aos defensores do AO para evitar estas calinadas? Como não há diferença na pronúncia destas palavras, que tal tornar facultativo o uso do c e do s?

13 comentários:

Anónimo disse...

Um hoteleiro 'low cost', que em termos de recursos humanos se rege pelos padrões que aprendeu em África, merece legendagem 'low cost'. Muito bem empregue.

Anónimo disse...

Demais sr. Calisto!!! Hilariante!!! Parabéns pelo seu texto!!!

Anónimo disse...

O que denoto é que esta Renovação do PSD vai dando edifícios públicos em cada concelho da Região Autonóma da Madeira ao grupo Pestana (50 anos de exploração) já pela segunda vez que peço para transferir o mesmo responsável para ligação marítima - ARMAS. Por isso é que o grupo Pestana usa muito a palavra CONCELHO. Tenho saudades tuas Alberto João Abraço

Anónimo disse...

Fama com a escravidão dos outros, mas quem precisa nao pode reclamar, que remedio.

Anónimo disse...

Caro Calisto,

Eu daria outro conselho (com s): e se eles fossem aprender português? Seria pedir muito ?
Mesmo um cábula do nosso tempo, passando pelo Ti Bento ou pelo Porco Em Pé, jamais daria remates deste calibre.

Luís Calisto disse...

Concordo, a solução é aprender Português

Anónimo disse...

Não há comentários ao que se passou em Santa Cruz?

Anónimo disse...


Este grupo é , na hotelaria, o principal explorador dos trabalhadores.

Obriga-os a trabalhar em regimes contratuais precários e explora, cada vez mais, a falta de emprego pressionando a consciência laboral e necessidade de cada um .

Até um dia... Na África do Sul também o regime caíu.

José Francisco disse...

O Grupo Pestana continua a crescer, a investir em novos Hotéis, com total apoio do Governo Regional e outras entidades. Pena que continuem a fechar os olhos à péssima gestão de recursos humanos do mesmo grupo. É o pior grupo hoteleiro para qualquer trabalhador. Crescem em quantidade e cada vez mais pequenos na qualidade.

As entidades regionais são promíscuos com tudo o que se passa nos recursos humanos. Verdadeiros atropelos à lei do trabalho, inexistência de qualquer vistoria, tudo em nome do investimento. Porque mais importante que as pessoas, são os empresários, sobretudo empresários fortes e com grande nome.

A política de baixos salários significa fraca qualidade. O Grupo Pestana é o maior grupo hoteleiro português, mas em qualidade, é significativamente dos piores grupos hoteleiros. Nunca sugiro um hotel do grupo e jamais o farei, enquanto se mantiver com a política de exploração de recursos humanos.

Essa gralha não é um erro. É uma consequência dos salários baixos, da falta de reconhecimento profissional e a fraca capacidade dos gestores do grupo.

Anónimo disse...

não é erro...é mesmo dono do concelho do funchal...

Anónimo disse...

França Gomes vai dar um chute no rabo na JPP mais isso Sr Calisto não fala

Anónimo disse...

os Blandy são donos da outra metade mais isso ninguém fala

Anónimo disse...

vai ser candidato à câmara do município da Administração. É isso.