Powered By Blogger

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Acção política


Falta de infraestruturas penaliza actividade piscatória



O PCP/Madeira promoveu esta quarta-feira uma iniciativa que visou abordar o impacto negativo da ausência de infraestruturas marítimo-portuárias adequadas ao desempenho da actividade piscatória na Região e, mais concretamente, em Câmara de Lobos.
Durante muitos anos, quer o Governo Regional, quer a Câmara Municipal prometeram "mundos e fundos" no que à construção do tão esperado porto de pesca dizia respeito, e, de projecto em projecto, de promessa em promessa, chegamos aos dias de hoje com uma velha e justíssima aspiração da comunidade piscatória ainda por cumprir.
Entretanto, foi construído o Estaleiro Naval da Ribeira dos Socorridos, que está encerrado há já vários meses por quebra contratual, tendo sido lançado um novo concurso de exploração na semana passada, e que não serve as reais necessidades dos pescadores de Câmara de Lobos, porque apresenta grandes limitações estruturais na sua operacionalidade.
Os pescadores, a braços com a impossibilidade de renovarem a frota por imposição da União Europeia, têm que contar com mais esta grave dificuldade. Sentem-se traídos e injustiçados pelos governantes, e exigem que da parte do Município e do Governo Regional sejam encontradas formas de, por exemplo, no âmbito do quadro comunitário de apoio, poder avançar para a concretização deste projecto.
Dada a importância do sector das Pescas para a Região Autónoma da Madeira e para o Concelho de Câmara de Lobos, urge, por isso, garantir mais e melhores apoios aos profissionais desta área.


Alexandre Fernandes explanou à imprensa os pontos de vista do seu partido.


Texto e foto: PCP

1 comentário:

Anónimo disse...

Não vejo competência em nenhum deste grupo para falar sobre este assunto