Powered By Blogger

sábado, 2 de julho de 2016

O novo estacionamento que a Câmara arranjou



PRAIA FORMOSA OFERECE DOIS EM UM:

JORNADA DE PRAIA E CROSS A SUBIR ATÉ AO CARRO

Os ilhéus desta Tabanca pintada de azul-fantasia pelos recém-invasores da Broquilhândia já se habituaram a não ter ligações por mar com o resto do mundo, coisa que noutros séculos era a banalidade das banalidades numa ilha. Os mesmos ilhéus também já se habituaram à ideia de que os acessos para uma banhoca no Atlântico são cada vez mais escassos e qualquer dia não passam de ilhéus condenados a mergulhar na piscina ou nas ribeiras, em convívio com os patos e as rãs.

É por isso que temos de louvar o esforço da Câmara funchalense para disponibilizar estacionamento aos potenciais banhistas habituados a um dos poucos calhaus livres, a Praia Formosa. Sabendo-se porém que não há grandes hipóteses de arranjar aterro para carros, em local mais cómodo, convenhamos que assim também é um pouco prao violento.
Em todo o caso, lá está o novo parque, acima da ponte da Estrada Monumental, no velho estaleiro com vista para o mar e para o Pico de São Martinho. O veraneante chega lá, engata e tranca o carrinho, pega na bagagem e toca a descer por lá abaixo, de sorriso nos lábios, a sonhar com umas braçadas valentes e um trabalhinho de lagartixa para o bronze. 


Do calhau, o cidadão em fato-de-banho achará que o parque é ali em cima mesmo, depois do edifício creme. Às tantas, até se proporciona mais uma subidinha para uma reza na Igreja de São Martinho e descer então abençoado para pegar no carro.

Finda a sessão de calhau, toca a arrumar o quilo e meio de bagagem, entre as peças húmidas, o livrinho, as chinelas, toalhas, etc, para enfrentar a subida de regresso com o sol de Julho a deitar suor às bicas pelo rosto abaixo, que o mercúrio deve apontar para os 25º.

Dava jeito pegar o popó logo aqui, como nos bons velhos tempos. Mas vamos então lá...


...Subir a rampazinha e enfrentar a estrada.

Não é um bicho de 7 cabeças! É andar até à curva...

Bom, já uma nova curva e a temperatura passou para os 30º. A bagagem já pesa 3 Kg. Ânimo!

Xi! Ainda não é ali que apanhamos a recta da meta, mas é logo a seguir.

A seguir, como quem diz. Ainda falta dobrar aquela curva. A bagagem aumentou para os 6 Kg e a temperatura subiu para os 33º à sombra. Já se tomava um novo banho. Vá lá dobrar a curva!

A curva é mais larga do que parecia...

Enfim, a recta final! A ponte não é aquilo? Diachos! Para baixo tão suave e agora um monstro de asfalto! Como subir isto com a moleza da praia, com 15 Kg às arcas, debaixo de um calor de mais de 40.º e com bicas de litro a saltar da cara?


De gatas, a arrastar os utensílios pelo chão e de rosto a rebentar de vermelho, a ponte enfim já tomou forma. É logo ali.

Mas é o andas! Nesta altura do campeonato, parece impossível ultrapassar o raio da ponte! Ainda por cima sujeitos a levar com um bólide em cima das canetas!


Uf! Chegar daqui até ao carro com 20 Kg de bagagem balnear e sob um sol a deparar uns 50.º centígrados parece missão impossível. Se a vítima apanha tão depressa uma imperialzinha, vai o barril.


Enfim, agora está quase. Já não vai dar para fazer o resto da encosta e visitar o sr. vigário de São Martinho. Mas os dias de praia são para continuar. Amanhã, à mesma hora. Nunca se sabe se não haverá no trajecto a companhia do Albuquerque e do Cafôfo, que são pessoas do povo e também fazem praia como a gente.




14 comentários:

Anónimo disse...

Sem falar no cheiro da estação de resíduos sólidos.
Como castigo deviam obrigar a Miss Campanário mais o chefe das praias a fazer esse trajeto 2 vezes por dia, até ao fim do Verão!
No fim do castigo aposto que não havia pepsodent suficiente para voltarem a rir!

Anónimo disse...

O povo está mal acostumado. Vão a algumas praias da Continente para ver o que é bom

Anónimo disse...

De facto a situação actual é de lamentar, mas julgo que deve o senhor Calisto ter em atenção que o acesso ao mar na Madeira nunca foi livre, como acontece no porto santo e na quase totalidade das praias do continente.

O problema é que ninguém,nos últimos 60 anos, desde que a praia começou a ser um hábito saudável do povo, permitiu que o acesso ao mar fosse um direito livre do povo madeirense. A pequena e média burguesia local inventaram o Clube Naval e o Clube de turismo, sempre muito apoiados pelos governos regionais de Jardim, onde foi durante muitos anos, já não é assim agora, proibida a entrada a não sócios madeirenses ao mesmo tempo que permitiam a entrada a turistas estrangeiros e nacionais. Foram reservadas a Barreirinha, e o Lido para os "pata rapada".

Acontece que estas duas instalações balneares não chegam para o povo todo, e atirar culpas desta situação para quem a herdou do tempo da CMF de Albuquerque e anteriores presidentes, parece-me um pouco forçado...

Sobre o subir e descer, só lhe aconselho que visite algumas praias do Alentejo e de Setúbal, como a Arrabida ou a Zambujeira, por exemplo, para ver o despropósito de parte do seu texto...lol...Um abraço

Luís Calisto disse...

Por falar em praias do Alentejo, alguns comentários fazem-me lembrar aquela do alentejano: Ai morreram 20 cabras ao vizinho? Então a mim que só morreram 15 tenho razões para festejar!
Poupem-me!

Anónimo disse...

Ficamos a saber que o tal do iglesias fugiu do Continente por causa dos Acessos ás praias..vamos ver quantas vezes vai o dito individuo a Praia Formosa.

Anónimo disse...

Voltamos ao mesmo Sr Calisto! Cabras mortas ou vivas, os terrenos têm dono, e nos últimos 60 anos, nem Jardim, nem o tio dele que o antecedeu no poder real na ilha, se importaram com esse pormenor...Culpar agora o Sr Cafofo é muito simples estamos a ver.....Ah, e já agora, Sr Calisto esse problema do estacionamento é de somenos importância na minha opinião....Bons banhos e um abraço....lol

Anónimo disse...

Artigo saloio escrito por quem muito poucas vezes deve ter passado do aeroporto.
A necessidade de dizer mal por parte do autor deste folhetim é tão grande, que chega a ser constrangedor.
Tente saber quanto foi a verba mensal que a dona desse parque vedado pediu para que fosse disponibilizado.

Anónimo disse...

Sr. Calisto está de parabéns porque consegue irritar a tralha cafofiana, e só por isso já é um mestre! Continue a descarregar "canelo" em cima das "arcas"-(regionalismos) daquela gentinha que se apropriou da autarquia para fins partidários, escorraçando os pequenos partidos que contribuiram para a mudança!

Anónimo disse...

Só críticas. Ninguém tem uma solução.

Anónimo disse...

É o Cafofo a promover os trail's.

Unknown disse...

Madeira Velha, Madeira Nova, Nova Madeira Nova, Mudança, Cagança, Renovação… Chamem o que quiserem mas o Povo é sempre o mesmo! Vai mudar o quê?

José Francisco disse...

Quando não existia parque, era porque não existia parque. Agora existe um parque, fica demasiado afastado. As pessoas nunca estão satisfeitas. Mas ainda bem. Sejam exigentes com todos, mas não se esqueçam de ser exigentes com elas próprias.

Arranjaram uma solução temporária. Não é a melhor, é a possível. Certamente vão trabalhar noutra, mas a margem ali é muito curta, os terrenos não abundam. Espero que comecem é na qualificação daquela área, temos ali um péssimo cartão de visita.


P.S. Um dia gostava de entender como ficou a família Welsh com tão bons terrenos à beira-mar. Imagino o que não fizeram no passado para adquirir tamanha preciosidade. Outros tempos..

Anónimo disse...

Lol! Isto tem piada ver os assessores cafofianos a malhar no autor do blogue! Provavelmente são os únicos que ainda fazem algum trabalho naquela Câmara! O que seria deles sem o Fénix?

Anónimo disse...

Os Assessores atacar o Calisto que tanto ajudou para eles chegaram onde chegaram