Powered By Blogger

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Opinião




EDUARDO JESUS E MELANIA TRUMP 


Assim de repente, o que pode unir Eduardo Jesus, Secretário Regional da Economia, Transportes e Cultura, a Melania Trump, mulher do recém nomeado candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump?

É simples: a mesma apetência para o plágio descarado, mas eventualmente com mais falta de vergonha e desfaçatez no caso do governante regional, que não se limita a copiar o que foi dito anos antes por um seu antecessor, como tem a desfaçatez de se assumir como o autor de algo que não é de sua autoria...

Passemos então ao caso concreto.

Eduardo Jesus, no Domingo e novo órgão de propaganda oficial do regime (leia-se DN- Madeira), anunciou o seguinte:
Porto Santo Sustentável – Smart Fossil Free Island". Uma estratégia que foi desenvolvida com o intuito de garantir "uma sustentabilidade ambiental, social e económica para a ilha”.
Os objectivos:
Reduzir em 20% as emissões de CO2 até 2020 face a 2005, sendo de 30% até 2020 face a 2010 e de 80 a 95% até 2050 face a 1990”.
O projecto:
“Foi concebido no seio da SRETC com um forte contributo da AREAM e da EEM (…).
O conceito é muito simples. Alia a tecnologia à eficiência energética e à sustentabilidade também ambiental.”
“A mobilidade assume um papel muito importante. Estão por isso a ser pensadas soluções que permitam aos residentes a substituição voluntária das suas viaturas por viaturas eléctricas”.

Em Setembro de 2011, houve um governante regional, antecessor na pasta da economia de Eduardo Jesus, que disse o seguinte e, por sinal, no Porto Santo:

«Nós pretendemos também incentivar cada vez mais a mobilidade eléctrica (os carros eléctricos), para que um dia o Porto Santo possa ser uma ilha verde. Isto é, uma ilha que, para além das suas apetências naturais, designadamente a praia e o golfe, também seja conhecida internacionalmente e para o turismo como uma ilha verde”.
“Nós estaremos com o Porto Santo em 95 ou 97,5 por cento auto-sustentável, isto é, não dependente da importação de petróleo no que diz respeito ao fornecimento de energia eléctrica para a ilha toda (…)”.
“Agora falta a questão dos carros (…) é por isso que estamos a incentivar a mobilidade eléctrica, para pôr as pessoas cada vez mais a andar de carro eléctrico“.
“O Porto Santo está a caminhar claramente nesse sentido, o que faz desta uma ilha cada vez mais moderna e caminhando ao lado do que são as orientações e as directrizes da União Europeia”.

A verdade é que de 2011 até 2016 pouco ou nada mudou. E encher jornais com propaganda é coisa que quer um, quer outro, sabem fazer muito bem. Ou querem apostar que em 2019 tudo continuará igual?
Mas ao atual ao menos era exigida uma certa originalidade (ou no mínimo o reconhecimento da paternidade alheia). É que isto de andar a cumprimentar com o chapéu dos outros e a repetir o mesmo guião em termos de programas e projetos no turismo, na economia e nos transportes, qualquer Melania Trump seria capaz de fazer.
E, eventualmente, com menos bagunçada, barracada e arrogância saloia do que a que Eduardo demonstrou nos casos concretos do Ferry e das Passagens Aéreas.
Enfim, é a Melania a que temos direito.

Maria Fernanda Pereira Pinto

5 comentários:

Anónimo disse...

Nada mudou, continua tudo igual!

Anónimo disse...

O que esperavam do antigo chefe dos Economistas? Governar não é a mesma coisa que fazer Conferências de Turismo uma vez por ano! Em vez dos carros elétricos para os Profetas, era melhor ele chamar o grandecíssimo museólogo e inventar um novo museu para o Presidente voltar a ir lá comer uma lambeca... Digam-lhe que o que é preciso é meter mais cultura na coisa, que os fãs da folha da propaganda adoram. Os aparatchiks nunca mudam, apenas querem um lugar ao sol, e carteira recheada, claro!

Anónimo disse...

Verbo encher para impressionar pobres de espírito.
Os carros elétricos são caríssimos, se comparados com os de combustão. Além disso a vida das baterias é limitada, 4/5 anos e a sua substituição custa milhares de euros.
Em vez destas baboseiradas utópicas, não seria melhor então subsidiar os portosantensses a tranformar os seus carros para GPL. Custa cerca de 1.500 € por carro, e se fosse lançado um concurso para um parque alargado de automóveis, o custo seria bem menor.
O Dr. Jesus por este andar, a copiar as ideias idiotas do Dr. Cunha e Silva, qualquer dia ainda vem com uma marina...

Paulo disse...

Muito interessante, serem pensadas soluções que permitam aos residentes da ilha dourada a substituição voluntária das suas viaturas convencionais por viaturas eléctricas e introduzir veículos eléctricos, transportes públicos colectivos, táxis, rent-a-car, etc na Ilha do Porto Santo.
Desejoso saber a reacção da Porto Santo Line, também vai contribuir voluntariamente para a ilha verde, não permitindo o transporte de veículos poluidores para a Ilha Dourada no ferry Lobo Marinho, ou aumentando substancialmente o custo do transporte dos veículos? ou será que Eduardo Jesus já tem um plano no que concerne ao exposto? por exemplo, com a obrigatoriedade da aplicação de uma taxa adicional aos veículos movidos a combustíveis fósseis? Isto ainda dará que falar!

Anónimo disse...

Se for como o caldo verde nem no ano 2100 vão ver-se livres dos combustíveis fósseis. É apenas um pretexto para Eduardo Jesus receber uma renda como o Cunha e Silva recebeu.