Powered By Blogger

segunda-feira, 4 de julho de 2016

SALOIADAS MUNICIPAIS




COMENTÁRIOS 'CONSTRANGEDORES'
PARA NÃO DIZER CONFRANGEDORES



Ontem, domingo, dia dedicado ao repouso, ao lazer, aos amigos, à futebolada e à família, acordei com um sorriso tranquilo que durou pouco. Vou ao e-mail para descarregar a consciência, não fosse estar ali mensagem ou comentário de algum Leitor do 'Fénix' ou de um dos laboriosos Kapas, para mostrar serviço... e não é que de repente há um e-mail que me faz saltar do chão, mais pela hora a que foi remetido do que propriamente pelo conteúdo?!
Vejam os Leitores este comentário a uma peça (folhetim, diz o comentador) que fiz com diversas fotografias a mostrar o calvário que é subir do calhau da Praia Formosa até ao parque de estacionamento que D. Câmara disponibiliza agora aos veraneantes, acima da ponte na Estrada Monumental:




Anónimo Anónimo disse...
Artigo saloio escrito por quem muito poucas vezes deve ter passado do aeroporto.
A necessidade de dizer mal por parte do autor deste folhetim é tão grande, que chega a ser constrangedor.
Tente saber quanto foi a verba mensal que a dona desse parque vedado pediu para que fosse disponibilizado.
3 de julho de 2016 às 06:29



Raios! - dei o tal salto - Será que ando a tirar o sono aos adjuntos do Cafôfo?
Vi-me no papel de saloio a falar do que não percebo, e mais ainda quando deduzi que aquilo não é mensagem de madeirense. O madeirense não diz que fulano nunca passou do aeroporto, mas sim "o gajo nunca passou das Desertas pra lá".
Por acaso, Amigos Leitores que não me estão a perguntar a idade, já passei das Desertas pra lá. Se calhar, além do Lido, Barreirinha, antiga Ponta Gorda e Praia Formosa, às tantas já fui mais vezes ao Tamariz, Costa, Lourinhã, Ericeira, Ilha de Tavira e areal portimonense do que o presumível forasteiro do e-mail. Simples: tive de viver alguns períodos mais ou menos prolongados no Rectângulo, não a fazer turismo, mas por obrigação, pelos deveres de cidadania que a vida nos vai exigindo. Adoro o Continente e suas gentes, já agora.
E depois, voltando à mensagem madrugadora, apanho pelo focinho pra cá com aquela de ser autor de folhetim com uma necessidade de dizer mal tão grande "que chega a ser constrangedor" (sic). Se tenho esse defeito, é confrangedor, realmente.
E eu a pensar que até tinha elogiado D. Câmara, pela preocupação que mostrou ao tentar resolver o problema do parqueamento dos carros a quem vai à Praia Formosa, reconhecendo eu que não havia outra solução de momento, fazendo notar apenas que aquela subida é que estraga tudo e que os banhistas não iriam aderir!
Recomenda o comentador que eu vá tentar saber quanto pediu a dona do parque actualmente vedado para o arrendar ao mês. Coisa que já fiz e publiquei há tempos, dizendo que foi exigida uma verba astronómica, proibitiva, mesmo para não ser aceite. Aconteceu, de facto.
Mas, vejo o comentário, e penso: porra, tenho de lá ir outra vez apreciar a situação. Às tantas, o parque está cheio de carros e eu aqui a dar imagens distorcidas que podem ser vistas como uma "constrangedora (sic) necessidade de dizer mal".
Nem é tarde nem é cedo - resolveu este vosso amigo. Pego em mim e lá vou a correr ao local do assunto. Passo à porta do novo parque às 9.30 - de domingo, repito. O portão estava assim:




Penso cá para mim: a malta vem de uma noite de sábado, todos têm o direito à diversão para esquecer a crise, e devem estar a abrir a coisa.

Andei lá por baixo um par de horas e depois decido voltar à base.
O movimento no caminho que vai até ao parque vedado era isto:





Mais acima, respirava-se paz no parque provisório que D. Câmara nos deparou com tanto carinho.






Estas fotos foram obtidas em plena hora de praia. Garanto que não sou mágico, não sei fazer desaparecer automóveis. Nem sequer no computador. 
Arrisco-me a levar novo rótulo de mal-dizente. Espero por isso que o saloio forasteiro não leia isto durante a próxima insónia. 

17 comentários:

Anónimo disse...

nÃO SE CANSE com esse comentadores maldizentes...nem Cristo coseguiu agradar a todo o mundo. veja conheço um padre ja fizeram abaixo assinados para ele sair da igreja mas ele ainda continua por lá....tem muita paciência...amigo se a cada comentario "confrangedor" (?) tivesse a maçada de responder não tinha tempo para descansar.

Anónimo disse...

Sr. Calisto não perca tempo com Iglésisses ou se quiser com chinesisses ou cafofisses!

Anónimo disse...

Não estou a querer ser maldizente, nem protector de cafôfos ou forasteiros anti-saloios. Mas no domingo não estava um clima muito convidativo a banhos para os lados da Praia Formosa. Desafio-o a fazer a mesma reportagem num dia de sol abrasador, para que as suas afirmações se confirmem em pleno.

Luís Calisto disse...

Então os carros estacionados pela rua abaixo seriam de pescadores amadores?
Mas não se preocupe quanto ao parque da CMF, que não lhe dá o bicho. Para os clientes do snack ao outro lado da ponte e para quem paga parquímetro na zona do Enforcado, aquilo é um achado.

Anónimo disse...

O cubano Iglesias tem a delicadeza de um rinoceronte.

Unknown disse...

Para mim a melhor desses "estrangeiros" caídos de pára-quedas na "Câmbra" (isto sim, é madeirense puro) é que, quando passam das Desertas para lá, são viagens de 4.000€ por cabeça, a pagar por todos nós! Quando é do bolso deles (delas) até vão de pé em low cost, para poupar, pois claro! Só o amigo Luís calisto e´que divulgou, pois o resto do jornalixo regional, calou o regabofe! Continue a denúncia "constrangedora"! Eh eh eh E quanto aos "Anónimos"… é o que temos: é a covardia (também pode ser cobardia) do costume!

José Francisco disse...

A malta não entendeu a ironia do texto sobre o estacionamento. Anda, de facto, muito stress e tudo com o nervo à flor da pele. Não levem isto tão a sério para não ser "constrangedor". :)

Engraçado que os textos sobre o Governo Regional há sempre poucos comentários. São mesmos os assessores do Cafôfo que cá comentam ou é a malta do Governo?

Andam pessoas a ver a vida andar para trás..

Anónimo disse...

O Iglésias é um tipo muito inteligente e muito culto. O problema é que alguém lhe roubou o cérebro e por essa razão não dá mais para a caixa. Já agora faço um apelo: se alguém encontrar uma ervilha branca com uma rede de capilares vermelhos, for favor vá à Câmara e entregue à Miss Campanário. Eles agradecem!

Anónimo disse...

Cada vez entendo-o menos, senhor Calisto. Então há dias insinuou que os seus colegas do FN andavam a fazer simulacros de jornalismo e agora vem com estas historietas de vacas limousine?! Coerência, senhor Calisto, coerência!!!!

Anónimo disse...

se tiver um dia de calor ai é que o povo morre até chegar ao estacionamento

Ana Vasconcelos disse...

Caro Calisto... como diz e bem, o cubano espanhol é um espécime surreal... o pavão tonto.

João disse...

A título de curiosidade, qual seria a alternativa de vossas excelências ao estacionamento bloqueado? Considerando que a época balnear já começou.

Anónimo disse...

A avaliar pela extensão do terreno, ainda dá para estacionar meia dúzia de vacas limusina aí. A câmara deveria seguir os passos do iluminado da agricultura e fazer um plano estratégico do tabaibo para plantar nesse estacionamento. Ou cruzar o tabaibo com a pitanga...

Luís Calisto disse...

Um Leitor pede-me que veicule o seu comentário ao comentário do comentador das 18.43
Aqui vai ele:


…há cada bronco … este deve ser um(a?) dos adjuntos(as?) da Quinta Vigia pago(a?) a “peso de ouro” cuja única missão é “bajular” o Chefe com o que lê / vê/ouve. A “massa cinzenta” desta criatura deve ser betão (por acaso também cinzento) … bosta!. Óbviamente que o objectivo foi ridicularizar “as promessas do Chefe” e não as “vacas limousines”(devem ser daquelas que fazendo jus a “limousine” terão a cabeça no Seixal e os tomates em S. Vicente) . Se tivéssemos já o “cargueiro voador” … o “ferry”…”a 1ª pedra do novo hospital” … etc, nada do “post” faria sentido …

- Nota minha: Onde é que eu acusei quem quer que seja de fazer "simulacros de jornalismo"? De momento, nem sequer consigo descortinar, à vista desarmada, nem simulacros nem jornalismo.
LC

Anónimo disse...

se planta-se Tabaibos com um dos comentadores sugere teria mais sucesso que o estacionamento

Anónimo disse...

Falta colocar o ferrinho de reserva para a Lambreta do cafofo e triciclo do Iglesias..,para as idas à Praia ..junto ao povo miserável ...tal qual a da Câmara Funchal.Se calhar será só para o próximo verão antes das eleições.

Anónimo disse...

aguarde sentado , a ambição dele e do chefe de gabinete é ir ao clube de turismo. Para cheiro a vinho seco basta a campanha .