Powered By Blogger

quarta-feira, 27 de julho de 2016



VERÃO 2016 

(5)



A BROQUILHÂNDIA 
E AS METAS VOLANTES



Mesmo em pleno Verão abrasador, o contribuinte dá consigo a pensar. Onde é que estamos? Aonde é que vamos bater? 

Há uns 3 meses e picos, Albuquerque, a propósito do primeiro ano de desgovernação Blue-Bronco-Broquilhândia, escrevia no suplemento da ordem, encartado nos jornais para encontro de contas: "Hoje completamos um ano de governo (sic) com avanços significativos nas metas assumidas com os madeirenses e os porto-santenses."
A semântica miguelista pode ser bonita por fora, mas o seu âmago é perturbador.
O presidente certamente refere-se aos títulos de imprensa e bombas de telejornal anunciando tantos milhões a caminho da Madeira, mais tantos milhões que já devem estar nos correios. Milhões que nunca chegam, pelo que não se pressente a mais insignificante brisa capaz de bulir um pouco a economia depauperada que temos. Miguel fala certamente da excelência e do mérito; do estreitar de laços entre o MAR e a Noruega; de uma tal Agência Regional de Investimento que atrairia empresários cheios de papel; da tão propalada redução gradual dos impostos e alívio do IRS. Isto sem falar outra vez daqueles projectos para o povo ir de barquinho ao Continente e a Canárias e de exportar nabos e cenouras por via aérea.
Pode ser verdade, como se tem lido à saciedade, que nesta terra se respira cultura, que há atum de fartura, que requalificações de estradas e poços de rega é mato, que há troca de beijos e abraços na ex-casa de loucos. Mas a realidade é que grande parte do povo continua desempregado, pobre e obrigado a emigrar, por falta de dinheiro para gastos.
A gente olha para aquele desgoverno, palácio das Angústias incluído, vê aqueles broquilhas de gravata, de cima a baixo na estrutura, e vai esperar o quê? Pois se ainda por cima aquela gente está com falta de vista! Miguel acha que vivemos no céu. Eduardo Jesus, sem nada ter feito até agora, assegura que tenciona fazer mais do que está inscrito no programa de governo! E disse-o como se estivesse falando a sério! Jorge Carvalho não sei se ainda está lá nas escolas. Sérgio torna-se cada vez mais o mistério do establishment. O Gasparzinho então passa o tempo a contar os últimos cêntimos. Ao passo que os semilhas do Golden e respectivos lacaios, oportunistas da política que ensombram uma equipa de Secretaria Regional que já teve prestígio, lançam cada bojarda sobre a banana e a comercialização do tabaibo que... Bem, esses ao menos fazem o pessoal escangalhar-se a rir, já não é mau.
E é com esta cegueira que a incompetente Blue-Broquilhândia vai levando a velha Tabanca para o abismo. Se Miguel anda convencido de que ganhará as 11 câmaras para o ano, está tudo dito.
Sim, chefe Azul não deixa de ter razão quando diz ter avançado significativamente nas metas traçadas. O problema é que ele deve avançar as soluções para cortar as metas, deixando-as para trás com a coisa resolvida. Se continua avançando as metas, nunca mais as apanha.
No ciclismo é que há metas volantes, mas mesmo essas têm de ser ultrapassadas.

8 comentários:

TriNaranjus disse...

Muito Bom! Há dias que é um excelente opinion Maker!

Anónimo disse...

Amigo Calisto, você quando acorda com o dedo grande de fora tem cá uma pinta a escrever!

MA Trindade Pereira disse...

Sr. Calisto, Miguel Albuquerque está cada vez mais refém de interesses e de jogadas de bastidores e de interesses financeiros empresariais que começam nas Angustias, passam pelo Turismo e ramificam-se pelo restante desgoverno. O Sérginho tem uma fobia que não fãs parte do programa de desgoverno: dar cabo do Jaime Ramos, vingar-se ao antigo sócio nas rádios. Longe vão os tempos em que davam muito bem na Assembleia. Lembra-se disso não é? O Sérgio conseguia ser deputado, dirigente do PSD de Jardim e funcionário dos Sousas onde ganhava mais de 5 mil euros mensais.
Miguel Albuquerque comete um erro que julgo que já li neste blogue: há pessoas do tempo de Alberto João Jardim com as quais o Presidente do Governo em funções tem boas relações e que lhe podiam ser úteis ao seu lado ou pelo menos como conselheiros. Não quer colocá-los no Governo? Ponha-os no partido ou na assessoria aos tristes deputados que ele tem na Assembleia. Faça isso, tenha a coragem de fazer essas escolhas e virá que tudo muda. O Albueuqreue sabe certamente quem são essas pessoas, muitas delas hoje retiradas da politica laranja. Vai deixar de ser preciso que seja o secretário-geral e chefe de gabinete da presidência - que vergonha - a assinar comunicados a responder à oposição feitos pelo Macedo na sede, princepescamente pago para lá andar a dormir. Que coisa mais ridícula! E o braço político do PSD, está calado como sempre, a tratar dos negócios, apesar das "exclusividades" dos deputados? Sabe sr. Calisto que nas Angustias eles criaram um esquema, pela cabeça do chefe de gabinete, que impede Miguel Albuquerque de receber pessoas ou de ouvi-las como e quando quer? Eles - duas personagens transferidas da CMF para as Angustias - travam tudo. Investigue isso meu amigo. Dizem que a única pessoas que mandava vir contra eles e contra estes esquemas era a coitada e saudosa Lilia Bernardes que chegou às Angustias contra a vontade do Abreu e do Silva que funcionam como guardas prisionais do Albuquerque. Depois enchem-o de miminhos para o calarem. Coitado, tenho pena do MA apesar de nºao ter votado nele no ano passado.

Anónimo disse...

Calisto, e a Saúde? Não me diga que foi "comprado" com umas rodadas pagas pelo secretário Quinto (sim, porque toda a gente sabe que ele nunca foi a primeira opção, nem a segunda...) Faria Nunes. Desejo-lhe uma vida longa e que nunca tenha a necessidade de ir ao hospital.
Deixo-lhe uma pérola do tal Quinto: "O Governo entendeu ser relevante apresentar o Conselho Clínico do Agrupamento dos Centros de Saúde (ACES) porque é o “órgão máximo, que vai gerir e planear o futuro da saúde na RAM” e, quando fala de futuro da saúde, Faria Nunes refere-se a cuidados primários, esclareceu." in DN
Cada vez que fala, é isto...

Anónimo disse...

Coitado....??!!

Anónimo disse...

A continuar assim em vez de ganhar as 11 Câmaras arriscam-se a perder mais duas ou três. Já começou a dar tiros nos pés quando disse que não metia ninguém que perdeu eleições em 2013. Ó Miguel é mesmo bom que assumas como causa própria a perda de mais alguma Câmara! Se é para unir o partido porque é que já começaste a o dividir novamente um ano antes?

Anónimo disse...

Ao Rui e Miguel resta-lhes fazer umas alterações no Governo e sector empresarial publico no fim deste ano para dar o sinal que a renovação continua em marcha. As câmaras são quase todas de esquerda e a vida das pessoas ainda não melhorou.

Anónimo disse...

MA Trindade Pereira pode ter razão. No entanto, para bem dos madeirenses, continua a ser necessário derrubar os laranjas.