Powered By Blogger

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Visita dos afectos dá crispação



Um comentário ao caso FN/Marcelo


O jornal electrónico 'Funchal Notícias' acaba de suspender a cobertura da visita oficial de Marcelo Rebelo de Sousa, acusando o Presidente da República de privilegiar o Diário de Notícias local. O que configura, diz o FN em editorial (post anterior do 'Fénix'), uma discriminação à comunicação social em geral.
A questão de fundo suscitada pelo FN está na visita extra-programa que Marcelo resolveu fazer às instalações remodeladas do DN, "com previsível direito a entrevista exclusiva".
Não queremos meter foice em conflito alheio, mas, tratando-se de um alegado caso de discriminação na coexistência jornalística, temos de tecer algumas considerações.
Em primeiro lugar, se o DN conseguir de facto o exclusivo da entrevista está no seu direito e está de parabéns, porque para oferecer novidades aos seus consumidores é que os diversos órgãos trabalham. Pode tratar-se de um privilégio proporcionado pelo Blue Establishment, no âmbito do clima de privilégios que se banalizaram no dia-a-dia informativo. Mas são modas. E quanto ao conceito de jornalismo é melhor deixar isso pra lá.
O PR também é livre de alterar o seu programa oficial - e logo Marcelo, para quem o protocolo não passa de um chatarrão a desrespeitar o mais possível. E o PR até tem o direito de dar os exclusivos que entender. Onde está a novidade?
Agora os outros órgãos também têm o direito de reagir, quando sentem que o seu esforço para informar de forma a cativar os leitores é boicotado pelos novos expedientes estapafúrdios em que a praça da Comunicação se tornou fértil.
É essa a atitude do FN, absolutamente legítima, e com a qual não antipatizamos.
Gostaria mesmo de deixar umas palavras ao líder do projecto FN, meu antigo companheiro Emanuel Silva. Suspender a cobertura da visita marcelista - salvo seja - é capaz de consistir numa decisão de efeitos salutares. Andar a debitar caracteres e mais caracteres sobre a baboseira dos afectos que o nosso maquiavelinho Marcelo anda por todo o lado a lançar sobre o povo ingénuo e embeiçado, que seca! Escrever uma nota a dizer que ele deu um beijinho ali na vendedora de flores, encher um despacho com o grito 'viva Portugal' disparado pelo PR depois do penálti do Quaresma, que chatice para o jornalista e para os leitores.
Já encontraste, caro Emanuel, alguma linha aqui no 'Fénix' (blogue, diferente de um jornal impresso ou electrónico) sobre os cortejos de paróquia que temos visto com os Broquilhas engravatados e pintados de azul, à volta do homem da vichyssoise? Vocês, Amigos, que vão fazendo essas empolgantes descrições...
Posso estar errado, mas só entro em cena se acontecer notícia mesmo, nestes dias. É isso que te sugiro: à menor bronca ou perante um anúncio digno de nota por parte do PR, não te esqueças dos leitores do FN.
Uma segunda observação: o Emanuel Silva presidente do Sindicato dos Jornalistas fará uma leitura da presente "discriminação" igual à que o Emanuel Silva director do FN está a fazer? É que ainda não vi qualquer tomada de posição do SJ sobre o assunto. Compreendo que não queiras ser juiz em causa própria. Mas a Direcção do SJ não é só o presidente.
Qual quê! O Sindicato ainda nada disse sobre o bonito estado do jornalismo... perdão, da comunicação que temos no mercado!
Olha, a RTP-M (que ultimamente tem exibido programas da sua autoria que merecem ser vistos) começou agora a apresentar uma entrevista com o chefe da Broquilhândia. Será que sai dali alguma cacha?
Líricos!

9 comentários:

Anónimo disse...

Boa, Senhor Calisto, lançaram-lhe o engodo mas Vossa Excelência não trincou a isca. Realmente, por que motivo o presidente do Sindicato dos Jornalistas não se pronuncia?
P.S. Não sabia que o Emanuel Silva era diretor do FN? Essa mudança deve ser recente.

Anónimo disse...

Tirando o fait-diver do FN, aquilo que se vê é que continua a mesma baboseirada que era dantes. Pior, o poder regional põe-se nuns bicos de pés ainda piores que no tempo do AJJ.
Os afetos do presidente, sinceramente já não há pachorra. As moscas à volta mudaram algumas, outras por lá continuam.
De resto, mais do mesmo.

Anónimo disse...

O seu problema sr. Calisto é que não é capaz de reconhecer que o FN tem razão neste caso em concreto. Vás lá saber-se quais as razões que o impedem de ser o que costuma ser, desabrido e integro na apreciação dos factos.

Anónimo disse...

Sr. Calisto quando é que vai analisar o que se passou na Assembleia. A pouca vergonha do sr. Coelho que vai deixar de fazer parte da Assembleia e vai ter que pagar os mais de 600 mil euros de multas judiciais que term em cima e os discursos dos partidos, nomeadamente o péssimo discurso do Raminhos do PSD, sem ponta por onde pegar. Uma tristeza. Com este PSD o seu amigo Albuquerque que comece a fazer as malas. Autárquicas e depois regionais. Vai de cana

Anónimo disse...

Fim de semana prolongado é para estar com a família passeando em vez de trabalhar

Anónimo disse...

Birrinhas dos senhores jornalistas.

Anónimo disse...

Venha a geringonça regional.

Luís Calisto disse...

Caros Leitores

Mais uma vez, peço encarecidamente que os comentários não contenham adjectivação (sobretudo insultuosa) às pessoas neles citadas. O que deve contar é a mensagem, e têm-nos chegado delas bastante contundentes e oportunas. Só que não podemos pactuar com ofensas que ainda por cima nada têm a ver com os temas tratados.
No caso deste post, pedimos que expurguem os referidos epítetos. Então, automaticamente accionaremos os comentários.
Peço a vossa compreensão.

Anónimo disse...

Mas quem são esses senhores do FN? Levaram com os pés do DN porquê? Não têm eira nem beira e julgam-se alguém. Vão mas é dar banho aos colegas sem-abrigo.