Powered By Blogger

sábado, 13 de agosto de 2016

EMOÇÃO NO FUNCHAL




O POVO JUNTOU-SE EM PESO 
PARA AGRADECER AOS BOMBEIROS


Todos eles tiveram a vida em perigo durante 20, 30 e até 40 horas consecutivas. Para salvar vidas e haveres. Alguns acabaram no hospital. Outros recuperam em casa dos castigos corporais infligidos pelos violentos fogos. Muitos sem visão há larguíssimas horas.
No caso dos Municipais, eles eram uns 120 há anos e hoje são 8 dezenas. Porque há 18 anos não é permitido repor os elementos que vão sendo abatidos aos efectivos.
Mas quando a hora é de defender o colectivo, eles não pensam na escassez de efectivos. Estes dias, todos eles, de todas as corporações, tal como os guardas florestais e os operacionais da PSP, GNR, Exército e reforços vindos do Continente e dos Açores, defenderam abnegadamente vidas e haveres desta ilha tão bonita e tão vulnerável à tragédia. E continuam prontos para o que der e vier.
O povo apercebeu-se do trabalho desempenhado com risco de vida e concentrou-se, ao fim deste dia de sábado, junto dos quartéis para agradecer o cumprimento do dever daqueles que "avançam quando os outros fogem". 
Povo e forças de combate reagem abraçados ao ataque da Natureza, esporeado, em alguns casos, por mãos criminosas.
O povo gritou bem alto "obrigado, obrigado". Cantou o Hino Nacional diante dos Bombeiros.
Foi bonito de ver. E de deixar escapar umas lágrimas de orgulho.









4 comentários:

Jorge Figueira disse...

O POVO - bombeiros e soldados são povo fardado - solidários no perigo.

Anónimo disse...

Povo unido da minha terra. exijam por favor responsabilidades aos governantes regionais e locais para que governem isto como deve ser e não pensem só nos votos.

Anónimo disse...

Pelo que percebi no facebook, através de várias pessoas que participaram nesta manifestação de agradecimento, o objetivo era não só agradecer aos bombeiros, mas a todas as forças de segurança envolvidas no combate às chamas, nomeadamente: PSP, GNR e militares! Parece- me que passaram em todos esses sítios e terminaram no quartel dos bombeiros!! E de facto, todos eles trabalharam com afinco para salvar bens e pessoas!!

Anónimo disse...

Gostaria de ver os mentores dessa manifestação proporem uma manifestação a exigir responsabilidades, mas não, não convém nada mesmo e assim se canalizam as energias, em apoio merecido aos operacionais, iludindo o essencial.