Powered By Blogger

quarta-feira, 10 de agosto de 2016



Funchal numa noite de terror

Eu e muitas centenas de funchalenses refugiámo-nos às 19 horas de ontem à beira-mar.
Pouco mais nos restou do que usar a mesma estratégia de Zarco e seus companheiros para não sermos apanhados pelo fogo tenebroso.
Quase seis séculos após o início do povoamento da Ilha da Madeira, continuamos pequeninos perante os elementos da natureza!

Raimundo Quintal

2 comentários:

Anónimo disse...



Que aconteceu ao Sistema de Informação Geográfico Municipal da CMF?


Para alem da já usual ausência na região do Vereador Domingues Rodrigues, Vereador com o pelouro da Protecção Civil da Câmara Municipal do Funchal, que neste caso de catástrofe, ao que parece, literalmente abandonou o barco que supostamente deveria comandar, o que a todos nos causa grande estranheza, pois sendo o mesmo considerado como especialista em riscos naturais, à partida, deveria saber que o risco de incêndio florestal no Funchal é o que apresenta maior grau de perigosidade em Agosto, e como tal, ha que ter os respetivos serviços municipais afinados e de prevenção máxima e nunca arredar pé da Região. Mas o mais estranho, ainda e bastante lamentável , é que a CMF possuía um Sistema de Informação Geográfico, denominado por SIG, já muito avançado tecnologicamente, fruto de um investimento de milhares de euros e empenho político e técnico, durante vários anos de implantação, e que demonstrou ter grande utilidade nestas situações de calamidade, ou seja, o mesmo sistema permitiu que no 20 de Fevereiro de 2010, a CMF produzisse, e divulgasse de imediato na sua pagina e na comunicação social, quase ao minuto, plantas e mapas, ortofotomapas e imagens de satelite, sempre atualizadas e devidamente georeferenciadas, com a identificação de zonas sinistradas, vias interrompidas e alternativas de circulação, zonas de evacuação, zonas ainda em perigo etc, essa informação grafica, à população, em situaçoes desta ordem, é de total importância e utilidade, ainda mais com a grande evolução tecnologica que hoje dispomos na area das tecnologias da informação geografica. Ressalve-se que a CMF em 2010, estava tao avançada no seu sistema municipal de informaçao geografico, que foi a mesma edlidade, a fornecer, de forma direta e dinamica, à fragata Corte Real, que na epoca veio em nosso auxilio, toda a informaçao geografica e cartografica necessaria para as operaçoes, sempre atualizada ao minuto, feito este, que foi alvo até de uma mençao honrosa. Dessa forma, estranha-se que em 2016, seis anos depois do desastre de 2010, numa era bem mais avançada tecnologicamente ao nivel destas areas, ja com aparecimento de varias aplicações informaticas que complementam os SIGs Municipais, a CMF nao tenha disponibizado ou produzisse, em directo e em tempo real, e nos momentos chave e de auxilio as populações, nenhuma mapa informativo, nenhuma imagem de satelite, nada, toda a informação da CMF na sua pagina foi muito pouco profissional e apenas com recurso à informação escrita, nada de recursos à tecnologia antes referida, que supostamente a câmara ainda possui, Dessa forma, importa questionar, onde esta o antes famoso e operacional SIG ( sistema de informação geografico municipal) da autarquia do Funchal, desativaram-no?

Anónimo disse...

Sou grande admirador de RAIMUNDO QUINTAL, mas tenho pena que não assuma responsabilidades mais relevantes. Por favor candidate-se como independente à Câmara Municipal do Funchal e verá que ganha a Presidência. A maioria virá 4 anos mais tarde. Força RAIMUNDO.