Powered By Blogger

domingo, 14 de agosto de 2016

Incêndios que queimam mitos



A FOGUEIRA DAS VAIDADES

Causa náuseas o descaramento de uns quantos sujeitos que andam a tentar retirar dividendos pessoais da tragédia destes dias na Madeira. Cortejos fúnebres com féretros encerrando restos de cadáveres carbonizados caminham sob renques de ciprestes agourentos e o espectáculo sem escrúpulos 'goes on', em pantalhas televisivas e páginas de 'jornal' festivas.
A cinza domina a paisagem, o fumo continua impregnado na respiração, o pânico afincou-se nos corações, mas é à vista de todos que eles continuam em bicos-de-pés à procura dos cantos do palco mais iluminados por especialistas do mercenarismo.
Os emplastros procuraram o seu espaço junto de Marcelo e Costa, outros nas desorientadas conferências de imprensa para balanço. 'The show most go on' e ei-los sorridentes em vídeo e nas fotografias a dizer que se vão antecipar aos rivais para conseguir em Lisboa o que nunca vão conseguir - mas o importante é aparecer agora, depois a coisa esquece.
E porque falar mais desta porcaria é perder o resto do apetite para o almoço, passemos directamente a um oportuno texto de quem melhor do que nós percebe a marosca de planos de emergência e comportamentos no terreno.
Eis mais uma prova de que o 'trabalho' dos carreiristas políticos em alturas trágicas continua a ser feito pensando apenas neles próprios.



Sou uma pessoa que esteve dentro do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil do Município do Funchal, aliás, participei o ano passado no teste de operacionalidade do Plano de Emergência, denominado LIVEX 2015, que foi um simulacro de situações que envolvem incêndios, problemas em tuneis, inundações, (situações semelhantes às que aconteceram esta semana) e que teve como objectivo exercitar e coordenar o sistema integrado de operações de Proteção e Socorro da Câmara do Funchal, testar a resposta das entidades intervenientes, e acima de tudo, treinar o próprio comando de operações. A título de curiosidade, a pessoa que esteve a chefiar estas operações do PMEPC foi o vereador Domingues Rodrigues  que apesar de baralhado e casmurro, era a pessoa que sabia algo sobre a cadeia de comando e ligações com outras entidades de protecção civil e apoio. 
O Presidente Paulo Cafofo não apareceu nesse exercício nem sabe nada sobre o Plano Municipal de Emergência suas comunicações e cadeia de comando, daí ele andar junto dos bombeiros de mascara e óculos de protecção, porque no centro de comando ele ia meter os pés pelas mãos, pois não sabe nada do assunto, porque quem sabia alguma coisa, estava ausente da Madeira, que era o vereador responsável, Domingues Rodrigues (Dizem que se pegou com o Presidente e anda amuado e por isso não apareceu… uma falha grave na equipa)
A tragédia que aconteceu necessitava de um Presidente da Câmara que com a colaboração do vereador da Proteção Civil e do Coordenador Municipal de PC comandasse as operações, NADA DISTO foi feito! Pelo contrário, foi uma desorganização total, e o “General” em vez de estar no centro de comando e operações no edifício do BMF, andava na frente dos fogos a dar entrevistas à comunicação social. Isto é inconcebível, e o Diário de Noticias Não diz nada!? Estranho! A descoordenação camarária foi fatal e contaminou os outros organismos, até o Presidente Miguel Albuquerque foi enganado por esta balburdia do Plano Municipal de Emergência, e foi ingenuamente que foi para as televisões dizer que estava tudo controlado e que ninguém precisava de ajuda. Que era o que o Presidente Cafofo queria, pois só seria ele a brilhar com o seu plano municipal! Mas o tiro saiu pela culatra, e a situação agravou-se de tal maneira que o próprio Cafofo se meteu no meio das mangueiras dos bombeiros para não assumir nada nem coordenar nada, que na verdade nem sabia como fazer.
A tragédia atingiu estas dimensões e afectou gravemente os funchalenses porque não houve um comando unificado, e os desgraçados que tiveram a desenrascar sem ninguém a lhes ajudar, como o Luis Nery são agora os bodes expiatórios da porcaria que o sr. Presidente Paulo Cafofo e Miguel Albuquerque andaram a fazer, eles só queriam aparecer nas televisões.
Isto para dizer que ao contrário do que as pessoas pensam, a entidades camararias falharam de uma forma irresponsável e criminosa,  a pessoa que sabia alguma coisa estava fora, e a pessoa que assumiu a situação não percebia um corno… e foi deixar arder!

25 comentários:

Anónimo disse...

Faço aqui um apelo a todos os madeirenses para que exijam um relatório/auditoria detalhado/a, feito por especialistas de idoneidade técnica inquestionável (nem que venham de fora de Portugal), a tudo o que se passou nesta grande tragédia que nos assolou e com especial enfoque na actuação dos poderes públicos envolvidos com responsabilidade de coordenação.


Sugiro que se proponha ao Sr. Presidente da República que assuma esse desígnio, de acordo com a imparcialidade e peso político que o cargo lhe confere.

Anónimo disse...

Credo. Como se distorcem as coisas para tentar lavar a face do Albuquerque. O Cafofo, que foi o único responsável que deu a cara e o peito às balas, a tentar ser desacreditado por "alguém" que o Albuquerque mandou 'papaguear'. Perguntem ao Albuquerque e à Rubina porque é que proibiram o Neri de atender os telefonemas do Cafofo nas horas iniciais, e nas seguintes mais críticas do incêndio. Isso sim é criminoso. Tenham lá vergonha no focinho e não venham falar de oportunismo quando este artigo é de um oportunismo atroz é só é feito para salvar a face do Albuquerque e da Rubina. Ah... e já agora perguntem porque é que a Rubina, DEPOIS DOS INCÊNDIOS, informou o Albuquerque que já não quer ser candidata do PSD à CMF. Mas claro que o Cafofo é que não presta. Vão dar banho ao cão... (Sem ofensa para o pobre do animal)

Anónimo disse...

Bem me parecia que o homem só se pôs a jeito para facturar.

Anónimo disse...

Dar a cara não é liderar, coordenar decidir, é ser figurante para a CS.

Anónimo disse...

Tendo em conta que é uma acusação grave o que está a dizer fique sabendo que as suas palavras são crime.

Anónimo disse...

Se Domingos Rodrigues tinha algum conhecimento sobre o Plano Municipal de Emergencia, automaticamente deveria ter presente a sua carta de riscos, elemento obrigatorio nesse plano, em que na mesma carta, esta lá chapado que o risco de incêndio florestal no funchal, neste periodo, é elevadissimo, portanto haveria que pensar bem nas suas ferias, mas a verdade é que este pelouro na CMF para domingos rodrigues, foi uma sorte grande, pois ao ter plafond ilimitado para viajar à conta da autarquia, ja basicamente deu a volta ao mundo.O dinheiro gasto por este homem em viagens à custa de todos nos, ja pagaria pelo menos uma casa ardida.vergonhoso.

Anónimo disse...

Uma acusação dessa natureza sem produzir prova é iníqua.

Anónimo disse...

Parece que o sr. Iglesias ficou nervoso com esta publicação. Agora que as coisas estão a serenar começa a aparecer a careca do Cafofo. Nao fosse o independente e em especial o Funchal diz que diz notícias já há muito que estariam também a pedir a sua demissão. Como diz, e bem, não basta andar de carro da câmara e de colete a fazer declarações de imprensa. Isso também eu faço. Queria-se era alguém que percebesse do assunto a comandar. E nem precisava ser no terreno.

Anónimo disse...

Um abraço Calisto, umm abraço meu querido madeirense que também é bombeiro,que apaga um outro fogo que arde todos os dias. Não me esqueço do seu ultimo texto no DN. Um abraço mais uma vez.

Anónimo disse...

O que estão à espera os responsáveis da protecção civil municipal e regional para se demitirem ou serem demitidos? Já ficou provado que houve uma descoordenação entre estas duas entidades, tem de haver consequências políticas e profissionais!

Anónimo disse...

A verdade dói, por isso o sr. Iglesias já veio para aqui defender o seu fantoche falante. Quem lê este texto vê que tanto dá porrada no Cafofo como no Albuquerque, a verdade é como o azeite vem sempre ao de cima. Afinal andaram todos atrás de protagonismo na CS.

Anónimo disse...

O os meus parabéns ao sr. Calisto. Já me tinham dito isto, mas agora tudo fica mais claro!

Anónimo disse...

Começo a ficar apreensiva com esta notícia, e até a concordar com ela, principalmente depois de encontrar no facebook uma nova página com o nome "Paulo Cafofo a Presidente da Madeira" !!!!!!
A inércia desta governação em prol da cidade, aliada aos piromanos foram os principais causadores de toda esta fúria do vente e das altas temperaturas, se tivéssemos uma prevenção mínima, metade disto poderia ter sido evitado, mas não, além de passeios e sorrisos, nada mais importou, e agora quer ser o Presidente da Madeira!
Acho que foi um sonho prematuro, mais um ato tresloucado é muito muito fora de tempo.....e de contexto, apaguem os fogos primeiro, façam os recados como deve ser e preparem a cidade para o inverno, afinal falta um ano de mandato na CMF e ainda 3 para eleições regionais.
Com esta atitude tão precose, o Cafofo enterrou-se é só prova que andou nos incêndios não a pensar nas pessoas e bens mas sim a trabalhar a sua imagem......por isso foi bom .....deixar arder!

Ana Vasconcelos disse...

Desde que esse ente assumiu a CMF, o léxico dos funchalenses conta com uma nova palavra que é o Cafofando. Esta palavra é sinónimo de charlatão, marreta, cromo, mentiroso.
Esta seita está a destruir a nossa cidade e nunca se esqueçam que o careca apenas é a face visível na geringonça, por detrás está o cubano com nome de cantor pimba espanhol, Miguel Iglésias, o verdadeiro Heinrich Himmler do Funchal.

Anónimo disse...

Caro Calisto, sobre o que lhe escrevi há uns dias a propósito do IPMA:
Ainda hoje o IPMA lançou aviso vermelho para risco de incêndio elevado. Vim agora do P. Moniz para o Funchal e ainda não me apercebi que estivesse um calor infernal, ou sequer calor. Nublado desde que saí do P. Moniz, passando por S. Vicente, R. Brava, C. de Lobos e acabando no Funchal. NÃO ACERTAM UMA! Estamos nós a pagar ordenados para isto?

Anónimo disse...

O Plano Municipal de emergencia não poderia funcionar pela simples razão de não o saberem executar , quanto ás afirmações de alguns anonimos umas a favor e outras contra o Cafofo , não vale a pena deitar lenha na fogueira e entrar em discussões estereis , mais vale cada funchalense rever na sua cabeça o que se passou , reler os orgãos de comunicação social escritos , aqueles que o puderem , rever as peças de tv .
Alguem que diga onde se ve em funcionamento o orgão de coordenação de plano , alguem que diga onde se recorda de ouvir pontos de situação atualizados , algum bombeiro municipal que refira que esteve sempre comandado a partir do quartel.
Isto não vai acontecer porque não existiu , Cafofo andou em roda Livre acompanhado pelo espanhol á procura de estações de televisão para aparecer .
O acima escrito não isenta de forma alguma o Nery das suas culpas , incapacidades e incompetencia .
o ultimo devia ser demitido , o primeiro já perdeu a vergonha na cara pelo que os funchalenses é que o podem julgar.
Não resisto a terminar com uma mensagem para o autor de comentarios anonimos acima , intimidatórios para quem quer opinar , ò Espanhol mete o crime no cu , crime foi o que fizeram

Luís Calisto disse...

Sobre o IPMA
Mais uma vez - e eu diria infelizmente - o comentador tem absoluta razão. Eles não acertam uma. Esperemos que, à força de o tentarem diariamente, façam uma previsão aproximada da realidade, para variar. Nem que seja daqui a um ano.

Quanto às tentativas de intimidação a quem quer opinar, caro Leitor, continue a não ligar. Da minha parte, só me dão vontade de rir.

Anónimo disse...

Precisava de uma grande auditoria e colocar essa corja mal encarada da Câmara e Governo na cadeia.

Anónimo disse...

Mas alguém é tonto?! O sr. Paulo Cafofo engana quem?! Essa história de andar com a mesma camisola três dias seguidos debaixo de um colete para transmitir a ideia que nem foi para a cama, foi a coisa mais caricata que vi em televisão. O sr. Cafofo engana os tontos, a mim NÃO! Na Guiné, o General Spinola ia à frente de combate para incentivar a malta mas tinha o seu centro de comando organizado em Bissau e sempre em contacto e nem andava connosco três dias seguidos no mato. É pena a juventude de agora se enganar com estes caga de sacos!

Anónimo disse...

Onde estava o presidente da Câmara de Santa Cruz à 3 anos quando tinha o concelho a arder? Não deitem areia para os olhos dos Madeirenses

Anónimo disse...

Força Cafofo. Eles estão todos nervosos. Deixa-os ladrar. Os PPD's estão desesperados. É sinal que estás a fazer um bom trabalho em prol das pessoas. O resto é conversa!

Anónimo disse...

O texto mais não é que a arte de distorcer.Mas o povo não é burro. Nem cego. Nem surdo.Ás vezes é ingénuo,muitas vezes deixa-se ir. Branquear agora é mais difícil.

Anónimo disse...

Fogo posto, condições meteorológica adversas, os meios são os q temos! Muitas influências no processo, a vincada campanha política ... E centenas de Especialistas de bancada ( esse não ajudam, mas agitam as águas)! Os parabéns à Dra Rubina Leal, enquanto secretaria regional, por estar agilizar os processos e minimizar o impacto nas vitimas. Quanto ao Coronel Neri para quem o conhece sabe muito bem o homem competente e correcto. Com muitas provas dadas! Fez certamente o melhor que podia! Não andou em campanha, não abanou a bandeirola, n fez pose de mangueira, nem caçou "pokevotos"e agora é crucificado por isso?... Cafofo, camisinha azul a semana toda, foto de mangueira em punho, drones... Só faltou a folha de voto. Parabéns, foi de mestre, excelente, a custa de que?

Ramos disse...

Ò sr Calisto.. Está a apoiar a Rubina? Com esta lenga lenga..por favor a imparcialidade jornalististica.

Anónimo disse...

Sr. Calisto,
Com tanta mentira e ódio que por aqui anda. Cruzes.
Quando é que vai deixar de publicar os escritos do Gil Canha? Já não sabe escrever?
Pergunte ao Gil Canha se já limpou os inúmeros terrenos da sua família.