Powered By Blogger

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

SE NÃO SE DEMITIREM JÁ, TERÃO VIDA IMPOSSÍVEL



(Foto GREGÓRIO CUNHA)



FÚRIA DOS INCÊNDIOS DEVORA 'ESTADO DE GRAÇA' 
DE ALBUQUERQUE






A imagem simpática e popular do social-democrata Miguel Albuquerque não resistiu ao segundo Verão do seu mandato enquanto presidente do governo regional. O vento leste soprou abrasador e forte desde domingo, arrasando vidas, casas, floresta e o capital político do antigo número um da cidade que agora com irritação lhe abrasa o prestígio. Alguns tiques que Albuquerque dizia execrar no antigamente do seu ex-chefe, eivados de arrogância e teimosia, acabam de o possuir e atraiçoar à primeira situação realmente difícil do percurso. 
Vento, altas temperaturas, maníacos do fogo, proprietários de terrenos desleixados e incúria de instituições oficiais - eis os elementos de uma combustão trágica tão dolorosa para os Madeirenses, mas também de consequências fatais para o Blue Establishment.
Miguel Albuquerque devia demitir-se, na sequência de acontecimentos catastróficos que poderiam ter sido evitados por ele, ou pelo menos bastante mitigados. Vidas e tudo. É capaz de não se demitir. Demissão voluntária não faz parte da tradição na política carreirista que temos. Mas devia demitir-se. Porque, não o fazendo, já pode contar com uma realidade incómoda: para ele, nada será como dantes. 
É verdade que o prestígio que Albuquerque granjeara, merecido mas mais devido a empatia pessoal do que por feitos executivos de relevo, já tinha seguido pela linha descendente. Descida precoce, impelida mormente por fragilidades do seu governo, erros e falta de visão política de bradar aos céus, em alguns casos. Mas nada fazia prever este desenlace abrupto, por força dos fogos que nos abrasaram espírito e coração.






Albuquerque perdeu as estribeiras na conferência de imprensa desta tarde, quando lhe tocaram na ferida: a demora do pedido de auxílio. 


Miguel perdeu-se terça-feira. Pela sua abordagem leviana e espantosa à situação explosiva no Funchal. Que maus conselheiros rodeiam o chefe do executivo! Definitivamente, toda a gente, menos o presidente do governo e seus colaboradores, sabia que o vento estava incontrolável, sem direcção nem sentido certos, que as temperaturas eram elevadas e a humidade do ar baixa. Toda a gente sabia o que diziam as previsões: vento forte, muito calor. Albuquerque é que parecia não saber. Desculpem, mas é a crua verdade: com cadáveres ainda por sepultar, centenas de feridos no hospital, casas e floresta destruídas e um batalhão de desalojados, incluindo hóspedes de hotéis, Albuquerque preferiu falar cor-de-rosa para os destinos turísticos. Aonde, afinal, depressa chegariam notícias correctas na pantalha das televisões internacionais, como a CNN, e as fotos despachadas via net pelos turistas que se encontravam em solo madeirense. 
Albuquerque cometeu um gravíssimo erro ao não pedir ajuda urgente ao Continente. Achou, como explicou na conferência de imprensa esta tarde, ao lado de António Costa, que esse pedido só faria sentido em circunstâncias mais graves ainda. E foi só depois de o vento trazer chamas pelos vales abaixo que ele cedeu. Não previa que o vento entendesse soprar de repente para sul, diz. Quando o vento mudava de direcção minuto a minuto, era só andar na rua para o perceber.
Apesar das 'almofadas' habituais na "comunicação social", que tenta confundir a culpa do atraso, dizendo por exemplo que "a ajuda tardou a chegar", quando deviam honestamente dizer que o pedido de ajuda é que tardou a ser feito - apesar desse peneirar da realidade, o presidente do governo perdeu o peso que tinha na política madeirense. Em contrapartida, ganhou um peso nas costas. Deu-se uma gravíssima quebra de confiança na relação povo-Miguel que dificilmente será reparada.
Quem aproveitou o impasse foi São Pedro, que soltara ventos e labaredas sobre o concelho do Funchal. Quando os reforços açorianos e continentais chegaram, era tarde. Não foram eles a dominar o inferno. Ironicamente, diríamos que foi o mesmo São Pedro a mandar recuar os demónios que soltara. E apenas o fez quando percebeu que o fogo atingia a igreja que lhe é dedicada, num dos centros históricos do Funchal. Se o vento aguentasse mais 3 ou 4 horas ficaríamos com meia capital em cinzas. Os culpados não são apenas os 'tarados' que pegaram lume lá em cima. Esses merecem o pior castigo que a lei permitir. Mas há mais culpados, e em alto grau. Há uma diferença maluca entre os dois tipos de culpados: uns vão 'dentro'; os outros não vão 'fora'. 





MIGUEL ALBUQUERQUE




Se não se demitir, como certamente não o fará, tem pela frente dois anos de vida negra. Para começar, estes incêndios vão deixar queimaduras por sarar até às autárquicas de 2017. A questão é simples: ou o presidente foi enganado pelos responsáveis da Protecção Civil quanto à necessidade de reforços e seus timings, e então deve demiti-los já, ou, para salvar as estatísticas do turismo, decidiu ignorar os avisos deles, pelo que, dadas as mortes e os prejuízos resultantes dos sinistros, só tem que se demitir. O próprio Albuquerque sabe disto, como se viu esta tarde na conferência de imprensa quando confrontado com o tema: perdeu o esquisito e intempestivo sorriso dos últimos dias e mais uma vez meteu os pés pelas mãos para vender uma versão que ninguém compra.
A diferença que faz um colete reflector! Mas é o que separa Fevereiro-2010 de Agosto-2016.



LUÍS NERY




Na sequência do que dizemos atrás, o caso é o seguinte: se o presidente da Protecção Civil errou ou enganou propositadamente Albuquerque, negando a necessidade urgente dos reforços, a demissão é o seu único caminho; se avisou o chefe do governo e ficou ao lado deste ouvindo-o anunciar o contrário, isto é, que a situação estava controlada e não fazia sentido pedir ajuda, terá de ser ele próprio, Luís Nery, a pedir a demissão, o mais depressa possível. Ou seja: ou se demite... ou demite-se.



RUBINA LEAL




Em todas as posições públicas durante os dias de calamidade, a secretária com o pelouro da Protecção Civil corroborou as inconsistentes posições do seu presidente de governo. Agora, faltam-lhe condições para continuar a tarefa executiva... a menos que Miguel também continue, e então ambos perceberão o que custa perder a popularidade - em que ambos, curiosamente, eram os campeões.



SUSANA PRADA




 Não a vimos durante a crise, excepto a fazer número num caricato grupo de secretários em conferência de imprensa. A secretária do Ambiente não devia ter sido mais activa? Tentou convencer o presidente de que devia mudar a abordagem ao gravíssimo problema que nos atacava a todos, solicitando reforços imediatos?



HUMBERTO VASCONCELOS




É possível que tenha andado no terreno, mesmo sem projecção na TV. Se andou, muito bem. Em todo o caso, como secretário da Agricultura, se não exerceu pressão para que o governo se portasse de outra maneira, está em pé de igualdade com a colega do Ambiente, saindo ambos um pouco chamuscados dos incêndios.



DOMINGOS RODRIGUES





A Câmara do Funchal tem vereador com o pelouro da protecção civil? A ausência do cavalheiro nestes dias caóticos, ainda que estivesse de férias nos Himalaias ou no Pólo Sul, é perfeitamente inaceitável. Anedótico. Há cargos que não permitem férias no céu.



OPOSIÇÃO




Ainda há, nesta terra? Ou só existem uns comissários para mandar vir capangas de lá para cá, nos momentos difíceis? Tristeza! A demissão não é uma arma só de quem governa. 



BOMBEIROS E FORÇAS AFINS


(Foto JM)



Não há palavras para agradecer e elogiar o trabalho de todos eles. Bombeiros, guardas florestais, militares, PSP, GNR, cidadãos voluntários. Incluindo os operacionais que vieram do Continente e dos Açores. Obrigado, bravos!



PAULO CAFÔFO




Sem dúvida que tentou tirar partido das benesses mediáticas que as tragédias também propiciam. Mas teve muito cuidado com as declarações. E saiu-se bem. Não exagerando. Mesmo com antena aberta para passar as responsabilidades ao governo, porque podia fazê-lo a propósito do atraso no pedido de auxílio, considerou que o tempo não era de polémicas. Com segunda intenção, evidentemente, mas o povo premeia estas atitudes.



CRISTIANO RONALDO





É sempre reconfortante saber que os nossos lá fora estão connosco em alturas como esta. Ronaldo colocou na net o apoio aos Madeirenses e o agradecimento aos bombeiros. Mas o auxílio material que pretende dar foi comunicado sem alarde, em telefonema ao presidente do governo. 

37 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem. Concordo a 100%. Análise lúcida e contundente.Em tempos muito difíceis e complexos, precisa-se de críticas assim. E não há dúvida, há políticos, que iniciaram ou reforçaram, rotas descendentes e sem retorno.

Anónimo disse...

Boa noite. Melhor não conseguia dizer. Bem visto a omissão de comportamento da Secretária Rubina Leal, que pelos visto terá lealdade até nas incompetências do Presidente.
Este presidente demonstrou a sua arrogância, o seu creme visual estalou.
Todos sabemos que este Miguel não tem paciência e não lida nada bem com as críticas.

Exemplo tem sido esta questão do auxílio. Teimoso e arrogante, este Miguel quebrou a face e mostrou quem realmente é.

Falso e distante do povo.

Rubina Leal comprometeu uma candidatura à Câmara Municipal do Funchal que ambiciona.

Cafofo deu 10 a zero nestes secretários todos, incluindo o Presidente do Governo que deixou de ser o presidente de todos os madeirenses.

Alguém viu o secretário do Turismo ?

O anedótico viajante e ainda vereador do Urbanismo e proteção civil da CMF não merece ser falada. Este pseudo intelectual de pedras e pedregulhos já devia ter ido para casa pelo seu pé. Não foi,. Esta atitude vai colocar Cafofo numa situação indelicada porque, como presidente das duas uma, ou mantém confiança no vereador e arrasta-se com ele ou pede ao senhor para se demitir.

Mateus da Silva

Anónimo disse...

Caro Calisto,

infelizmente pensava que era impossível descerem ainda mais, mas no momento da verdade, naquele em que era imperioso não falhar, ficou à mostra a real valia dos nossos governantes e politicos, abaixo de zero.

Nos últimos dias não vi um único governante ou politico que se impusesse, que desse segurança e que demonstrasse alguma esperança.
Vi foi um bando de oportunistas, mais interessados no seu próprio umbigo do que nas pessoas que os sustentam.

De todas as pessoas e entidades que falou na sua crónica, saúdo e agradeço do fundo do coração os Bombeiros e junto a eles os milhares de populares que de alguma forma predispuseram-se a ajudar e a partilhar o que tinham com os desafortunados nesta tragédia.

Quanto aos governantes e politicos, sejam do Governo Regional, das Câmaras ou das oposições, para mim é o descrédito total.

PS: parece que já andam os avençados nas redes sociais a bajularem os donos. Será que não há vergonha na cara desta gente, será que algum responsável seja do Governo ou da Câmara, ainda não percebeu a real dimensão daquilo que aconteceu.


Cumprimentos

Verde Rubro

Anónimo disse...

Sr. Calisto, sabe se o líder regional do PS veio à Madeira na comitiva do Primeiro Ministro? Só se o viu hoje, qual emplastro, sempre atrás do Costa...
Já agora a Secretaria é da Agricultura e Pescas, pelo que pouco tem a ver com tudo o que se passou, já a Secretária do Ambiente e Recursos Naturais devia ter estado mais visível. Quanto à outra Secretária a ambição política parece ter dado maus resultados.
Agora é aguardar pela visita da Vice-Primeira-Ministra, que chega amanhã, e será acompanhada pelo Presidente da Câmara, que já colocou uma empresa a tratar da sua recandidatura ou candidatura à PGR, como se vai vendo nas redes sociais.

Anónimo disse...

Tendo sido notada a ausência do vereador com o pelouro da proteção civil, é de questionar: Onde andou a adjunta Mabely Moreira? Não deveria estar em sua representação?

Anónimo disse...

Concordo com quase tudo, menos em relação ao Presidente da Câmara Municipal do Funchal. O Colete do Cafofo não é um mero colete, é o colete que lhe dá o comando máximo dos Bombeiros Municipais. Ora estamos a falar da força, de longe, mais bem equipada e com os melhores operacionais, nomeadamente em incêndio urbano. O Sr. Cafofo, usou e abusou deste comando para tentar salvar o Choupana Hills, não deslocalizando os meios para Santa Luzia e Imaculado de modo a combater as casas que estavam a arder. O Sr. Cafofo preferiu tentar salvar os bens dos Bancos (credores do empreendimentos) a salvar as casas e as vidas dos munícipes. Tanto na Pena como no Imaculado, Bairro dos Moinhos e Achada, só a PSP andava de um lado para outro a tentar ordenar o impossível. Se muitas mais casas não arderam foi pela solidariedade entre Funchalenses que evitaram que a catástrofe chegasse a dimensões inimagináveis. Para mim, este senhor é criminoso.

Miss Take disse...

Bem, que dizer!? Nada, está tudo dito! só não dou parabéns, porque no meio de tanta desgraça, ninguém está de parabéns, nem quem faz anos.

Anónimo disse...

Nunca se viu tanta desorganização, mas Cafofo enganou bem o Albuquerque, fazendo passar a ideia que estava tudo controlado, para ser ele a brilhar. Albuquerque engoliu o veneno, e Afinal a coisa piorou e Cafofo escondeu-se no meio dos bombeiros, como uma serpente na toca. Quem não se lembra de Cafofo dizer aos jornalista que o Parque Ecológico estava seguro. Afinal ardeu tudo... e graças à desorganização do Governo e da Câmara muitos madeirenses perderam os seus haveres. ABRAM OS OLHOS!

Anónimo disse...

URGENTE!
TOMATES, precisam-se!
Precisamos de arregaçar as mangas e reerguer a ilha da Madeira. É o nosso lar. É a única coisa que temos. Vai ser penoso, vai exigir muito trabalho, muita vontade e muito saber. Mas ela, a ilha, depende do esforço de todos nós. Mas precisamos de tomates. Sim, tomates, como já os houve! Da parte de quem nos governa. P'ra nos tomar conta. P'ra nos levar adiante. Não para pedir mas sim para exigir às operadoras e ao governo central, que as viagens de e para a ilha, fiquem substancialmente mais baratas porque o turismo agora quer fugir. E vai fugir. Vai! E nós vivemos dele. Precisam-se tomates não para pedir a renegociação da dívida, a dita dívida da Madeira, mas para exigir a sua inclusão na dívida nacional. Nós não queremos ser mais escravos. Já fomos. Já somos. E não é justo já estar a pagar os abusos de além mar quando ainda pagamos uma dívida que dizem ser apenas nossa. Santa estupidez! E a "deles", de quem é? Precisam-se tomates, precisa-se ação! Precisa-se de punho a bater na mesa para exigir tanto quanto tenha que sê-lo! E precisa-se saber! Precisamos de muito. Muito de nós e muito de outros. A ver vamos se estaremos e estarão à altura!

Anónimo disse...

Faltou um agradecimento à policia Florestal. Longe dos hokofotes mas com trabalho mt meritorio

Anónimo disse...

Mais uma vez ficou provado que a Madeira nao esta preparada para quando algo mais grave acontece, depois temos politicos que em vez de governarem para o povo, estam mais preocupados com o seu "tacho".
Depois de varias mortes, casas ardidas, desalojados ainda nao ouvi nenhuma das autoridades dizer que algo falhou, que algo poderia ter sido feito diferente, dizem que fizeram o que tinha que ser feito e pronto, tudo continua como antes no castelo de Abrantes. Continuamos a ver o presidente com aquele sorriso cinico que cada vez engana menos gente, uma secretaria candidata a presidente de Camara a fazer campanha e o Mayor do Funchal a se preparar para tentar voos maiores, e o povo esse continua adormecido.

Eu, o Santo disse...

Fixei uma imagem que passou na rtp- m que corrobora a análise do sr. Calisto.
Miguel Albuquerque estava a entrar no RG3 e dirigiu se a umas prssoas. Nenhuma se levantou nem lhe estendeu a mão. Simplesmente ignoraram no.

Discordo com a parte de visitas aos locais afectados por governantes que não têm pastas relacionadas com o combate aos incendios, antes dos fogos serem extintos. Considero isso desviar meios operacionais para que uns apareçam na fotografia na página do Governo.
E quanto à razão de quererem brilhar... um verdadeiro líder não permite que um indivíduo que devia ser da sua confiança esteja a trabalhar para obter o cargo desse líder.

Anónimo disse...

Se muitos destes comentadores aqui tivessem assistido a documentários que passaram na TV do continente, com pessoas especializadas nas áreas dos incêndios, sabiam que o principal culpado de tudo isto, são os governantes que não trataram da área da prevenção. Foi a falta de estratégia antes de tudo acontecer, depois os ventos fortes e as temperaturas altas não contribuíram em nada para a extinção dos incêndios, ficamos entregues ao poder da natureza.
Funchal está sujo, velho e cheio de casas entregues ao abandono ( já vimos várias vezes fotos disso neste blog) e NINGUÉM Se preocupou em alterar essa situação para prevenir tudo isto.
Quanto ao resto, meus amigos, acho que todos deram o seu melhor, nestas horas não é fácil ser ideal, quando temos muitas coisas que não podemos controlar como os ventos e as temperaturas.
Acho que houve esforço de todos os evolvidos e da população, por isso e por mim deixo um grande OBRIGADA a todos os intervenientes, salvaram a nossa cidade.

Luís Calisto disse...

Comentador das 23.23
Tem razão, troquei pelouros da pasta da Agricultura com a do Ambiente e vou já remediar. Mas acho mesmo que o secretário da Agricultura tem a ver com estas situações, até pelos conhecimentos do terreno que deve ter e tem.

Comentador das 4.23
Também tem razão, vou acrescentar o merecidíssimo agradecimento aos nossos abnegados guardas florestais, a quem peço desculpa pela desatenta omissão.

E obrigado aos outros comentadores, porque sobretudo nestas situações delicadas a participação de todos no debate é um dever cívico.

Anónimo disse...

Vi o secretário da agricultura pessoalmente a carregar carros de água e a transportar para o rg3 , a entregar na igreja da Nazare e quero este ato Porque pedi para lá entregar e de imediato ele tratou e acartou água pelas próprias mãos as famílias ali alojadas, um obrigado

Anónimo disse...

Não há dúvida que a gestão da crise pelo presidente Miguel Albuquerque foi negligente e agravou muito as cionsequêncuas dos incêndios. Não me saiem da mente as afirmaçóes continuadas de que estava tufo sob controle. Uma falsidade que provãvelmente custou a vida das três mulheres que pereceram na Pena. E espantoso como não houve mais vítimas.
O povo madeirense foi muito lutador e mostrou se mais esclarecido e defensor dos seus familiares e conterrâneos que o governo.
Vivemos uma catástrofe, não vale a pena esconder. Perceram se vidas, o bem mais precioso que temos. Perderam se casas , os danos no meio smbiente náo vão sarar durante muitos anos. Os riscos de novos eventos trágicos aumentou muito.
E que dizer do bloqueio à informação de decretada por este presidente irresponsável? Apenas ele podia prestar declaraçóes. Na Turquia isto chama se censura.
Onde estvam os técnicos da Proteção Civil, da poliícia, dos responsáveis da saúde? Ninguém deu informaçóes à população. A censura falou mais alto. O presidente queria brilhar mas queimou se, acsi ecao seu governo. Perfeam toda a legitimidade moral para nos governar.
Não houve orientação relativa a quando e como evacuar as habitaçóes. Mentira, para os hoteis houve essa preocupação.
Não houve orientações relativa à prevenção e tratamento de danos na saúde, para queimaduras, para problemas respiratórios, para desidrataçóes. O secretário da saúde esteve mudo e paralisado. Vergonhoso. Como foram tratadosos doentes evacuados dos Marmeleiros e Hospital João de Almada? Nada transparente. Vsmos ver as páginas da necrologia dos próximos dias...
Mas claro, a culpa foi do vento!

Anónimo disse...

...enquanto uns nos moem o juízo com "KISS AND RIDE" outros nos moem o juízo com "FIRE AND RIDE"

Anónimo disse...

Pelo contrário, colocou-o numa situação delicada.

Anónimo disse...

O senhor anónimo quer atirar areia para onde?!?! Haja paciência!!!

Anónimo disse...

A relação povo-M. Albuquerque, se é que alguma vez existiu, está extinta neste momento, ao contrário dos incêndios. Não há justificação para o injustificável e passar um atestado de ignorância, condicionando a informação dada pela comunicação social é ainda mais revoltante. Quebrou-se a confiança. A oposição que aproveite também a desgraça mas, em prol do interesse e segurança dos madeirenses que bem merecem.

Unknown disse...

Parabéns a quem escreveu este texto. Diz tudo. A revolta que sinto estes dias , de ver o capitão mor em directo sempre com um sorriso a dizer que estava tudo controlado . enquanto eu e tantos outros madeirenses abandonava as suas casas , devido às chamas , cheios de dor e tristeza , pelo que estava acontecendo . Este texto diz tudo , transmite realmente aquilo que eu e muitos madeirenses sentem. Muito Obrigado pelas suas palavras.

Anónimo disse...

Caro Calisto, falta falar da incompetência do Sr. Vitor Prior e do IPMA. Já no dia 20 de Fevereiro de 2010 não previram a quantidade de chuva. Não deixaram alerta. Desta vez não previram a mudança de vento para o quadrante Norte.
Há uma aplicação de telemóvel gratuita e mais eficaz que o IPMA, e não é preciso pagar ordenados, nem manter instalações. Chama-se windguru, e na segunda feira à noite já previa a mudança de direcção do vento para o dia seguinte...
Na verdade, o IPMA lança alertas quando não há razão para tal, e, em certas alturas em que deveriam ser lançados, não o fazem. É certo que estávamos em alerta laranja por causa do calor. Mas e o vento? E a mudança de direcção do vento????

Luís Calisto disse...

Caro Leitor das 12.04

Mil por cento de acordo. A sua observação chega a ser a mais pertinente das que temos feito. Eu próprio senti na pele a flagrante e perigosíssima falta de informação no 20 de Fevereiro. Fiei-me tanto no sr. Prior nesse dia como agora no sr. Albuquerque. Tramei-me nas duas vezes. Mas mais importante são as pessoas que sofreram a sério com os desleixos em apreço.

Anónimo disse...

Aos politicos, esses já queimados, nada a dizer, mais uma linha é perder tempo. Mas aos homens e mulheres, Bombeiros, PSP, GNR, CVP Exercito etc que deram tudo esses sim, com esses sim, com esses vale a pena viver em comunidade . Como um homem que hontem sem o conhecer de parte alguma e eu atrapalhado a descarregar o carro, me disse fique descansado. Eu ajudo. E fiquei descansado.

Anónimo disse...

Ao terceiro dia o coronel Nery acordou dum dono profundo, provávelmente foi desfibrilhado. Esta neste momento a dar grandes explicações na televisão . Ainda pensei que fosse para se demotir, mas esta gente não se enxerga.

Anónimo disse...

Exactamente, Anónimo das 23:19... se Cafofo demite o vereador do Urbanismo e Protecção Civil da CMF, acaba por ganhar pontos... só lhe ficava bem.

Anónimo disse...

Nery de pedra e cal (e de água e de cinzas!). Não queima, não afoga, não abana. Sobre este assunto, o que dizem os bombeiros, ou melhor o que dizem os chefes deles?

jose m teixeira disse...

Não me oponho às críticas que na generalidade são feitas aos responsáveis pela liderança ao combate aos incêndios no Funchal e na ilha da Madeira, contudo face as condições climatéricas e aos meios disponíveis pouco mais poderia ser feito. Relativamente aos meios de defesa do Concelho do Funchal eles são da competência do município e deveria ser o município a assegurá-los em qualidade e quantidade e não com acção demagógica de ver o sr. presidente Cafofo armado em bombeiro. A pensar assim, deviam por lá andar também o presidente do governo regional e o sr presidente da república.

Não enjeito o apoio que foi disponibilizado pelo governo da república, mas no meu entender, mesmo que a sua presença se tivesse feito sentir mais cedo não era por aí que as coisas não teriam acontecido como aconteceram, até porque a prioridade do sr Cafofo foi a de proteger o património dalguns investidores privados, ingloriamente nalguns casos, como aconteceu com o Choupana Hills.
Vejo o apoio prestado pelo Continente, mais como uma acção de solidariedade e apoio psicológico, já que as forças envolvidas no Continente não têm mãos a medir e estão a lutar ingloriamente há vários dias e ainda não conseguiram debelar os fogos, apesar de terem ao seu dispor imensos meios e muito mais avançados.

Portanto, o que interessa agora é os madeirenses, se unirem, corrigirem os erros para que o no futuro não se venham a repetir catástrofes com tanta intensidade e destruição como a que ocorreu. Certamente que os madeirenses, e só eles vão dar a volta por cima, tal como já o fizeram em anteriores calamidades, daqui a meia dúzia de meses vamos voltar a ter uma Madeira florida/rejuvenescida das cinzas e pronta a receber imensos forasteiros para lhe darem alegria, vida e desenvolvimento económico.
Vivam os madeirenses
Viva Portugal!

Anónimo disse...

Nem foi preciso completar um ano e meio de governação para deixar a careca à mostra por completo. Senhores exige-se cabeças a rolar! Se quatro mortos e mais de 80 milhões de prejuízo não dá direito a demissões, então é melhor não anular as festas do Monte, será preciso rezar muito para os Deuses não se virarem outra vez contra o povo madeirense! A obra do divino não será superior ao da incúria da (des)governação da Câmara, do Governo e de todo o sistema (des)montado pela protecção civil! O povo está farto de teorias.
Ao Dr. Tranquada só restaria uma coisa pedir a cabeça de muita gente, embora isso não pague as mortes e os prejuízos!

Anónimo disse...

Um pedido de desculpas , associado ao solidário, ficava tão bem. Mas não, isso seria assumir o erro.....e.... 4 mortes ainda não valem (para esses políticos) nada.

Anónimo disse...

A Sra Secretária Prada interrompeu as suas férias por causa dos incêndios...mas dizem que ao chegar à sua secretaria estava mais interessada em saber quem pagava a sua viagem de regresso do Porto Santo... Com o Funchal à arder e esta senhora preocupada com coisas fúteis. Quero é saber como é que paga a gente destas e que ainda por cima nos governam! Vergonhoso!!!

Anónimo disse...

Breaking News: Cafofo tira o pelouro ( ou poleiro) da Protecção Civil ao Domingos Rodrigues. Os Bombeiros passam para a tutela da Presidência. Mais: o Professor Domingos não continua na equipa para o próximo mandato.

Anónimo disse...

Concordo e nao concordo. É verdade que o pedido de ajudaa foi feito tarde! Um líder deve saber quando quando pedir ajuda! E infelizmente, o nosso nao soube. Talvez por estar assustado, como qualquer uns de nós estava. Talvez porque queria que a bela imagem do turismo continuasse intacta. Quem sabe?! Os meios de comunicação e até mesmo as próprias pessoas passavam informações nem sempre totalmente corretas, o que fez com que o pânico se instalasse em algumas ocasiões. Imagine se no lugar do Sr. Presidente... Uma pérola em fogo! Um inferno na terra, posso lhe garantir que o sol estava vermelho, eu vi! Tenho a certeza, que o Sr. Presidente ficou a conhecer as consequências de não ter tomado uma decisão correta na "hora H" e que isso lhe pesa a consciencia! É uma responsabilidade muito grande! É um cargo que nao é para qualquer um! Mas sinceramente, quem votou no sorriso dele, quem confiou que nestas alturas o Sr. Albuquerque, seria Homem o suficiente para baixar a guarda e pedir ajuda foi o povo! E sempre sera o povo a ter a palavra final! Eu nao tenho vergonha de adimitir que acreditei! Preferi acreditar que ia ficar tudo bem. Mas nao ficou! Com isto so quero dizer que, todos falhamos, ninguém é perfeito e nunca será possível agradar a gregos e a troianos.. Ou seja, mais vale ser a fénix do título do seu texto e deixar as cinzas para trás, do que o julgamento que o mesmo faz sobre seres humanos que erraram na altura errada... Mais vale pensar em como resolver, em como melhorar e isto tambem deve estar em nós como bons cidadãos. De quem foi a culpa mesmo?! Do Sr. Presidente? Dos proprietarios que nao limpam os terrenos? Do incendiario? (Sim, você parece que se esqueceu dele!) Dos outros incendiários? (Destes tambem parece que se esqueceu). Ou do povo que votou mal? Com isto so quero lhe dizer, que você esta a ter a tipica atitude madeirense, apontar o dedo.. E ao que me pareceu as suas afirmações foram feitas com base de alguém que se limitou a ver as noticias. Nao as de alguem que teve no terreno... Verdade? Apesar de tudo, a sua critica abre os olhos de alguns para o que se está a passar.. Esperemos que nas próximas eleições o povo pense na sua adorada ilha e vote coerentemente, em vez de se deixar comprar por canetas e isqueiros!

Anónimo disse...

Este Governo Regional é muito incompetente. Começando com Susana Prada (interessada mais nas malas Prada do que nas florestas. Onde ela andou nos incêndios que ninguém a viu), Rubina Leal (mais interessada onde andam as câmaras de filmar para lançar-se na candidatura para a CMF), Eduardo Jesus (são tantas que é difícil de inumerar comecando pelo Ferry, Avião Cargueiro, Gestão do processo do subsídio de mobilidade, gestão danosa na cultura, etc) e finalmente o joker do Faria Nunes (gestão danosa do processo do novo Hospital, gestão de equipas, incapacidade de negociação, etc). Que equipa de fantoches lideradas pelo Guru da Incompetência.

Joao Costa disse...

Partilhemos, manifestemo-nos , critiquemos, até que as responsabilidades sejam assumidas, as pessoas se demitam !

Anónimo disse...

Miguel Albuquerque disse e passo a citar. Não apostamos em candidatos derrotados. A incompetencia de lidar e a sua equipa derrotou na sua generalidade logo não deve ser o próximo candidato RAM.

Anónimo disse...

Ainda ninguém foi demitido ou demitiu-se? Bem pior que o AJJ!