Powered By Blogger

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

SEM PALAVRAS


PROGRAMA SOBRE A CALHETA
...GRAVADO ANTES DOS INCÊNDIOS



O incrível volta a atacar na Levada do Cavalo.


A RTP-Madeira tem no ar, agora mesmo, um programa daqueles que vem anunciando para dedicar a todos os concelhos. Mas... nem sei como abordar o assunto sem passar a ideia errada de perseguição. Não é que...
...Não é que o programa de hoje começa mostrando uma legenda com um ponto de ordem abstruso, avisando que o mesmo programa, sobre o concelho dos mais fustigados pelos recentes incêndios, foi gravado... antes da ocorrência dos recentes incêndios?!
Mas pode-se ficar a ouvir falar da martirizada Calheta sem que a tónica do programa seja precisamente o ponto da situação e as formas diversas de os participantes apontarem as soluções - e os tipos de prevenção - no domínio do doloroso caso dos incêndios?
Imagine-se a audiência à frente de um televisor quando se lê semelhante aviso: foi gravado antes dos incêndios! 
Como é que se pode relevar os méritos - justíssimos - desta série de programas descentralizados quando eles enfermam da ausência de uma das pedras basilares da informação, a ACTUALIDADE? 
Era só. 
Satura insistir nos mesmos temas, é verdade. Mas ficar calado num flagrante deste jaez soaria mal. 
Sério! Por que diabo não se limpa simplesmente a gravação e se convida outra vez as pessoas, de preferência num directo em estúdio, para vermos um debate actual, urgente? A RTP iria à falência? A Calheta tem os problemas do seu quotidiano, extra-incêndios, que é preciso debater. Sem discussão. Mas fazer um debate nesta altura do campeonato sem colocar os incêndios à frente de tudo o resto, faz favor, não, obrigado. Fiquem com o desperdício, que a gente paga. E quando puderam deixem-se de brincar com coisas sérias.
Finalmente, se o programa teve o cuidado de plasmar a legenda sobre a "gravação antes dos incêndios", a gente aqui diz apenas: "sem palavras". Ou, quando muito: "o incrível volta a atacar na RTP-M".
PS - Quanto a temas sobre a RTP-M, vou de férias uns tempos largos. A não ser que apareça algum flagrante muito, muito ACTUAL.

12 comentários:

Anónimo disse...

uma série de programas fraquinha, muito fraquinha. Desde logo o pivot....

Marca Porto Santo disse...

A RTP Madeira devia começar a ser vista na RTP Africa.

pravdaolheu disse...

Muito benm visto amigo Calisto. De facto o Gil Rosa deveria ter feito novo programa. Aquilo foi uma ingenuidade dele! Bom!

Anónimo disse...

deveria ter sido cancelado, e depois gravar um novo programa lá para os últimos concelhos

Unknown disse...

Desde que sirva para passar a publicidade "paga" à Porto Santo Line e ao Grupo Sousa que "defende a cultura da Madeira" (não sei de que ataques) está bom assim. Só pergunto uma coisa: para que serve fazer publicidade se afugentam os espectadores? Mesmo os que pagam duas vezes: Taxa de Audiovisual e MEO ou NOS?

Anónimo disse...

Oh, Prada ilhéu:
Gil Rosa (e não só) limita-se a cumprir o que LMS e seu "testa de ferro" MTC entendem dever ser feito ... "ponto final parágrafo"😊😊😊

Anónimo disse...

•••anónimo das 16:26
lá (RTP-M) quem manda é ele (LMS),via MTC ... e nele (LMS)quem manda é ela (BêÉme).

Anónimo disse...

Eu já há muito tempo que não vejo a RTP/Sousas! O único problema é que eu e todos os madeirenses pagam uma taxa para a televisão estar ao serviço dos poderosos desta terreola!

Anónimo disse...

Programas de Inverno no Verao para encher...Autarquicas é so para o ano...Vao repetir outra vez?

Anónimo disse...

anónimo das 17:45
•••de quem se trata a "BêÉme"?... certamente não se refere a um BMW!!

Anónimo disse...

a culpa do programa ter sido fraco deve-se ao engomadinho do Cds que não nasceu para a politica , por isso levou uma malha do Psd

muitos criticam porque não havia representantes xuxalista, bloquista e comunas tenham votos e terão oportunidade

Anónimo disse...

Recuso-me a ver programas daquele jornalista, ainda não percebeu que ele não pode ser o centro das atenções, mas sim os seus entrevistados!
Luis