Powered By Blogger

quarta-feira, 3 de agosto de 2016




VERÃO 2016 


(8)






IMI: PAGAR O SOL E O AR


Desenterrando a cabeça da areia por uns instantes, a ver como está o mar de levadia hoje, passa-me pelos ouvidos uma onda hertziana com a novidade. Os crânios lusos entenderam aumentar o IMI às casas que apanham mais sol e às que têm melhor vista.
Ia para voltar a fazer de avestruz à pressa, para me refugiar do mundo louco. Mas veio-me esta à cabeça: não havia quem gozasse os governantes dizendo que qualquer dia nos obrigariam a pagar imposto pelo ar que respiramos? Pois então embrulhem!
Não é fazermos o jogo da Geringonça, mas, pensando bem, faz todo o sentido pagar mais IMI quando a casa beneficia da luz solar e ainda por cima desfruta de lindas vistas. Assim como não é de desprezar que os mesmo criadores de impostos, até porque ou há democracia ou comem todos, inventem brevemente os seguintes agravamentos: passa a pagar taxa de IMI mais elevada quem tiver uma casa que permita beneficiar de constante sombrinha, que é sempre salutar, evitando a exposição solar vulnerável aos perigos ultravioleta e escaldões portadores de cancro da pele. E também vai pagar mais quem tiver casa livre de vistas largas ou exposta a indiscretas clareiras e baldios. Viver num aldeamento de fino casario traz vantagens sociais e de segurança que devem ser bem cobradas. 
Neste pormenor de agravar ou aliviar impostos consoante as paisagens que se desfrutem da casa contribuinte, há que ter em conta o seguinte: um palacete ali para os lados da Montanha, com aquele azul do mar pela frente, sim senhor, deve estar sujeito a pagar forte e feio; já se forem aqueles 5 estrelas com vista para o azul que banha a praia do Gorgulho, cuidado, que os óleos e dejectos mal-cheirosos até deviam dar lugar a indemnização.
E mesmo as casas com grande exposição ao sol. E se os moradores forem daqueles que não abrem as janelas?
Esperemos que a silly season passe depressa, porque, com mais duas luas, estes governantes ainda aumentam o IMI a quem tiver casa mais arejada. E aí é que estará estabelecido imposto para o consumo do ar. Literalmente. E mais IMI para quem viver em casas com requintada pintura, cheirando a prosperidade. E mais IMI para os desleixados que degradam o ambiente com as paredes por caiar.    
Toca a voltar a enterrar a cabeça na areia.

1 comentário:

Anónimo disse...

http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT80755

Assinem e vamos exigir que acabem com este imposto. Querem dinheiro, vão lá trabalhar!!!