Powered By Blogger

domingo, 25 de setembro de 2016



O Funchal continua frágil, 
demasiado frágil!


Ribeira de Santa Luzia – 22.09.2016



Em 1804 o brigadeiro de engenharia Reinaldo Oudinot (1747 – 1807), escreveu no “Plano das obras e providencias necessarias para o reparo das ruinas causadas na Ilha da Madeira pela aluvião do dia 9 de Outubro de 1803”, que “todo o projecto de obras será  malogrado, todas as esperanças, que se fundarem nellas serão chimericas, se desde já  constante e severamente se não trabalhar até conseguir o fim que anunciei; e elle se não conseguirá  sem que se restabeleção as matas, a cuja destruição se deve atribuir a principal e talvez unica causa das ruinas da Ilha.”

Passados dois séculos, as muralhas das ribeiras construídas sob a sua sábia orientação no centro do Funchal estão sendo forradas com betão. A montante, os canais de escoamento continuam perigosamente estrangulados, as íngremes vertentes estão calcinadas e a serra mantém-se escalvada.

O Funchal continua frágil, demasiado frágil!

Ribeira de Santa Luzia – 22.09.2016


03.JPG
Ribeira de Santa Luzia – 22.09.2016


Ribeira de Santa Luzia – 22.09.2016

Vista do Funchal através do vale da Ribeira de Santa Luzia – 24.09.2016


Raimundo Quintal, 25.09.2016

9 comentários:

Anónimo disse...

A ave agoirenta vem para aqui pairar, com insinuações subliminares, sobre o trabalho da equipa do Professor Paulo Cafofo. Fique sabendo que foi mais feito nos últimos três anos do que nos 30 anteriores, incluindo aquele período em que foi vereador da CMF.

Anónimo disse...

Andar sistematicamente, atrás do brigadeiro cheira a mofo. Os engenheiros actuais sabem MUITO MAIS do que o brigadeiro, fo.....se. Como daqui a 200 anos haverá, quem saiba MUITO MAIS sobre plantas.

Anónimo disse...

Inteligente...

Anónimo disse...

Pura realidade para quem quiser ver, quando chover veremos a cidade cheia de entulho. Pena que façam obras nas zonas baixas da cidade e nas zonas altas deixaram tudo ao abandono. E o edil do Funchal, nada tem a ver com as actuais obras!!! Sim o GR!!!!

Anónimo disse...

Coitadinho do Senhor Professor Paulo Cafofo! Como se as viurgens ofendidas dos comentaristas anteirores não soubessem que a CMF gere uma extensa área de floresta, precisamente na zona de Santa Luzia! Façam-se desentendidos, façam-se.

Eu,O Santo disse...

Por lei quem devia fazer as obras de correcao torrencial (assim como o desassoreamento) dentro dos aglomerados urbanos devia ser a Camara Municipal. Artigo 33 da lei 58/2005.

Anónimo disse...

O Funchal sempre foi e será frágil independentemente das críticas dos "sábios"

Anónimo disse...

querem obras e não querem centrais de Betão ?

Relaxingtuba disse...

O Funchal sempre foi frágil mas nunca tinha visto tamanha fragilidade,apesar dos meus quase 50 anos.
Isto não vai correr muito bem quando chover muito...