Powered By Blogger

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Opinião



OS PONTOS NOS “IS”


A Liberdade de expressão, podemo-la classificar como a primeira das Liberdades Cívicas, e é inerente ao quotidiano dos Países Ocidentais. Nós, Portugueses, só tivemos este “luxo” no pós-25 de Abril. Até aí, o lápis azul da censura, jornais – o Diário da Manhã é exemplo – porta-vozes do poder e alguns “jornalistas amigos” permitiam ao regime pintar de rosa a negra realidade.

Cidadãos e agentes judiciais careceram de tempo para se adaptarem às novas regras. Portugal foi condenado, pela primeira vez, no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, em 2000 e, infelizmente, persiste nessas condenações. Juízes e Figuras Públicas - no domínio da política em particular – pelos vistos, mantêm dificuldades em saber onde se discutem ideias ou se insultam pessoas pelas suas opiniões, por mais estapafúrdias que elas sejam.

As coisas entre nós, madeirenses, foram bem piores. Os Tribunais enferma(ra)m dos erros descritos, e o Poder Eleito criou o seu controlo apertado sobre a comunicação social. Surgiu, o Jornal da Madeira, versão insular do Diário da Manhã. Jornalistas que não “negociassem” eram queimados vivos – é hora de recordar Lilia e Tolentino, entre outros – a lembrar o 19 de Outubro de 1739, com António José da Silva. O Diário da Manhã permitia que os outros - Dário Popular, Diário de Notícias e Diário de Lisboa – vivessem. O JM empurrava o DN para a falência. Oferecia, não vendia a edição de cada dia. Amedrontaram-se as pessoas. Refugiando-se na imunidade do cargo para fugir ao banco dos réus, insultava, e recorria-se à punição em Tribunal, quando algum adjectivo lhe beliscava a jactância. 

Tudo mudou. As empresas de comunicação social são hoje confrontadas com a necessidade de se adaptarem às novas tecnologias, não esquecendo a necessária rentabilidade. Os jornalistas, seres humanos dotados dos mesmos defeitos e qualidades de todos nós, exercem a profissão neste Mundo bem conturbado. Jornais e jornalistas nadam, em tempo de levadia, pensando na estratégia para saírem da aflição. Flutuam à espera que abrande!

A nova realidade das redes sociais dá oportunidade a uns quantos “bilhardeiros”, como eu, que não se ensaiam nada para dizer que o rei vai nu, ridicularizando-o, ao retirar-lhe a fatiota com que se engalanara. Qual Diário da Manhã, qual JM. Esqueçam-nos! Os tempos não estão de feição para gente sem rosto que não quer – não pode? – dar a cara e apenas foge...Não me macem, deixem-me em Paz! Há 20 anos que me insultam, limitem-se a ler e engolir as verdades que escrevo. É a única coisa que vos resta.  

Gaudêncio Figueira


9 comentários:

Unknown disse...

Numa terra em que a covardia do anonimato promove esses mesmos anónimos que dão graxa de cara e nome destapados, não esperemos outra coisa! E ainda há aqueles que passam informações sensíveis a quem não tem medo para depois de entregue a Carta a Garcia, recolherem prebendas.

Eu, o Santo disse...

O DN começou a ignorar meus comentários.

Anónimo disse...

Eu,o Santo

Os jornalistas do DN mal têm tempo para respirar pelo que não lêem propriamente os comentários, acabam por confiar ou não na credibilidade do pseudónimo. Se continuar a comentar verá que não será censurado senão em dias e horas específicas que corresponderão ao "jornalista" de serviço que de alguma forma antipatizou consigo.
Aconteceu o mesmo comigo pelo que agora uso vários pseudónimos para tornear a censura que alguém começou a fazer ao "amsf".

amsf

Anónimo disse...

Também não gostam muito do "Caramba". Desde que os comentários vão contra o GR e em especial MA, levam sensual. Nos likes é que não há controlo e quando passa alguma a malhar no MA e os deslikes a subir, é engraçado... há dias retiraram o post no dia seguinte, lol, só não vê quem é cego.

Fernando Vouga disse...

É legítimo discordar. O que não será tão legítimo é fazê-lo no anonimato.
É muito feio.

Jorge Figueira disse...

Fernando, discordar é legítimo apresentando argumentos. Os cabordolas nem ideias parecem ter apenas falam das pessoas que, sem se esconderem, trazem ideias para debate

Eu,O Santo disse...

Obrigado pela informacao amsf.

Eu,O Santo disse...

Agradeco tambem ao anonimo das 19:26. Ja houve alturas que tive a mesma desconfianca, mas agora vou estar mais atento.

Anónimo disse...

sobre as votações no diário é como lhe com vem já dei like e passou para 2 deslikes

comentar já me deixei disso só é aceite comentários que digam mal do governo