Powered By Blogger

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Opinião




LIBERDADE E CIDADANIA



Galopins e Caciques são figuras que parasitam a nossa vida colectiva desde o séc. XIX. Galopins eram aventureiros que executavam os planos dos Caciques angariando votos, mesmo por métodos nada suasórios. Os caciques, homens da técnica eleitoral, marcavam listas, falsificavam cadernos eleitorais e praticavam as chapeladas. O Regenerador – Hintze Ribeiro – e o Progressista – José Luciano – cujo poder advinha desta transigência ética lá iam tratando dos Negócios de Estado. Caída a Monarquia, galopins e caciques medraram e, no Estado Novo também lhes encomendaram os serviços. 


Hoje, na vigência da Constituição de 1976, galopins e caciques anulam-se uns aos outros em lutas fratricidas no interior dos nossos dois principais partidos. O respeito pela LEI – única ditadura aceitável num Estado de Direito – no interior dos dois partidos é garantido por pusilânimes com pouca ou nenhuma ética, sempre de acordo com quem detém o poder. As lutas entre Caim e Abel, analisadas pelos órgãos de justiça dos partidos, muitas vezes não provocam decisões consensuais para os litigantes. Os tribunais dos conflitos entre militantes são os caminhos ínvios para a conquista do Poder. Esta pandemia alastrou dos partidos para as Instituições do Estado, com a conivência de jornais e jornalistas que, dissertando sobre fait divers, esquecem o essencial. O País não pode ter um sistema Judicial que decida – como fazem os conselhos jurisdicionais dos partidos – em função dos interesses do Poder Executivo.


Sendo o Poder Judicial um dos tripés dos Estados de Direito, assentes na Liberdade Individual e respeito pela LEI, ele – Poder Judicial – tem de ser respeitado não se permitindo dúvidas sobre as suas decisões. Não é a isto que assistimos. Vou tentar escalpelizar dois casos, um em cada partido, onde o Poder Judicial foi chamado a intervir.

O ex-PM José Sócrates, queixa-se – acho que tem razão - de que a Justiça está levando tempo a mais para decidir pela acusação ou arquivamento do processo que lhe instaurou. Enquanto PM assumiu comportamentos indiciadores de apetites de controlo da Comunicação Social usando para isso alguns galopins e caciques espalhados por toda a comunicação social. Passados anos alguns Jornais e Jornalistas garantem-lhe cobertura mediática transmitindo as mensagens que lhe interessam, em prejuízo da imagem da Justiça. Ao Cidadão Comum embota-se-lhe o raciocínio – trabalho de amigos de Sócrates – construindo textos onde a partir do atraso da Justiça tudo se apresenta como se estivéssemos perante um pobre perseguido por forças ocultas.


No outro partido temos, na pessoa de um cidadão que podemos caracterizar como actor, - assumia, para os incautos, a roupagem da social-democracia - canastrão – provou-o com o desempenho de trinta e sete anos de governo - e cobarde – foge a assumir a responsabilidade daquilo que fez. Falo de Alberto João Jardim. Usou, galopins e caciques, que o suportaram no Poder. Criou a sua própria central de propaganda, insultou quem muito bem quis e entendeu, a coberto da imunidade inerente ao cargo que exercia, pairando no ar a eventualidade de ser constituído arguido por má gestão de dinheiro público enquanto governante.


Sócrates usa os midia à exaustão, zurzindo o MP pela demora. Alberto João, afastando-se dos Jornais e TV’s, capitaliza a seu favor a demora com manobras dilatórias. A nós, Cidadãos Comuns, interessam-nos Tribunais respeitados, com profissionais respeitáveis que em circunstância alguma nos deixem a ideia de estarem a soldo do Poder Executivo. Jornais e jornalistas não nos ajudam a trazer para discussão pública estas questões essenciais. Nós não elegemos Juízes, nem fazemos a lei por que se regem. É vergonhoso vermos Governantes e Deputados escondidos por detrás dos Tribunais como demasiadas vezes já vimos. 


Assim sendo, este “inconseguimento” só cessará quando em eleições legislativas, os votos nulos forem tidos como expressão do descontentamento de quem paga e assiste à permanente degradação do Estado por extrapolação das práticas dos partidos. 
  

Gaudêncio Figueira

6 comentários:

Anónimo disse...

Essa dos galopins e afins assim de repente faz.me lembrar os novos caciques da SRE enquanto a malta geme bas escolas sem condições.

Fernando Vouga disse...

É bom não esquecer que, quando um partido ganha as eleições com maioria absoluta, a base de sustentação é frágil. Porque a percentagem conseguida foi calculada apenas com base nos votos válidos.
Partir do princípio de que as abstenções, votos nulos e brancos são votos a favor, é pura demagogia.
Assim sendo, há que ter mais respeito por aqueles que, desiludidos com a classe política, não votam pela positiva. Porque, de um dia para o outro, desesperados, podem virar tudo do avesso.

Jorge Figueira disse...

Foi com uma habilidade dessas que a Constituição de 1933 foi aprovada.
Abusando da hospitalidade do Luís Calisto - um homem da Comunicação Social - atrevo-me a reforçar a ideia do meu texto.
Os opinion makers, de um modo geral, pairam sobre as questões sem aprofundarem a análise, resulta daí que não se produz informação às pessoas mas apenas deformação da opinião pública.

Anónimo disse...

Caciques, bajuladores, agachados, existem em todo o lado, o caso flagrante da ALM, onde colocam colegas a vigiarem outros, nos corredores, nos gabinetes, para agradarem a chefias abusadoras que fazem bulling, cujo trabalho consiste na perseguiçao e nas embrulhadas ilicitas. A ALM nunca esteve como agora na lama, devido a esses individuos mesquinhos!!!!

Eu, o Santo disse...

Esta denúncia da ALM já foi várias vezes proferida publicamente.
Existiu até o caso da demissão de uma diretora dessa instituição ha cerca de dois anos em que existiram várias insinuações sobre essa situação...
O que acho estranho (ou pelo menos devia achar) é a Oposição nada dizer sobre estas alegações. será que as investigaram?

Anónimo disse...

Aos partidos pouco ou nada interessa os trabalhadores da ALM
Falam muito nos direitos dos trabalhadores mas os da Casa, nunca os defendem.