Powered By Blogger

domingo, 11 de setembro de 2016

Opinião



Porto Santo livra-se do lixo...


Hoje faz manchete no Diário que o Porto Santo livra-se do Lixo. Pelo que me lembrei de lhe escrever para contar mais uma história daquela ilha.
Como a maioria dos madeirenses, fui no passado mês de agosto e voltei no início deste mês a Porto Santo e se calhar ao contrario de muitos aproveitei para dar umas voltinhas pela ilha.
Nesses passeios fui, por acaso, à Fonte da Areia. 
Desse meu passeio voltei a ver o que se vê há muitos anos, um enorme monte de entulho de obras, de ferro velho e outro lixo, tudo acumulado, deitado pela encosta a baixo sem cuidado nenhum.
Aquilo é um verdadeiro atentado ambiental que é proibido pela normas comunitárias, nacionais e regionais. Já que este tipo de lixo, o lixo de construção e demolição (RCD), tem de ser obrigatoriamente removido e reciclado.
Quando voltei, já em setembro, num café com um amigo meu portosantense, este falou-me da polémica entre o Diretor do Porto Santo e a Secretaria Regional do Ambiente e de trabalhos que estavam a decorrer na Fonte da Areia.
Todo contente pela resolução já tardia do problema, resolvi ir lá ver o que realmente se passava e como é que se estava a remover todo aquele entulho.
E agora...
Espanto meu!!!
Não é que a "resolução" que estavam a dar àquela lixeira de terceiro mundo foi... colocar terra por cima???
E não é que isto estava a ser feito e controlado pela Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais???
A mesma que tutela, como o nome diz, o Ambiente.

Bem sei que a Sr.ª Secretária Regional só percebe de pedras e calhaus, mas devia informar-se um pouquinho mais e saber que pôr terra sobre a porcaria não faz desaparecer o problema.
Será que esta senhora é tão burra como parece quando fala na televisão e pior nada consegue aprender do oficio??

Por onde andam a Quercus e os outros movimentos ecologistas? Onde paira o Dr. Raimundo Quintal?
O que se passa para que não haja vozes a chamar a atenção para estes problemas?
Será que só há Funchal e o resto não interessa?

A. Marques

13 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem.E os contentores do lixo e o espaço circundante?
Um nojo.Só incompetência.

José Carlos Sousa. disse...

És um mentiroso sem escrúpulos, que andas aqui a destilar veneno.
Ninguém deitou terra em cima. O lixo, na maioria RCD foi retirado e entregue à ARM.
engole esse veneno a ver se te dá uma coisinha má seu reles mentiroso.

Anónimo disse...

Mas o Joselindo faz alguma coisa de jeito que não seja passear na Praia ?
E se eu lhes disser que aqueles entulhos forma ali colocados pela própria Draps. a mando do Joselindo que se recusava a pagar a ARM ?
Tenham vergonha,cambada de Aldrabões.

Anónimo disse...

Ena pá tantas toneladas de lixo?
Pois é......desde a descoberta da ilha que não retiravam o lixo

Unknown disse...

Quando o assunto é Porto Santo, as brigas nos comentários são rijas! Só não percebo como é que depois nada muda lá pela Ilha Dourada...

Anónimo disse...

Eu também passeei na Fonte da Areia e não vi ninguém a deitar areia em cima do lixo, mas a recolhê-lo. O que vi foram camiões a levar lixo para a estação da ARM. Isso que você diz, sr. Marques, é difamação que, num país decente, seria alvo de processo-crime.

Anónimo disse...

É verdade Luís. Ainda ontem falava com uns amigos da Madeira e disse que sempre que existe Porto Santo a barulho, pega sempre rijo...

Anónimo disse...

O Porto Santo é uma ilha pequena, durante muitos anos houve consanguinidade, havendo a falta de diversidade genética, originando problemas de saúde graves do forum psíquico e psicológico, agravando o problema de bipolaridade em alguns residentes. O que faz com que uma só pessoa possa colocar uma pergunta e responder à mesma, vezes sem conta. Os comentários podem até ser de uma única pessoa, que claramente é doente mental.

Anónimo disse...

Jornalista Calisto O santo já foi apanhado agora mais um K apanhado a mentir


Em vez de colocar mentiras é melhor os textos do Raimundo a falar de florzinhas e mato que apreende-se algo

Anónimo disse...

Caros anónimos
Não é mentira, nem eu me escondo sob o anonimato.
A verdade é que a maior parte dos RCDs não foram retirados e apenas tapados.
Verdade é tambem que a secretaria do Ambiente anda feliz a esconder os lixo debaixo do tapete.
E a esconder de todos os madeirense e portossantenses os verdadeiros problemas ambientais que por cá ocorrem.
Seria bom saber verdadeiramente a qualidade das águas das praias da costa sul da Madeira e de Porto Santo. Com às ETARs paradas se a população tivesse conhecimento onde verdadeiramente tomava banho, é que seriam elas.
Mas o gabinete da secretária anda mais preocupado em ver o fenix do que em fazer o seu trabalho.
Amilcar Marques

Anónimo disse...

Sr. Amílcar (?), longe de mim defender quem quer que seja e quem me dera ser assessor, mas você continua meio baralhado das ideias e a lançar falsidades. Que eu saiba as ETAR's não andam paradas! Trabalham conforme manda a lei. Mas se andam, apresente as provas. Mandar postas de pescada também eu sei mandar. Quanto à qualidade das águas, olhe, deite o olho ao site da Agência Portuguesa do Ambiente, que lá estão os resultados consoante manda a legislação. De resto, penso que você tem um problema qualquer mal resolvido com a dita secretaria. Foi um dos que viu a casa da lancha ser fechada e a não alugar ilegalmente?

Anónimo disse...

Quando as análises e as ETAR estão sob a mesma tutela, a idoneidade e moralidade ficam a desejar. E sim, as estações elevatórias efectuaram várias descargas ao longo dos três meses de verão. E as contra analises foram feitas de forma a branquear a incompetência da ARM na gestão dos seus recursos no Porto Santo. As casas da lancha e os seus esgotos são apenas para obterem justificação de as fecharem e demolirem a qualquer dia, embora é acertada a acção de conter os esgotos de todas as edificações existentes. Seria bom verem os esgotos que correm a céu aberto.

Anónimo disse...

Está com medo que a madrinha saia do poleiro e você fique sem a sua cunha?