Powered By Blogger

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Comentário sobre "Hospital fora do OE"



É mesmo preciso um novo hospital?



Boa tarde a todos os comentadores e ao Sr. Calisto.
Antes de mais deixem-me dizer que para mim este é provavelmente o único espaço na blogosfera que se vai mantendo de "salutar convívio" entre comentadores e espero que assim se mantenha, pois tem sido o único local onde a imparcialidade se tem mantido mesmo com um “cheiro de bairrismo e de balneário” que é perfeitamente normal neste contexto de visões e opiniões.

Concluído este "lamba-botismo" ao administrador do Blog vamos ao que me trouxe aqui! :-)

Em primeiro lugar, tenho sérias dúvidas sobre a real necessidade de termos um novo Hospital na Região, aliás tenho mesmo a plena convicção de que não precisamos de um novo Hospital!
Sejamos objectivos e coerentes, o Governo Regional mal tem conseguido fazer face às despesas geradas pelos Hospitais que temos (Hospital Central ou Nélio Mendonça e o Hospital dos Marmeleiros) para quê aumentar a nossa dívida ainda mais?! A não ser que estejam a pensar em encerrar ou requalificar os que temos para desempenhar outro papel, deixando de servir o sector da Saúde?!
Parece-me que o mais adequado, lógico e sensato é canalizar as verbas ou a pretensão (porque verbas não há como está visto), para outras áreas que visam requalificar todo o sector e garantir um serviço no mínimo decente e que um ser humano possa ter alguma confiança que não morrerá da entrada em qualquer dos Hospitais.
A minha opinião é de que é premente e urgente a alteração dos recursos humanos que dirigem e que lá trabalham. Pela minha experiência reinam a balbúrdia, a desmotivação e a ineficácia e falo desde o Secretário, até ao corpo dirigente e técnico. Embora para mandar passear os dirigentes e o Secretário seria necessário pagar a interrupção da Comissão de Serviços. Contudo, o corpo de intervenção todo deve, o quanto antes, receber novas formações. Na área dos recursos materiais nem me quero adiantar, mas penso que não é preciso dizer muito…

Finalizando e para apimentar ainda mais, pelas notícias que nos têm sido dadas a conhecer pelas cartas dos leitores, que pelo DN tem sido uma pobreza franciscana, as coisas vão mesmo mal! Farto-me de ler os casos de doentes e utentes que entram com determinados sintomas, saem com a receita para os resolver e com uma bactéria qualquer!!! Isto é normal?! Usem esse dinheiro (se houver) para resolver os reais problemas e não para aumentar dívidas correntes desta Governação, a meu ver enferma!

PS: É de uma tremenda hipocrisia vir o Sr. Presidente, dizer que o novo hospital não se fará porque o OE de 2017 não o contempla… Para os mais distraídos, essa promessa foi feita desde as internas do PSD… Mas ainda bem que não está inscrita, porque isto de ter novo Hospital com velhos problemas, poderia exigir mais verba no OE de 2017! 


H. Romeu Pinto

13 comentários:

Anónimo disse...

Concordo plenamente! O G.V que deixe de ser o coitadinho e o traido e que nao continue a " chorar sobre o leite derramado". Invista nos recursos humanos e fisicos ddo hospital que temos e seja capaz de dar dignidades aos que lá vào parar.

Tó Culante disse...

Eu bem disse que o novo hospital vinha no ferry...

Sahdir Mih Jhar disse...

As 3 grandes promessas do Al-bu-queque:
-Novo Hospital da Madeira Renovada
-Ferry Funchal - Continente
-Avião Cargueiro
Nenhuma foi cumprida, apesar de terem sido muito compridas (as promessas, claro), mas a culpa é do primeiro ministro (esse bandido mentiroso, que enganou todos os madeirenses para chegar a S. Bento).

Joelo disse...

Então andaram todos a chorar pelo novo Hospital e que era preciso e o caraças e que o Costa ia ajudar e o PS- Madeira ia fazer uma forcinha........... agora que o Costa deixou de fora e afinal não se vão cumprir promessas, deixou de ser preciso e a culpa volta ao Governo de cá.
Para as próximas eleições o Costa e o Carlos Pereira prometem pessoal para o JHOspital

Miss Take disse...

Completamente de acordo com o artigo e também com o comentário anterior. Não há anestesistas, há falta de enfermeiros, a ortopedia é o que se sabe, a falta de material é recorrente, o desanimo dos profissionais é publico, muitos médicos fazem um frete para estar ali, a promiscuidade entre publico e privado é evidente, profissionais desmotivados, etc.
Tudo isto tem pouco a ver com instalações, excepto a dos Marmeleiros que são vergonhosas. Se há má gestão e poucos recursos ou sendo estes mal aproveitados, nada disto se resolve com o novo Hospital.

Anónimo disse...

A serem feitas remodalações/novos investimentos no Hospital Nélio Mendonça, em detrimento de um novo hospital, é necessário em termos de engenharia avaliar a "saúde" da estrutura do mesmo.

Note-se que o Hospital Nélio Mendonça tem mais de 43 anos. A ser ampliado/remodelado é necessário ver se as estruturas e fundações iniciais estão em condições para tal intervenção. Note-se que tal avaliação das fundações, bem como o seu reforço/reparação/adaptação e posterior remodelação do hospital poderá ter custos muito superiores a um novo hospital.

É caso para dizer: peçam um estudo ao Laboratório Regional de Engenharia Civl.

Fernando Vouga disse...

Caro Sr. Romeu Pinto

A sua dúvida é pertinente. Quanto mais não seja porque um novo hospital significa fazer obras e das grandes. E a malta do cimento (e não só...) agradece.

Anónimo disse...

Quem diria? afinal o diabo Alberto João tinha razão!

Anónimo disse...

Claro que um novo hospital é um frete ao lobi do cimento e afins.
Os internamentos são cada vez menores e em menos tempo. O necessário seria aumentar o atual (tem zona de expansão para a Esc. H. Bento) para encerrar os Marmeleiros.
O Dr. Miguel Ferreira tinha uma estratégia delineada, mas como ia contra lobis...

Anónimo disse...

O Dr. Miguel Ferreira foi contra os lobys por isso é que o entalaram. Quem perdeu foi o povo madeirense.

Anónimo disse...

Queriam enriquecer ou pagar dívidas com as comissões da construção do Novo Hospital mas enganaram-se.

Jorge Figueira disse...

Este tema do Hospital outro dia foi notícia a partir da ALM.
Cansado que estou deste jogo do empurra que consome energias, sem trazer nada de jeito em benefício dos "votadores" que se deixam empolgar pelas tiradas de S. Exªs os Srs. deputados eu esccrevi:
Estive em Marte uns anos. Quando parti estavam os madeirenses entusiasmados com a ideia de um NOVO HOSPITAL, para o qual até já havia terreno.
Regressado, verifico grande agitação à volta do tema, mas de Hospital nada!
Hoje leio esta notícia fresquinha, vinda da ALM, que aqui fica ao dispor dos curiosos. Nela um representante do POVO insurge-se contra "cinco burocratas" - registe-se a melhoria, já não lhes chamou "cubanos" - que rejeitaram a inclusão da obra no projecto de interesse comum. S. Exª, o Sr. deputado, garante que o projecto teve apoio unânime da ALM. Pudera, acha que alguém caía nessa de votar contra? Todos vós quereis votos, muitos de preferência.
Sr deputado deixe-se de "rodriguinhos". Qual Conselheiro Acácio, V. Exª afirma aos seus eleitores: "O PSD exige saber o que se passou para a desobediência do Ministro das Finanças ao seu 1º Ministro" Chega de retórica oca, mesmo assinalando a melhoria de linguagem.
Antes dessa permanente diatribe PSD/PS expliquem-nos, aí na Casa da Democracia, aquilo que aconteceu durante o tempo em que andei por Marte.
Penso que houve a falência de um projecto qualquer muito elogiado e incensado. Até um alemão elogiou o endividamento.
A dívida, se tivessem feito o hospital, seria, hoje, menos irresponsável . É a democracia que temos. Ao fundo das questões não querem ir. Satisfazem-se em falar aos corações tentando mostrar que A é melhor que B. Já não há pachorra para tanta retórica ineficaz.

Anónimo disse...

Mas é mesmo preciso um hospital novo? Não bastava arranjar os 2 hospitais do Funchal? Não será sobretudo um problema de gestão? Esta vontade louca de construir cheira a esturro.