Powered By Blogger

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Dia Mundial


Movimento Democrático das Mulheres organiza debate 
“ A Terceira Idade no feminino”
O Dia Internacional da Terceira Idade, (pessoas que passaram dos 65 anos, segundo a OMS), a 28 de Outubro, foi instituído pela ONU, para assinalar a importância da população idosa e sensibilizar para os seus direitos, alertando para a situação económica e social desta população, mas também para cuidados de saúde, entre outros, valorizando-a perante a sociedade e assegurando-lhe uma vida condigna. São muitos os idosos que vivem, actualmente, em carência económica e isolados dos seus familiares, muitos ao abandono, seja em lares de terceira idade ou em casa.
Grande parte da população portuguesa é idosa, e sobretudo mulheres, prevendo-se que esta triplique nas próximas décadas em relação aos jovens, acrescendo ainda mais as preocupações em torno desta faixa populacional no âmbito da sua integração e protecção, sociais.
Há que garantir aos idosos uma qualidade de vida acrescida e promover e incentivar o seu contributo para o desenvolvimento social e comunitário.
Porque “velhos são os trapos” e o MDM quer evidenciar a importância da “arte de saber envelhecer”, convocamos todos os interessados a participar na iniciativa-debate que se realizará no próximo dia 4 de Novembro de 2016, às 18.30h, na Rua Câmara Pestana nº 24, 2º andar, intitulada “ A Terceira Idade no feminino”, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Terceira Idade que contará com a participação da Dra. Maria Helena Gonçalves Jardim, especialista em geriatria, e com a Dra. Manuela Parente, psicóloga.
As Pessoas Idosas fazem a diferença na sociedade! São pilares familiares e transmissores privilegiados de valores e conhecimentos às gerações seguintes, e por isso o MDM destaca-os nesta iniciativa para abordagem e debate em torno dos seus problemas, mas sobretudo para valorizar e enaltecer o seu papel determinante e insubstituível na nossa sociedade. 
P'lo MDM, 
A coordenadora regional
Sílvia Vasconcelos

Sem comentários: