Powered By Blogger

segunda-feira, 31 de outubro de 2016



Então e o PDM Participativo do Cafofo?


Três anos passados sobre a conquista da Câmara pela “Coligação Mudança”, eis que Cafofo levanta um ligeiro Véu sobre o seu PDM para a Cidade do Funchal, isto no Diário de Noticias da Madeira, muito bem, até que enfim, contudo ficamos surpresos com  o facto de afinal Cafofo não ter cumprido a sua promessa eleitoral das autárquicas  de 2013, e  que mais tarde pregou na comunicação social, dizendo que a Elaboração do seu PDM seria participativa e envolveria todos os sectores da sociedade Funchalense. Ou seja, e resumidamente, o Executivo do PSD, à data das autárquicas de 2013, tinha uma versão do PDM do Funchal totalmente concluída e com parecer positivo de toda a comissão técnica de acompanhamento, isto para se iniciar o Período de Discussão Publica com toda a população da cidade, período esse que decorre da respectiva obrigatoriedade legal prevista. Contudo, Cafofo, e nomeadamente nas entrevistas que deu na época,  foi bastante claro e contudente, em acusar que a elaboração desse PDM de Miguel Albuquerque, teria sido feito “à porta fechada” entre o executivo politico e o respectivo gabinete técnico, não se tendo envolvendo na sua elaboração todos os sectores da sociedade funchalense interessados, nomeadamente as ordens profissionais, as associações ambientais, associações de moradores entre tantos outros, nem se tinham promovido debates populares entre os munícipes para intervirem de forma participativa na elaboração do Plano, como aliás se fez, e de forma mediática, na Cidade de Lisboa, palavras dele, isto não obstante a existência da comissão técnica de acompanhamento já obrigatória por lei. Portanto afinal ,Cafofo, e três anos passados, não fez  rigorosamente nada disso, e elaborou o seu PDM tão à “Porta fechada” como o PSD, e não venha agora com a "treta" que se vai debater o seu plano com a população da cidade do Funchal, no respectivo no período legal da Discussão Pública, pois o debate e envolvimento prometido com população era durante elaboração do plano! Uma vergonha, isto numa época em que a “cidadania participativa” está na ordem dia, para a “génese” deste tipo de instrumentos de gestão territorial e para o futuro das cidades!

O Cidadão Interessado

16 comentários:

Anónimo disse...

É incrível, os Cafofos gastaram rios de dinheiro para o "Orçamento Participativo" para o apuramento de projetos com interesse para as comunidades, e ficaram-se por um parque de skates, mas realmente sendo o PDM, um plano tão importante que mexe com áreas tão sensíveis da sociedade, como todo o sector construtivo e imobiliário, bem como toda a organização do território municipal, merecia o envolvimento da população na sua elaboração, através de um conjunto amplo de debates e acções de participação.é mesmo uma vergonha.

Anónimo disse...

Para que fique registado, o PSD, e durante o tempo de elaboração do seu PDM, nunca virou as costas à participação e envolvimento da população, nesse período, e no antigo Departamento de Planeamento Estratégico da CMF (departamento extinto por cafofo), havia um procedimento oficial de recolha de sugestões da população, através de impresso próprio e com uma entrada do documento processada informaticamente, que aliás ainda devem constar dos serviços da CMF, tendo-se até à data das autárquicas de 2013, recolhido cerca de 300 sugestões dos munícipes, para efeitos de incorporação ao nao no plano.

Anónimo disse...

A Gamara Municipal de Lisboa e durante a elaboração da revisão do seu PDM, promoveu imensos debates em salas de cinemas, foruns etc,, com todos os sectores da sociedade, até com todo o sector da construção inclusive, tudo com vista à partipação ativa da sociedade.

Anónimo disse...

PDMs à porta fechada é muito mau, então não é de fazer um debate para auscultar toda sociedade sobre os seus anseios e desejos para a cidade?

Anónimo disse...

Participativo? É só conversa, como costume. O sábio Cafôfo não quer a viloada a dar opiniões. Para autorizar o mamarracho do Savoy, foi logo, veremos a troco de quê. Agora prepara-se para roubar os pequenos munícipes retirando-lhes capacidade de construção. É só truques. Uma Máfia.

Anónimo disse...

Sr. Calisto, por acaso algum dos seus K está incumbido da Justiça? Dizem que nas próximas eleições da Ordem dos Advogados se perfila uma lista cuja primeira figura está numa situação de evidente incompatibilidade com o exercício da advocacia e nessa mesma lista figura ainda um outro elemento que permite a prática, junto ao seu escritório, do crime de procuradoria ilícita, por familiar?
Triste justiça!
Só falta uma lista de sindicalistas.

Anónimo disse...

Dizem que o pdm foi elaborado pelos empresários e pelo cubano do Iglesias

Anónimo disse...

Este Cafofo só vive de propaganda. Milhares de euros para o DN do Blandy tudo à nosso custa. Quanto ao resto nada! Só anda agora a despachar o PDM por que vêm as eleições e o tipo não quer ser atacado por não ter feito a ponta de um corno. Qual Mudança?! Só se foi para dar tachos aos parasitas cafofianos na Frente Mar?

Anónimo disse...

Já viram o nosso Mercado???? Não é dos Lavradores, é o mercado das tascas, bolsas e esplanadas. Este P.Cafofo é mesmo um bluff...

Anónimo disse...

O PDM vai ser arredondado pelo Arq. Paulo David e pelo Byrne, já fizeram uma negociata com o Cafofo de 40 mil euros para um gabinete faz-de-conta e agora tratam do resto.

Anónimo disse...

Este blogue é campeão na má língua. O que vale é das más línguas não reza a história. VIVA O PROFESSOR PAULO CAFOFO.

Anónimo disse...

Será que o tal PDM reorganizará a Zona Velha da cidade e da Rua de Santa Maria de forma a que os restaurantes encolham e os cidadãos tenham espaço para andar? Será que esta actividade comercial passará a ser exercida compativelmente com a prestação de socorro quando necessário? O mais certo é ficar como está e depois vê-se!

Anónimo disse...

Paulo Cafofo é o Presidente da Câmara que mais transferiu dinheiro para o Diário de Noticias. Nunca se viu tal sangria! E ninguém vai preso?

Anónimo disse...

O Presidente Paulo Cafofo tem de afastar o Miguel Iglésias. Ele anda a dizer mal e a ridicularizar o Dr. Domingues e a Dra. Idalina Perestrelo. Que eles não fazem nada e que empatam as coisas quando é o Iglésias que rebenta com tudo o que se faz de bom.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

A Miss Campanário agora tem um plano para ser Miss Universo. Parabéns!