Powered By Blogger

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

IMPRENSA CHEIA DE TRUQUES



LUÍS DE MATOS TRANSFORMOU HOJE
AS NOTÍCIAS DOS JORNAIS




Ao ouvir a revista de imprensa na rádio esta manhã, o cidadão médio deve ter ficado com a sensação de que Luís de Matos transformou como que por encanto as notícias do dia, quase todas. O próprio título do Diário referente ao famoso mágico lusitano bem avisa: "O impossível vai acontecer". 
E, sem perda de tempo, há um primeiro truque logo na manchete. A varinha mágica de Matos faz o espectador acreditar no milagre: "governo actualiza salários na hotelaria". A realidade é outra: quanto mais recordes de receitas os hoteleiros açambarcam, mais polivalência, contratos precários, recibos verdes e baixa de salários recaem sobre os trabalhadores. Será preciso um passe de mágica muito bom de Luís de Matos para que o estado de coisas melhore um pouco, já que se os trabalhadores da hotelaria ficam à espera do patronato ou mesmo do acomodado sindicato, morrem a trabalhar.
Outra mágica do artista hoje é que o desemprego na Região cai como nunca desde há 55 meses para cá. Mas neste caso não há grande mérito no número: ele baseia-se nos truques oficiais para baixar o número de desempregados, como excluir das pavorosas estatísticas os estagiários, os batalhões de emigrantes e o resto que eles sabem. 
Para deitar areia aos olhos dos espectadores, em nome de uma aparente verosimilhança dos truques, sai também uma notícia virtual assegurando: "estatísticas oficiais mais fiáveis".
Estamos perante um espectáculo profissional, muito bem planeado.
Seguindo um alinhamento perfeito, surge depois mais um truque pensado a tinta-da-china: 300 milhões do oriente aplicados na Madeira e criação de 800 postos de trabalho! Acho que vamos ter de importar trabalhadores do leste, como quando vieram ucranianos e sérvios no tempo do desenvolvimentismo. E tudo isto graças a um complot, diríamos, de empresários de lá e de cá. 
Sem perda de balanço e com muito a-propósito, Luís de Matos saca da cartola outra notícia encantada sobre um crescimento de cimento a rondar os 40%, mas também aqui o mérito foi de quem primeiramente conseguiu tirar a carta viciada da manga para fazer o jogo dos tubarões.
Luís de Matos mete sempre muito humor nos seus espectáculos de magia, daí o bocadinho de glória concedido a Miguel Albuquerque para, sobre o novo hospital, o presidente dizer que "está tudo de saúde". Ora, quando a Saúde na Região, tal como o desgoverno Blue Establishment, acaba de cair num dos mais vergonhosos vexames que já se viram por estas bandas - o dos pareceres nacionais sobre a incompetência oficial precisamente sobre o dito hospital -, este número do presidente do governo só pode ser humor. Ou então quer continuar a gozar com uma população inteira, ele que actualmente jaz na lama com João e mais comparsas do 'melhor sistema de saúde'.

Voltando ao verdadeiro artista, Luís de Matos teve a vida facilitada no caso do novo hospital: fez desaparecer algo que nunca existiu.
O próprio parlamento está influenciado pelo nosso mago: ontem, os deputados andaram a discutir um assunto que só existe na cabeça deles, ainda o malfadado hospital novo. E fizeram recomendações para Lisboa sobre o não-assunto. Ou estão hipnotizados pelo prestidigitador ou precisam de consulta colectiva.
Amanhã não perco a revista de imprensa. Está descoberta a maneira mais barata, delirante e deliciosa de entrar bem no dia.

4 comentários:

Anónimo disse...

Delicioso!

Anónimo disse...

As dúvidas estão tiradas!!!!!!!!!!!!!!!11111

Jorge Figueira disse...

Meu Caro Calisto
O tema Hospital Novo andou pela ALM dia 12. Na altura mereceu-me este comentário:

"Estive em Marte uns anos. Quando parti estavam os madeirenses entusiasmados com a ideia de um NOVO HOSPITAL, para o qual até já havia terreno.
Regressado, verifico grande agitação à volta do tema, mas de Hospital nada!
Hoje leio esta notícia fresquinha, vinda ALM, que aqui fica ao dispor dos curiosos. Nela um representante do POVO insurge-se contra "cinco burocratas" - registe-se a melhoria, já não lhes chamou "cubanos" - que rejeitaram a inclusão da obra no projecto de interesse comum. S. Exª, o Sr. deputado, garante que o projecto teve apoio unânime da ALM. Pudera, acha que alguém caía nessa de votar contra? Todos vós quereis votos, muitos de preferência.
Sr deputado deixe-se de "rodriguinhos". Qual Conselheiro Acácio afirma aos seus eleitores: "O PSD exige saber o que se passou para a desobediência do Ministro das Finanças ao seu 1º Ministro" Chega de retórica oca, mesmo assinalando a melhoria de linguagem.
Antes dessa permanente diatribe PSD/PS expliquem-nos, aí na Casa da Democracia, aquilo que aconteceu durante o tempo em que andei por Marte.
Penso que houve a falência de um projecto qualquer muito elogiado e incensado. Até um alemão elogiou o endividamento.
A dívida, se tivessem feito o hospital, seria, hoje, menos irresponsável . É a democracia que temos.

Anónimo disse...

Será também verdade que este Mago fez uma cena de magia na Frente Mar, transformando essa empresa municipal no maior albergue de parasitas e chulos da região? Como dizia o outro, perguntar não ofende!..