Powered By Blogger

quarta-feira, 5 de outubro de 2016



O TRISTE ESTADO
DO JARDIM MUNICIPAL
DO FUNCHAL


Graças ao extraordinário conjunto de jardins públicos e privados, associado ao bom estado de conservação, em 2000 o Funchal recebeu o GALARDÃO DE OURO DAS CIDADES FLORIDAS DA EUROPA, distinção que nenhuma outra cidade portuguesa conseguiu até agora.
Honro-me de ter coordenado a equipa, que construiu a candidatura dos jardins do Funchal e a defendeu no terreno perante o exigente júri internacional.
Luto há muitos anos para que a Madeira se assuma como um “hot spot” no domínio do “Garden Tourism”, necessitando, para tal, de ter  quintas, parques e jardins exemplarmente cuidados e duma ajustada promoção deste seu precioso património.
Registo com satisfação a enorme qualidade dos jardins de alguns hotéis e com enorme tristeza a degradação dos jardins públicos.
Com exceção da Quinta Vigia, neste momento no Funchal não há um jardim público bem cuidado.
O Governo Regional e a Câmara do Funchal têm gasto os neurónios e o dinheiro em propaganda interna com o objetivo de anestesiar os potenciais votantes, não sobrando tempo e sensibilidade para cuidar dos espaços verdes e doutras coisas essenciais para a qualidade de vida dos cidadãos e para a afirmação da Madeira como destino de excelência no concorrido negócio do turismo de jardins.
Hoje, depois de retiradas as barracas duma feira terceiro-mundista que durante quinze dias entupiu os passeios, voltei a percorrer o Jardim Municipal do Funchal. Fiquei indignado com o que vi. Senti vergonha ao cruzar-me com muitos turistas que ali andavam à procura da beleza das flores e, como eu, davam de caras com canteiros completamente despidos e outros com plantas espezinhadas.
As fotografias atestam o triste estado do emblemático jardim centenário localizado no centro histórico do Funchal.



Funchal, 04.10.2016

Raimundo Quintal

6 comentários:

Anónimo disse...

E se fosse só este. Os jardins estão destratados, a recolha de lixo não é feita atempadamente, as estradas do funchal que eram lavadas todas as semanas, agora só veem água quando chove, os buracos abundam na via pública, os passeios idem, enfim o Funchal está entregue a um bando de "salteadores" que não conseguem ver mais que "protagonismo" e "vaidades" .
Há coisas que deveriam ter sanções - e não zelar pelos bens públicos, quando eleitos para isso- era uma dessas coisas.
E ainda falta um ano .....

Anónimo disse...

A Câmara deve querer transformar o Jardim Municipal em mais um Skatepark. Ou então é porque são um bando de incompetentes

Anónimo disse...

Tem toda a razão professor.

Anónimo disse...

Pelo que vejo a Pedra da ACIF e criada dos Sousas andou com a sua tralha a destruir e calcar o jardim.

Anónimo disse...

É da Mudança, não é?
Votaram neles, mamem com eles.

Anónimo disse...

O Parque de Santa Catarina passou a casa de espetáculos que tem umas plantinhas e uma lagoa para decoração.

O Jardim Municipal passou a feira, que tem um auditorium e umas plantas para embelezar.

O Jardim do Almirante Reis passou a pista de skate.

A Quinta Magnólia só é lembrada quando precisam de fazer algum espetáculo, de resto é deixar apodrecer.

O Jardim na Praça do Mar agora que até estava bem tratado,lá entraram as maquinas e puff.

O Jardim de Santa Luzia é um WC canino.

Não dão conta dos já existentes, mas mesmo assim ainda pretendem fazer mais um jardim nas Madalenas. Pelo menos já limparam uma vez o terreno, mas acho que estão à espera que as canavieiras cresçam novamente para cobrarem mais uma limpeza.

Haja paciência para tanta insensibilidade, entretanto vão se gabando dos números do turismo, ilusionando-se com a ideia que é obra vossa, mas lembrem-se que a instabilidade nos países do mediterrâneo não vai durar para sempre.

Verde Rubro