Powered By Blogger

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Eleições na UMa


'Professor Preocupado' faz a sua reflexão sobre a Universidade. De caminho, adere à briosa e destemida falange 'K', braço justiceiro do Fénix


"O ainda Magnífico Reitor continua com problemas básicos de Matemática"...


Eu sei que a situação das eleições da UMa gerou uma discussão não muito limpa e acalorada, provavelmente em demasia para o nível de comentários que pretende manter no Fénix e com o qual me revejo. Porém, as contas da Universidade são apenas a ponta do icebergue do que vai naquela casa de loucos ao quadrado e gostava que os meus filhos e os dos demais madeirenses, chegassem a usufruir de um ensino de qualidade na Madeira e não tivessem que emigrar para estudar, com todos os sacrifícios financeiros (até porque a novela do subsídio mobilidade é o que é) e emocionais. Não podia ser-me mais indiferente se é lista A, lista B, se é este ou aquele. O que importa é que sejam pessoas com visão e competência, o que na minha opinião, são virtudes que a anterior/actual equipa reitoral nãopossui.

Na sequência do rescaldo das eleições, não deixa de ser "curioso" verificar pequenos factos:

1. O ainda Magnífico Reitor continua com problemas básicos de matemática que deveria dominar, teimando dizer que obteve 80% dos votos (http://www.rtp.pt/play/p85/e260767/telejornal-madeira/539697). Ao contrário das contas, é fácil chegar aos resultados das eleições através do site da UMa. 172 eleitores.... 123 votantes na Lista A = 71,5%.... eu sei, eu sei, é uma diferença de "apenas 10%" mas é que com este rigor, facilmente chegamos aos 1.4milhões de euros de buraco que só após muita pressão, a comunidade académica ficou a descobrir.

2. Tornaram públicas as contas (apesar de não as divulgarem por email para a academia e, supostamente, estarem no site entre actas e relatórios colocados não se sabe quando, pois a página principal do site e os mails para docentes só servem para mandar ordens burocráticas e ridículas, documentos e anúncios de coisas parvas e que aqui daremos também conta ...) e parece tudo normal para Suas Excelências e estimados Colegas que ano após ano o buraco vá aumentando, isto apesar de todos os fundos europeus que existem e que podem ser aproveitados, isto apesar dos cortes salariais nos funcionários e congelamento das carreiras (para alguns claro)...é tudo normal e está tudo bem. 

Enfim, haja saúde. O johnny walker pelos vistos ajuda.

P.S. 1 - Não sei se o cargo já está ocupado mas posso-me candidatar ao posto de K-UMa?

P.S. 2 - Podem perguntar e berrar "ah se és assim tão bom porque não dás a cara e avançaste?". Simples, como estas eleições provaram, o problema é estritamente político, pelo que não serve de nada combater dentro de portas apenas para ser perseguido e prejudicado.

K-UMa



Nota do Fénix - Mesmo sem as possibilidades de uma Frente Mar ou da engenhosa máquina laranja, também arranjamos uns lugarzinhos, com uma diferença clara: em vez de sinecuras, os lugarzinhos aqui só dão aborrecimentos aos candidatos admitidos. Como se vê, o 'Professor Preocupado' está nomeado K-UMa, com muita honra para o Fénix. E já entrou ao serviço. 

6 comentários:

Anónimo disse...

Ja que falamos en profs. Consta que o srinducaçao vai a assembleia explicar a borrada que ta montada no conservatório. Para evitar que la va passear e pavonear egos, seria bom que a dita oposição se informasse, basta consultar o sindicato e desnarcara.se esta asneirada. Trata.se de uma medida sem pes nem cabeça ao melhor estilo dos liberais de pacotilha mas que nem o anterior ministro Crato era capaz sabendo da ilegalidade de confundir carreiras gerais e especiais da função publica.

Anónimo disse...

Unknown disse...

Entendo que o K-UMa se manifeste no anonimato, se tem família na região, ou filhos a estudar e a necessitar de emprego.
Continue assim pois sei o que passei quando em 2000 enfrentei o sistema.
Nessa altura não haviam vozes dissonantes como as de hoje que dizem que o anterior presidente deveria ter saído em 2000.
Ahahah agora é fácil jogar pedras a uma árvore sem frutos...Na altura eram todos "vassalos"...
Nessa data (2000) ameaçaram tudo e todos à minha volta, mas sobrevivi e os meus filhos também não necessitaram do Sr. Governo Regional para serem alguém na vida e, por fim, felizmente não tinha animais de estimação à época, coitadinhos, pois iriam aumentar os que pululam os terrenos da Penteada!!!

Anónimo disse...

Bem que comeu e continua a comer do sistema. Assim é fácil chamar K´s para a briga!

Anónimo disse...

Parece que "O ainda Magnífico Reitor continua com problemas básicos de Matemática"... isso é lamentável!!!
É lamentável? Não... não há problema! Ele já despachou avenças... Pode errar exponencialmente! Não há problema! Ele próprio, em momento inoportuno, admoestou que tem apoio jurídico pago pela UMa! Terá sido o Tasqueiro ou o Jonh Walker a falar???

Anónimo disse...

Só pode ter sido água da Escócia! Quando é que fazem uma Verdadeira auditoria às contas da UMa?!