Powered By Blogger

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Política no terreno



PCP denuncia em Machico 

problemas com água potável



Nesta iniciativa que hoje teve lugar no Concelho de Machico, no sítio da Ribeira Seca, foram apresentadas as seguintes declarações políticas pelo dirigente regional do PCP, Ricardo Lume.
«O PCP está hoje, no concelho de Machico, sítio da Ribeira Seca, para denunciar um problema que afecta o quotidiano dos moradores do Lombo do Cheque.
A população do Lombo do Cheque e das zonas altas do sítio da Ribeira Seca têm protestado pelo facto de não existir um serviço de distribuição de água potável de qualidade. Muitos são os relatos de moradores desta localidade que confirmam o péssimo serviço de distribuição de água potável, por vezes abrem as torneiras em casa e não terem água ou a sua pressão é muito reduzida. Este não é um problema novo nesta localidade, mas tem vindo a prolongar-se no tempo.


 Numa primeira fase foi apresentado como solução, para a resolução do deficitário serviço de distribuição de água, a integração da gestão da água potável do Concelho na ARM, passados vários anos tudo ficou na mesma, excepto o valor da factura da água que aumentou e não foi pouco.
Posteriormente a Câmara Municipal de Machico, já com este executivo PS, garantiu as populações que este problema seria resolvido, mas de facto nem a ARM nem a Câmara Municipal de Machico resolveram este grave problema.
 Nos últimos 3 anos o Executivo da Câmara, nada fez para garantir o direito à água potável nesta localidade e verificamos que não está perspectivado no orçamento Camarário para 2017 verbas para este fim.
É inconcebível que em pleno século XXI, com milhões de euros vindos da União Europeia, ainda existam localidades na nossa Região onde o abastecimento de água potável é deficitário, está é uma realidade só comparada com países de terceiro mundo.
A CDU está solidaria com a população, do sítio da Ribeira Seca e vamos intervir, junto da Câmara Municipal de Machico e do Governo Regional, para que seja garantido uma melhor rede de abastecimento de água potável, nesta localidade, que garanta as necessidades diárias da população.»

Sem comentários: