Powered By Blogger

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Desafio



À consideração de todos os nossos valorosos candidatos às eleições autárquicas de 2017

Aproximam-se as autárquicas e já se sente no ar os ventos de boa vontade tão comuns nestas épocas. Aproveitemos então a bem-aventurada frente otimista e esperançosa que aí vem e lancemos desafios e ideias porque estas são as alturas em que a classe política está particularmente atenta ao que o povo quer. Por agora, e admito, com um sentido um pouquito maroto, abordo uma mistificação que muito apoquenta o madeirense, o transporte público. Não digo que esta aflição seja exclusivamente madeirense, o português comum também sofre desta aflição, mas o madeirense é, em muitas coisas e para o bem e para o mal, um gênero de português apurado e por cá esta mistificação atinge o seu píncaro nacional.
Caríssimos, o madeirense adora espalhar a sua “cagança” com os carros, e quem anda de transporte público só o faz porque não tem carta ou não tem dinheiro para um carro. É uma espécie de norma social que apesar de parecer parola para um qualquer nórdico que aprenda português e esteja a ler isto, dita o parque automóvel mais estimadinho e lavadinho do País, quiçá da Europa! Tomem lá seus nórdicos ricos e líderes mundiais em quase todos os indicadores sociais e ambientais!
Mas este meu leitor nórdico fantasma reconhecerá nos mais diversos candidatos o tipo de políticos que por lá governam. Verá em todos os candidatos o espírito participativo que os governos nórdicos potenciam, reconhecerá a humildade dos candidatos e sentirá a legitima boa vontade de todos os candidatos no bem comum dos munícipes. Os nossos candidatos não ficam atrás dos vossos, meu caro leitor nórdico fantasma! O nosso problema são os 3 anos e 6 meses que intervalam o aparecimento dos nossos virtuosos candidatos, “no biggie” ok?
Caros leitores, já que temos sempre candidatos tão bons, ou pelo menos tão bons como os políticos nórdicos, porque não desafia-los a se fazerem deslocar por transporte público nas campanhas (táxi não conta)? ajudaria a desmistificar este traço cultural que, apesar de trazer uma beleza peculiar às urbes, tem aquela chatice de entupir as rodovias, ocupar os passeios às pessoas, estragar a qualidade do ar que todos respiramos, etc. É que por lá, muitos vão de transporte público para o trabalho! Até o Mayor de Londres já vai no “tube” (esta vai espicaçar o nosso Mayor!), está na moda! Mais, as paragens são ótimos sítios para vocês exporem as vossas esperançosas ideias aos votantes, eles não podem fugir, estão à espera da “carreira”!
Vamos lá candidatos, mostrem ao meu leitor nórdico fantasma como é! Go public, demystify public transportation in Madeira!


Ricardo Meneses Freitas

Sem comentários: