Powered By Blogger

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

JSD reúne-se com Natércia Xavier



Candidatar a 'Festa' 
a património da Humanidade

As vice-presidentes da Jota, Vera Duarte e Leandra Mendes, esta manhã com a directora da Cultura.



A Juventude Social Democrata da Madeira reuniu, esta manhã, com a Directora Regional da Cultura, Natércia Xavier, no âmbito do Roteiro da Cultura e Tradição.
A reunião permitiu conhecer, mais aprofundadamente, o trabalho desta estrutura e perceber como estão posicionados os madeirenses e portosantenses relativamente à cultura e ao património.


Perante as questões colocadas pelos jovens social democratas, a Diretora Regional revelou com entusiasmo a proximidade crescente que a população tem revelado a esta área, mostrando que jovens e menos jovens estão mais sensibilizados para a aposta na cultura e para a preservação do património.
                
No que concerne a sinergias entre distintos organismos, foi notória a importância destas para elevação da cultura quotidiano, destacando-se o trabalho que alguns munícipios têm vindo a realizar e que a própria Universidade da Madeira, através da Associação Académica da UMa, tem demonstrado com distintos projectos de cariz cultural e turístico, que chegam a distintos públicos.
Foram debatidos alguns exemplos, sendo que a JSD não concorda com a gestão feita pela Câmara Municipal do Funchal em relação ao Teatro Municipal Baltazar Dias. Pese embora a ocupação do mesmo seja mais assídua, não se pode banalizar a ocupação deste edíficio, nem esquecer-se da matriz que o caracteriza, aceitando todo e qualquer evento, só para não se ter de sufragar ideias ou projectos.

Quanto à verba do Orçamento Regional do próximo ano destinada para a cultura, fez-se saber que o valor irá manter-se, o que é, à primeira vista, positivo. Contudo, dada a existência de mais projectos e ideias, o valor terá de ser gerido com mais minúcia podendo não abranger todos os interessados. A JSD regozija-se com o facto de não se diminuir a verba para esta área mas alerta para a importância que a aposta na cultura e no património têm de continuar a ter nos orçamentos regionais e nacionais, sob pena de se comprometer o futuro da mesma.

Finalmente, a Juventude Social Democrata da Madeira colocou em cima da mesa a possibilidade da Região candidatar “A Festa” a Património Imaterial da Humanidade, pelo significado, simbolismo e reconhecimento desta expressão cultural na História da Região.
Cientes da história de todos os madeirenses e portosantenses, daquilo que o Natal simbolizava, outrora, para muitas famílias que viviam em privação durante todo o ano, pelos valores intrísecos a esta época e pelas tradições que se expressam na nossa Região, poderá ser interessante fazer perdurar esta expressão cultural única.

14 comentários:

Anónimo disse...

M'ESPANTO ÀS VEZES , OUTRAS M'AVERGONHO ...
(Sá de Miranda)

Anónimo disse...

Candidatar a festa a património da humanidade? Já está tudo grosso ?

Anónimo disse...

É giro essa de candidatar "A Festa". Isto é agora é tudo prá Unesco: missas do parto, camelos embalsamados frente à Sé, poncha a rodos frente à Secretaria do Turismo, e talvez aquela morte de porco no salão paroquial do Estreito! É mesmo disso que aqueles tipos lá da Unesco estão à espera. Eles nunca viram nada assim...
Esta canalha, de tanto puxar pelo miolo, está a ficar com os fusíveis queimados, já nem sabem o que inventar para mostrar serviço. A verdade é que, hoje como ontem, as jotinhas nunca se distinguiram pela massa cinzenta.
Mas o que intriga mais é não estar aí nessa reunião aquele super-museólogo e grande "guardião" do património e das quintas da Madeira. Então como é que há uma reunião dessas e o homenzinho não é chamado e fica lá no trono barão a murmurar em cima da senhora direitora... Porque é que não aproveitam as mudanças deste mês, e não o fazem diretor regional, que era a maneira de ao fim de dois meses e milhares de asneiras e de públicas barracadas depois, ele ser completamente irradiado do mapa da Cultura da RAM? Ainda não perceberam que esse tipo, filho e neto de museólogos, é o maior problema da cultura na Madeira?

Anónimo disse...

Que tal tb candidatar as chefias do GR e da ALM, a patrimonio da UNESCO? Com tanta asneira, nem interpretar as leis da administraçao publica sabem, perseguir, fazer bullying, ganham em toda a linha a todos a nivel mundial...

Anónimo disse...

Estas jotinhas não têm nada dentro daquelas cabecitas,além de um provincianismo atávico.Percebe-se porque são recebidas pela Directora da Drac,é tudo da mesma família.O grande,imenso,portentoso museólogo lá do sítio,não se mistura, deixando estas ninharias para a Dr.a Xavier, que ele considera um pouco brega e sem estatuto. O património edificado arruína-se,faltam apoios em tantas áreas criativas,os museus mais do mesmo,sempre sob a alçada do execrável museólogo «pai tirano»,a investigação,nas suas várias vertentes,não traz nada de novo,áreas como o design,música,teatro,literatura,dança,arte popular,etnografia,folclore,passam ao lado da Drac. Não deverá ser por falta de funcionários,ao que se diz muitos dos que lá estão não fazem absolutamente nada.Para quando uma mudança radical neste estado de coisas?

Anónimo disse...

JSD Madeira onde anda? os seniores que a força da ameaça quiseram ter cordeiros na JSD. O carma e tramado agora um PSD madeira nuca teve tão baixa polaridade o inicio do fim.

Anónimo disse...

PSD muito mau, JSD pior ainda ao que o meu partido chegou!!

Anónimo disse...

Isto só mesmo no gozo Lolol nunca a mediocridade e a imbecilidade foram tão longe está gente acha que o mundo acaba no garajau??? Que desgracado será o futuro com estas almas a mandar algum dia

Anónimo disse...

Pobre JSD. Esta juventude tem de ser um pouco mais criativa e realista.

Anónimo disse...

Ao que esta minha JSD/PSD/Madeira chegou, que falta de visão futura, que falta de criatividade, meninos(as)saiam a rua, olhem a vossa volta e trabalhem em prol desta nossa terra desta gente, basta a vergonha que esta a ficar a nossa cidade, suja, cheia de sem abrigo, mendigos por tudo o que é canto, onde estão as nossas flores, passaram a ser de betão?, meninos(as)comprem uns postais e recordem a beleza das nossas ribeiras, "a nossa FESTA ser candidata a património da humanidade".
Haja paciençia; Não digo mais NADA.
Feliz Natal a todos

Anónimo disse...

Eles querem e tachos, estão a procura de tachos, muitos ja sonham em chegar as câmaras através de tachos, basta ver o ocorrências madeira, era tudo a dizer mal do cafofo através de perfis falsos, era tudo os meninos da jota funchal com medo de perder tacho, basta ver quem está la na jota funchal e na jota sao pedro, façam uma breve pesquisa.

Anónimo disse...

Dia 30 de Novembro houvr uma palestra na sede da rua dos netos, organizada pela jsd funchal, com os oradores do psd funchal e vereadores do psd, eles chegam ao local da palestra, so estava meia duzia de pessoas, refiro a organizadora do evento, isto e, a presidente da jota funchal e elementos da comissao da jota madeira, acabou por ser adiada a palestra, nem organizar um evento se sabem, vergonhoso.

Anónimo disse...

Tou mesmo a ver os decisores da Unesco assistindo a um vídeo da matança do porco...
Valha-me Nossa Senhora !
E levanta-se um padeiro às três da manhã para fazer pão a esta gente.

Anónimo disse...

Meninas, a poncha está subindo à cabeça ?