Powered By Blogger

sábado, 17 de dezembro de 2016

Natal da Tabanca (3)



Natal ou 1.º de Abril?



Este tipo de brincadeira coaduna-se mais com o Carnaval ou, ainda melhor, com o Dia das Petas. Não tem a ver com o espírito de Natal, vocacionado para paz e amor e não para sobressaltos de mau gosto. Seria bom que a Imprensa deixasse as gracinhas para o 1.º de Abril. E, ainda assim, não sei se não cairá mal, mesmo nessa data criada para fazer partidas aos distraídos, brincar com o postal mais emblemático da Madeira, a zona ribeirinha da castiça vila de Câmara de Lobos. Mesmo em clima de humor, seria caso para qualquer madeirense, em especial o valente e bairrista camaralobense, recordar a célebre frase de Nuno Gonçalves dita para o filho, no Castelo de Faria, enfrentando as lanças dos tubarões castelhanos.
Os delicadinhos que mandam na Tabanca receiam os tubarões que querem tomar o castelo? Então, fraldinhas, ouçam Nuno Gonçalves a falar ao filho: "Cumpre o teu dever, alcaide do Castelo de Faria! Maldito por mim, sepultado sejas tu no inferno, na hora em que os que me cercam entrarem nesse castelo sem tropeçarem no teu cadáver!"




16 comentários:

Anónimo disse...

Os camaralobenses que se preparem para depois serem colocados portões que vedarão o acesso ao cais.
Povo a passar à frente do hotel para fazer barulho aos hóspedes? Tão loucos, não?

Anónimo disse...

Só se reclama.... Se investe é porque dá cabo de tudo, se não investe só se fala em desemprego...

Anónimo disse...

Há c'anos que esta ilhota é o quintal de meia dúzia? Vota PPD!

Anónimo disse...

Os Trindade não concorreram porque não quiseram

Anónimo disse...

Vivo em Câmara de Lobos há já uns anos. Quando aqui cheguei nunca percebi muito bem por que razão uma Baía tão bonita nunca teve uma única cama de hotel.
Foi construído tanto hotel nesta terra e um concelho como este nunca teve interesse para os hoteleiros. Finalmente alguém faz alguma coisa e o maior hoteleiro Português mostra interesse no local.
Eu como xavelha por opção acho muito bem que a baía seja finalmente valorizada e que o monstro que lá está atualmente dê lugar a um espaço decente e com utilidade para a baixa da cidade.
Muita gente fala do pitoresco da vila de Câmara de Lobos mas são muito poucos os que lá querem viver, pois não é in. Pode ser que com este investimento Câmara de LOBOS passe a ser olhado a com a dignidade que merece.

Anónimo disse...

Bonzinho, Bonzinho era quando na "pitoresca" tresandava a mijo nas ruas e com a lota a exalar o tão extasiante cheiro a peixe podre.
Isso sim é que era bom para atrair turistas e os queques da cidade, para verem como era bonita a pitoresca Madeira velha!
Dá-lhe Coelho! Não ligues as vozes do Restelo!

Luís Calisto disse...

Sr. comentador das 15.07
Bem argumentado e bem escrito. Mas discordo. Limar o que está mal na pitoresca Câmara de Lobos (e é muito) não tem de ser necessariamente construindo um hotel no local em causa. Por mim, prefiro a defesa do fascinante 'postal xavelha' (acho que o Churchill também gostou). Mas é só uma opinião.

Anónimo disse...

Os tubarões não dormem, apenas descansam!

Anónimo disse...

O comentário que mais gostei foi o das 16.48 Boas Festas.

Anónimo disse...

Como Xavelha, concordo com o hotel, já merecíamos um hotel na baixa.

Anónimo disse...

Os turistas gostam de ver leões na savana, constrói-se um hotel na savana para os turistas verem os leões, os leões são perigosos, Matam-se os leões para proteger os turistas... Deixa de haver turistas e leões...queimem o hotel e a savana porque não servem para nada!

Via Pública disse...

O hotel faz todo o sentido naquele local, no entanto a sua volumetria poderia ser mais retalhada em pequenos volumes para coadunar com os pequenos volumes que definem a irregularidade da encosta e lhe concedem aquele aspecto pitoresco.

Acho que a revisão do projecto não seria significado de um aumento exponencial de custos, visto que o investidor já se propôs a pagar o dobro, só iria dar mais brilho ao investimento.

Aquela volumetria parece de um bairro social, não de um hotal de charme...

Jorge Figueira disse...

Pois é, eu também acho que o Calisto tem razão. Não passarão muitos anos para que os pescadores e os barcos estejam a mais na pitoresca baía. A escassez de peixe para capturar, o baixa do número de homens a quererem enfrentar o mar etc...mais uns subsídios para quem quiser voluntariamente abandonar...eureka a baía fica na "borla marítima" garantindo "pugressu"

Anónimo disse...

Povo habituado a subsídios não gosta de investimento porque dá trabalho.

Anónimo disse...

Só o investimento certo, no lugar certo e como deve ser, é bom.Bom, quer dizer, para chegar a muitos. Para quem investe, para quem fica empregado, para o local onde se realiza o investimento e para o meio ambiente.Investir sem olhar a tudo o que se deve olhar, não é bom.
A baía de Camara de Lobos merece que se olhe por ela, para limar o que deve ser limado.Mas, pelo amor de Deus não a estraguem!

Anónimo disse...

Concordo em absoluto com o hotel, mas quando vi aquela tira de cimento junto do cais fui logo para a casa de banho, vomitar. A paisagem pitoresca de Câmara de Lobos já levou em cima dos cornos com a aberração do mercado do tempo do Dantas, um cangalho de m... por isso vergo-me ao comentador da VIA PUBLICA das 10:21, ele tem absoluta razão vamos agora ver se o Presidente da Câmara e o Arq. do Pestana vão meter juízo nos cornos e não rebentarem mais com a vila.