Powered By Blogger

quinta-feira, 16 de março de 2017

Comunicado


Dia Mundial da Agricultura – 20 de março 2017
Na Escola da APEL

A Escola da APEL, em parceria com a Secretaria Regional da Agricultura e Pescas, realizará uma atividade denominada “A Agricultura Madeirense: motor da economia, arquiteta de paisagens e guardiã da natureza”, que terá lugar no próximo dia 20 de março, pelas 10h00, no Auditório Padre Mário Casagrande, na Escola da APEL, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Agricultura. A sua abertura será presidida pelo Secretário Regional da Agricultura e Pescas, Dr. Humberto Vasconcelos, e encerrada pelo Diretor Regional da Agricultura, Eng. Paulo Santos.
A comemoração do Dia Mundial da Agricultura tem como objetivo relevar o papel do agricultor em geral, ao longo do tempo histórico na sociedade madeirense, e o seu inestimável contributo como fonte alimentar, motor económico, “arquiteto” de paisagens, e “guardião” da natureza.
No que concerne à iniciativa, destacamos a participação de vários oradores convidados, nomeadamente, o Investigador Coordenador do Centro de Estudos de História do Atlântico, Prof. Doutor Alberto Vieira, que fará uma breve reflexão sobre a história da agricultura na Madeira, tendo por título: “O Poio Madeirense na construção da agricultura”; o Doutor Engenheiro João Baptista Pereira Silva (Investigador do Centro GEOBIOTEC, FCT, Universidade de Aveiro; representante da Progeo Portugal - Associação Europeia para a Conservação do Património Geológico)cuja intervenção terá como tema “natureza não perdoa: como cuidar, proteger e valorizar a nossa casa comum”; o Agricultor e Produtor de Maracujá, Luís Manuel Sardinha, que explicará “A matemática de ser agricultor”; o Escultor Luís Paixão, que abordará “A Dimensão Telúrica na Arte” e a professora da Escola da APEL, Graça Garcês, que irá explorar as “Evidências de Telurismo no Hino da Região Autónoma da Madeira”.
Estas personalidades farão parte de uma mesa redonda, que abordará o tema central da Agricultura junto da comunidade educativa.
Estará também patente ao público uma exposição da autoria do escultor Luís Paixão, bem como decorrerá durante todo o dia um mercado de produtos agrícolas.

Sem comentários: