Powered By Blogger

segunda-feira, 15 de maio de 2017



Passar entre os pingos da chuva 
sem se molhar 


Raquel Coelho


Paulo Cafôfo tem estado debaixo de fogo enquanto atual Presidente e recandidato à Câmara do Funchal, não tem sido poupado nas críticas pela oposição nem pelos próprios pares do Partido Socialista. As acusações multiplicam-se e, a cada dia que passa, enterra-se mais um pouco.
São denúncias de nepotismo, de deslumbramento, são favorecimentos em troca de apoios políticos - transformou a CMF num centro de emprego e numa central de negócios (ajustes diretos, publicidade, assessorias, aluguer de espaços) para aglutinar apoios à sua volta. Passados quase quatro anos de governação, a obra que apresenta é muito pouca... Enfim, é sempre a somar pela negativa.

Por outro lado, nesta luta bipolarizada graças à influência das máquinas partidárias e da comunicação social, Rubina Leal, candidata do PSD, vai passando alegremente entre os pingos da chuva sem se molhar. Vai-se prestigiando graças às funções públicas que exerce, passando incólume na mira dos candidatos opositores, que vivem obcecados pela presunção de Paulo Cafôfo, que nem enxergam os vícios da sua candidatura.
Porém, há quem salve a honra do convento, e o Partido Trabalhista está aqui para informar a opinião pública dos vícios e malabarismos de ambos os lados. Até porque, no final de contas, não existe muita diferença, os dois privilegiam o caciquismo.
As críticas que apontamos a Cafôfo, os PSDs já são mestres nelas há muito tempo, por exemplo, enquanto o município do Funchal gastou recentemente com o concerto de Ana Moura, nas comemorações do 25 de Abril, quase 43 mil euros, Rubina Leal derreteu nas comemorações do 1.º de Maio cerca de 87 mil euros com a atuação do artista Luís Represas.
Ambos os candidatos vivem reféns daqueles que os ajudaram a chegar ao poder. A CMF e a AMRAM contrataram cerca de 311 mil euros em suplementos e publicidade na imprensa, enquanto o Governo Regional empregou cerca de 400 mil euros. Tudo em troca de destaques e notícias simpáticas, sabemos que tamanha generosidade financeira não é com certeza de amor e graça... Vendem-nos gato por lebre, de outra forma não precisariam pagar para que dissessem bem deles.
Só a título de curiosidade, o que dizer da escolha do cabeça de lista à Freguesia de São Gonçalo pelo PSD, Duarte Luciano, homem do desporto, presidente do CD 1.º de Maio desde Junho de 2015.?! O PSD/Madeira mantém capturados praticamente todos os clubes e associações desportivas para estender o seu poder, coloca os seus homens de mão a dirigir os clubes financiados com dinheiro da Região, valorizando-os e aumentando o seu manancial de influência para depois em contrapartida tirar proveito da sua posição para fins eleitorais. Lembram-se do caso Rui Santos, ex-presidente do Andorinha e atual presidente da Junta de Freguesia Santo António desde 2009.
Isto ao fim e ao cabo o que muda é apenas a cor política, porque o modus operandi é o mesmo. Os candidatos podem ser novos, mas as práticas e as políticas são velhas, vezes sem conta recicladas. A política é, e sempre será, um jogo de interesses, e quem não entra nesse círculo vicioso não vai a lado nenhum, pelo menos nos moldes do atual sistema democrático. E é isso que nos todos nós precisamos de combater. 

10 comentários:

Anónimo disse...

Resumindo e concluindo: são todos farinha do mesmo saco, todos usam os mesmos expedientes quando lá estão, inclusive você se lá estivesse.
Um roto a falar de um esfarrapado.
Venha o Diabo e escolha.

Anónimo disse...

Eu gostei muito do seu texto, mas como só posso votar numa pessoa, já escolhi que vou votar no sr. dr. Gil Canha que anda há muitos anos a combater a corrupção no Funchal e em toda a Região!

Anónimo disse...

Cafofo já mostrou que é muito pior do que os que o antecederam , é um Maduro em tudo o que este tem de pior

Anónimo disse...

Venha o Diabo e escolha é com este povo...merece os políticos que tem.

Anónimo disse...

Confio na Raquel, parece me uma pessoa de bem.

Anónimo disse...

Muito lindo...
Voto Rubina Leal...

Anónimo disse...

Claro que vota na Rubina deve ter tacho ou está à procura de tacho.

Anónimo disse...

Nem sei porque te dás ao trabalho de lutar por este povo trouxa da madeira. Admiro a vossa persistência em lutar por aquilo que ninguém se importa. O povo merece todo mal... então Avelino Farinha passa 35 milhões de euros em factura falsas, escondem dívida, e nada acontece.

Anónimo disse...

Eu digo uma coisa cuidado com a Raquel por se ela cai em graça, pode haver surpresas.

Anónimo disse...

O Duarte Luciano está ligado ao 1 de Maio há 20 anos , onde jogou e já foi o capitão de equipa.