Powered By Blogger

quarta-feira, 17 de maio de 2017



A semana passada, o dr. Jardim foi todo sorridente mostrar ao seu admirador, Prof. Paulo Cafofo, o seu novo livro de receitas caseiras à moda de Bokassa. A obra apresenta alguns pratos raros, como sopa de rabo-de-porco com rabanetes, arroz-doce Donna Guidi Mussolini, e também ensina a fritar madeirenses em molho de vilão.  Não ficou esclarecido, se foi esta a obra que o sr. Cafofo prometeu financiar em inícios de 2016.
Na altura, escrevi o artiguinho abaixo descrito, que foi amavelmente publicado no DN. Como tem uma actualidade brutal, resolvi publicá-lo novamente no Fénix, e assim fazê-lo renascer das cinzas…  

Gil Canha



O Chupa-chupa

Há coisas tão completamente inacreditáveis, que mesmo vendo e ouvindo, uma pessoa pensa que está vivendo um pesadelo ou uma cena bizarra do movimento surrealista de Breton.
Ora, esta semana, lemos neste jornal, que Paulo Cafofo se mostrou disponível para financiar a publicação de seis volumes, de uma obra da autoria de Alberto João Jardim, sobre os últimos 40 anos da ditadura jardinista.


Paulo Cafôfo tem a liberdade de financiar seja quem for, pode até reeditar os livros de Fulgêncio Batista, o ex ditador cubano que viveu na Madeira, as obras nazis do Visconde de Porto da Cruz, ou mesmo, as memórias de Marcelo Caetano, nos dias que esteve enclausurado no Palácio de S. Lourenço, na companhia de Américo Tomás, Silva Pais e Moreira Baptista, desde que esse patrocínio saia do bolso dele. Pelo que li, e para grande surpresa minha, Paulo Cafôfo não pretende utilizar cabedais próprios, mas sim, utilizar os dinheiros dos munícipes no financiamento da impressão do lixo editorial do nosso ex ditador residente.
E como escreveu Philip Roth, no seu Complexo de Portnoy, “é aqui que a Macaca se vem!” Paulo Cafofo pretende recandidatar-se, sabe que parte dos votos do PS não lhe chegam para o eleger novamente, então, no interior da sua cabecinha escalvada, surgiu-lhe a imbecil ideia de ajudar a “abrir o saco de papel do aspirador” de Jardim, como fazem os “paparazzi” em Hollywood, quando vasculham e publicam aquilo que encontram no caixote do lixo das estrelas de cinema, e assim, conseguir os votos e as boas graças da pequena facção tresmalhada de simpatizantes de Alberto João. Claro, tudo à custa dos cofres da Câmara!
Infelizmente, esta simpatia interesseira pelo “aterro” jardinista mostra bem o respeito que Cafôfo tem por todos aqueles que sofreram humilhações, represálias e perseguições durante os 40 anos de regime ditatorial, e que depois, de uma forma altruísta, o ajudaram a subir ao “poleiro”, para a criatura depois largar, como dizia Harry Truman, com “o pepino em cima”.
Obviamente, que para uma pessoa que nunca foi vítima de nada, porque sempre andou no lado mais confortável da história, é-lhe completamente indiferente a maneira como o poder lhe chegou de bandeja às mãos, e também não lhe interessam as pessoas que se sacrificaram para o rapazinho poder brincar aos Presidentes de Câmara. Nada disso importa ao cavalheiro! A única coisa que vale é manter o seu chupa-chupa…

59 comentários:

Anónimo disse...

Bravo. Na mouche, continue a desmascarar esse sr. que tudo fará para continuar à frente da autarquia, sem qualquer tipo de escrúpulos ou pudor!

Anónimo disse...

Este Gil também vai ser varrido do mapa pelo furacão Cafofo.

Anónimo disse...

Jardim e Cafofo estão bem um para o outro.
Dois demagogos populistas.

Anónimo disse...

E o próximo Livro editado pelo Gil Canha de Crónicas de Maldizer e Ressabiamento será financiado por Rubina Leal/Albuquerque.
Melhor medida tomada por CAFOFO durante o seu mandato:
Colocar este cavalheiro no olho da Rua...
Tal como dizia o Jorge Jesus, este tem de nascer mais 10 vezes para um dia chegar a vereador.
Onde este ex-vereador que não sabe como lá caiu, tem condições para exercer semelhante cargo? O Funchal já tinha encerrado para insolvência.

Anónimo disse...

Gil canha já foste com o teu populismo, junta-te a Marine Le Pen, faziam um lindissimo par, mas fora da europa.

Anónimo disse...

Os cafofianos andam nervosos! Basta ler os comentários! Dê-lhes Sr. Canha. Sozinho, você faz mais oposição que o PPD todo junto. Com tanta mer$%#$ para dizer sobre o mandato de mer$%#$ do Cafofo e eles só se lembram que o Funchal está sujo...

Anónimo disse...

Por ressabiamento, inveja, garotice -''tudo sentimentos nobres''- junto-se uma corja que usou de todos os meios gastando muito dinheiro, retirado a heranças duvidosas, com o intuito e a malvadez de tentar colocar em causa o bom nome a pessoas que servindo a causa pública, colocaram sua terra acima de tudo e contribuíram para o desenvolvimento que retirou a Madeira e sua população da cauda do nosso país e nos aproximou dos padrões da Europa desenvolvida.

Inúteis, sem causas, julgando-se superiores e tratando os demais(quem não segue as suas javardices) como gente menor, perderam... foram derrotados!

Quiseram a barra dos tribunais, recorreram à mentira e tiveram a cobertura jornalística de meios de comunicação dirigidos por gente que tal como eles foi mais uma vez desacreditada.

As últimas quatro décadas(para não ir mais longe) mostram que são falsamente independentes e traficantes nos métodos.

O processo que foi arquivado pelos tribunais teve como mentores o doente ''tó pó'' (o tal que continua por vontade e ordem dos que comandam a folha de propriedade inglesa, a conspurcar o papel que eles colocam à venda aos domingos de manhã) o ''gilinho'' dos bolívares, o Baltazar conhecido por andar de canto a canto nas ruas da cidade, o Welsh, herdeiro da exploração dos trabalhadores que trabalhavam a terra e cultivavam a cana-de-açúcar e uns idiotas úteis que sempre aparecem arrebanhados a tipos deste calibre.

A decisão agora conhecida é idêntica a outra sobre o mesmo assunto, tomada no plano nacional.

A montanha ''pariu um rato'' e isso deveria envergonhar estes palermas e os seus cúmplices.

Quando andam na rua odeiam que o povo já não lhes faça a vénia e ''tire o chapéu''.

Daí certos comportamentos.

Anónimo disse...

Esta pretensa aliança está a fazer os renovadinhos e o gilinho borrar se nas calças de medo nem a Mata Hari chega lá nem ele chega a vereador a fazer este jogo do psd. Mas alguém pode confiar numa personagem riquinha que já foi do psd ao pnd passando pela renovação que em boa hora o pôs na rua?? E já agora este senhor não é acompanhado por um senhor da saúde que logo que foi corrido da mudança da CMF foi apresentar os seus préstimo a AJJ e este nao o quis p nada põrk n paga a traidores e tachistas??? Gente sem nível nem coluna vertebral só servem p mandar bocas e fazer barulho

Anónimo disse...

O das 11.34 transcreve o escrito de Cardoso Jardim, hoje, no Renovadinhos.
E o partido paga-lhe o ordenado para isto !

Anónimo disse...

ERA GIRO SE NO CONGRESSO DE DEZEMBRO O CAFOFO EM VEZ DE SE ALISTAR NO PS SE ALISTASSE NO PSD EHEH Que tal esta renovadinhos? E quem sabe nao está aí o futuro disto para por na rua estes renovadinhos alucinados incompetentes vigários que em 2 anos não fizeram nada a não ser pagar as suas dívidas e arranjar tachos para os amigos

Anónimo disse...

Ora nem mais sem esquecer que o processo foi encomendado pelo passos coelho para derrubar AJJ e por lá o afilhado das rosas brancas...como se no continente tivesse sido diferente

Anónimo disse...

o mayor não tem cor política. é um oportunista que nem no campanário era conhecido.

Anónimo disse...

Boa das 12.07 e 12.10.
Os cafofianos só foram para o poder para fazer o bem..., ao Bruno e ao Sérgio.
Com o Cafofo no poder, a administração pública seria uma enorme Frente Mar, como anteriormente fez o seu grande inspirador Cardoso Jardim.

Anónimo disse...

Eu gostava de saber o que pensa o Bloco de Esquerda da srª. Guida Vieira, a estas poucas-vergonhas do sr. cafôfo! Andamos a lutar 40 anos contra a ditadura jardinista para vir um tipo sem um pingo de vergonha, deitar borda fora todos os que lutaram contra aquele fascista mais conhecido por Bokassa! A mim e à minha família que é numerosa, não apanham mais nenhum voto! O meu voto e o da minha família são para os verdadeiros lutadores contra a corrupção e a "máfia no bom sentido".

Anónimo disse...

O partido paga-me? Não quero nada em troca, apenas politica séria e não duvidosa no psd.

Anónimo disse...

Já pensei nisso também, visto o ps não ter estofo para politica séria.

Anónimo disse...

Ele não é Boa Pessoa
Ele foi se aliar à Oposição.
Se mostrar com aquele que quer o lugar de Presidente do governo
Ele quer destruir o PSD para que nada fique depois dele
Ele é maquiavélico do pior
Ele não foi ao Parlamento Regional apresentar aquele livreco
Ele não foi ao Governo
Ele apenas brinca com isto
Ele pensa que o Cuba Livre parou, mas o que há-de vir será pior
Ele é para Esquecer...cada vez Mais

Anónimo disse...

E agora é o quê? Tachos para os amigos incompetentes para pagar favores? Até puseram uma psicóloga das escolas na saúde até onde vai o desvario. É o desnorte completo bando de trafulhas. Já se esqueceram da frente mar do tempo do cantoneiro? O povo não esquece

Anónimo disse...

Parabéns sr. Calisto. Reparei que o ex Presidente do Governo já comenta no seu blogue. Onde isto já vai...

Anónimo disse...

Nao diga asneiras. Entre o AJJ com todos os defeitos e o seu rosas brancas promessas vai uma diferença do dia p noite por isso um esteve lá pela mão do povo 37 anos e este não vai psssar de dezembro e ainda bem

Anónimo disse...

Das 14.00,

Vai de facto uma grande diferença. Um deixou-nos hipotecados por gerações, o outro não tem dinheiro nem para mandar cantar um cego.

Anónimo disse...

E há dinheiro para encher as ribeiras de betao? Enxerga te. Além disso o camacheiro das finanças não disse que tinha supreravit? Que tava c os cofres cheios como a Luísa Albuquerque? A verdade é que não sabem governar

Anónimo disse...

O betão das ribeiras vem do tempo dp Cardoso Jardim. Estes têm que acabar a me..a feita.
O superavit do camacheiro é para pagar a desgraça que vem do tempo do que se julgava único importante.

Anónimo disse...

Gil Canha, o teu ressabiamento por teres sido varrido da vereação Cafofo é indisfarçável.
Mas só um louco deixava no lugar, depois dos postos de trabalho que puseste em risco e das manifestações de populares contra ti à porta da CMF.
Olha, vota na Rubina e faz mais do que isso: escreve aqui umas coisas raivosas a dizer que a apoias!
Pode ser que assim suceda o milagre da multiplicação dos votos que ela tanto precisa!

Anónimo disse...

Deviam de ler o Relatório de Combate, ou ver a entrevista ontem no Voçê na Tv. Volta AJJ.

Anónimo disse...

Amo o PSD, mas estas eleicões vou votar na oposicao e mais vou mobilizar mais pessoas comigo a votar contra o nosso partido, temos de por estes renovadinhos na rua incluindo a corja da jsd que não faz nada, somente show off.

Anónimo disse...

Voltar sem dinheiro ?
Já lhe bastou ter arreado as calças ao Gaspar, para ainda ter que vir agora pagar as dívidas.
É melhor mesmo ir contando histórias da carochinha na tv ou no seu livrinho de mentiras.

Anónimo disse...

Nem mais e congresso em dezembro

Anónimo disse...

Congresso em dezembro, isso mesmo. Candidatem-se e ponham esta liderança fora.
Ah, não têm tomates para isso. Vão ficando por aqui e pelo Renovadinhos.
Já agora, o Recauchutadinhos foi silenciado ? O homem não queria concorrência ?

Anónimo disse...

Oh homem mas e justamente isso que vai acontecer é só aguardar p ver esta liderança já mostrou que não serve ao partido ao governo e a região e a nível nacional tb e preciso nova liderança este é um partido social democrata não um partido neo liberal

Anónimo disse...

Oh espanhol, o Gil foi varrido porque motivos? Por corrupção não deve ter sido pois se bem te lembras, quando ele saiu bateram com a porta outros dois vereadores que parece que discordavam com os metidos da cafofice. E se bem te lembras estes dois não foram varridos, saíram por retidão. Com isto abandonam a CMF mais de metade do elenco inicial. Deviam estar todos mal e o único que esta certo era o presidente (porque a Idalina não conta, aliás nunca contou senão para aguentar o tacho)

Anónimo disse...

Quem sabe se o jardinzinho foi lá pedir dinheiro para o livro "relatório do branqueamento", visto que o sr. cafôfo tem "resmas de dinheiro" que tem dado ao sr. Blandy. Quem já deu mais de 400 mil euros ao DN e empresas satélites, também arranja uns troquinhos para o livro do nosso Bokassa!

Anónimo disse...

Boa das 20.40,

Fico a esperar sentado a ver carradas de candidatos às próximas internas.

Anónimo disse...

Que és uma carochinha isso sim. Deves de fazer melhor o renovadinho. Vais ser chutado para canto e nao pias em dezembro.

Anónimo disse...

Viva ao AJJ viva ao PSD old school.

Anónimo disse...

Em 42 anos de regime ditatorial de Jardim alguém conhece uma intervenção cívica ou politica de Cafofo? ZERO, ZERO, ZERO,ZERO! Este oportunista nunca fez uma luta que fosse, por isso Canha denunciou bem a nulidade cafofiana.

Anónimo disse...

Quem conhece bem o Cafofo é a Sofia Canha. Ela conhece bem o carácter dele, por tudo o que "fez" no sindicato.

Anónimo disse...

o Título deste artigo ficava bem nos cartazes de certo candidatos à Câmara do Funchal.

Anónimo disse...

Numa Maratona, como se chama aquele atleta que logo que é dado o tiro de partida começa a correr como um louco?? Isso mesmo.... deve-se aplicar ao Gil Canha.
Realmente como já diziam no tempo do meu Avo: Não há Amor, como o Primeiro.
Ainda irás regressar tal qual o Filho Pródigo.

Anónimo disse...

De facto rebentar e estoirar dinheiro era a especialidade do filho pródigo.
Quanto ao regresso...é aguardar a vaga de fundo.

Anónimo disse...

Isto é muito mau para o Albertinho, vingança e odio é do piorio. Sabe sr ex-presidente isso nao ficou lá muito bem resolvido, acho que o Albuquerque é que se ri com estas atitudes e eu tambem. A pena e ódio são das piores coisas que uma pessoa pode sentir. Abraço Calisto. Ps. E agora o fenix é pagina de divulgação do Alberto João, mas que pinta Calisto, as voltas que a vida dá. FENIX SEMPRE.

Anónimo disse...

É que o seu Albuquerque é mesmo péssimo a todos os níveis e não só a alguns.

Anónimo disse...

O Albuquerque é péssimo, por isso deu uma abada no Alberto que ele à segunda nem se candidatou, com medo (como é seu timbre) de ser escorraçado por indecente e má figura.

Anónimo disse...

Não seja ridículo... Você devia amar era algum tacho que perdeu! Frustrado!
Força PSD! Força JSD!

Anónimo disse...

Boa das 20.18,

O das 16.59 deve ter perdido a mama. Vai daí toca a malhar nos sucesores.

Anónimo disse...

O Cafofo não tem bandeira. A bandeira dele é ele própio!

Anónimo disse...

Grande verdade escreveu o comentador das 00.03.

Anónimo disse...

Em Outubro estes assaltantes sem escrúpulos serão derrotados pelo Povo que sente na pele tudo no que está a sofrer com Mortes no Hospital por Falta de Medicamentos e de diagnóstico, que durante estes 2 anos, não fizeram NADA, NADA!!
Querem é que o Governo Central comparticipe com tudo, mas para gastar com os Barquinhos Voadores já teem dinheiro, isto já não é como eles chamam Continuidade Territorial, será que vão decretar Tolerancia de Ponto neste dia??

Anónimo disse...

Ó das 11.06, esqueceste-te da central de camionagem !

Anónimo disse...

Ao anónimo das 12,10
Ele deve ter-se esquecido que vocês são uns parasitas e uns vadios.
Bora lá trabalhar para as Ribeiras virar pedra afim de baixar o preço da Obra Prima que o vosso partido está a fazer.
Façam algo de positivo para a sociedade e não sejam Charlatões.

Anónimo disse...

Eu cá só vou acartar pedra se fôr para fazer a central de camionagem.
De resto, quero é parasitar e vadiar.

Anónimo disse...

Eu gosto dos escritos do sr. Canha, são divertidos e metem o Cafofo e o Jardim em respeito. Abaixo o Cafofo vendido!

Anónimo disse...

Ao anónimo das 15,43h
Ve se vais acartar pedra na Air Alves, assim ganham todos, fica na família e o tarifário de certeza que será mais económico e com isso baixará a fatura das Ribeiras e restará dinheiro para a Central de Camionagem.

Anónimo disse...

Quem é a AirAlves ?
Explica-me lá cafofiano. Só assim posso decidir se trabalho para eles, ou não.

Anónimo disse...

Bando de ressabiados, a sonhar com um outro PSD, que já não volta!
Aceitem que dói menos!!!

Anónimo disse...

PSD dividido em 2 (dois).
O verdadeiro e o Oportunista (dos tachos), que não fazem nem fizeram nada durante estes 2 anos.
Olha o Sergio Marques que quer estapifar 7 Milhões na foz da Ribeira da Madalena do Mar, quando lá praticamente não vive ninguém.
Que grande lista de prioridades tem este DES(governo).

Anónimo disse...

Ressabiado das 15.51,

Já há candidato para dezembro ?

Anónimo disse...

Cuida-te que o Manuel António vem a caminho para dar uma malha e expulsar os Renovadinhos.
O meu voto em Dezembro é para ele.

Anónimo disse...

E tu achas que o Manuel António vai candidatar-se já em dezembro para se queimar ?
Vê-se mesmo que não o conheces.