Powered By Blogger

domingo, 20 de agosto de 2017



Diário ou Boletim Municipal?


Dionísio Andrade *
 

O Diário de Notícias nos últimos meses tem sido o veículo de propaganda do srº Presidente da Câmara Municipal do Funchal, com notícias diariamente sobre as promessas que Paulo Cafôfo vai fazendo à medida que se aproximam as eleições, em troca de publicidade, cadernos municipais e outros encartes, sobre as actividades da autarquia do Funchal e acontecimentos desportivos e musicais, pagos a peso de ouro, e de uma forma dissimulada através de departamentos da autarquia e empresa municipal Frente Mar. E também vai "tapando" e dissimulando algumas mentiras do srº Presidente da CMF, como foi o caso do Savoy, o projecto do Lazareto, e a diminuição da dívida da autarquia nos últimos 4 anos, e etc.

Esta situação faz-me lembrar o pior do jardinismo em termos de comunicação social, onde eram injectados milhões de euros dos nossos impostos para o Jornal da Madeira todos os anos, para este órgão de comunicação social estar ao serviço de Alberto João Jardim e do PSD.
O Diário como órgão de comunicação social privado propriedade da família Blandy está no seu direito de querer seguir a linha editorial que achar mais conveniente e bem entender. O Diário de Notícias do Funchal não pode é ter um estatuto editorial a dizer que é independente, isento e plural, porque isso não corresponde à realidade, e estar a defraudar milhares de leitores, como é o caso da minha família, que é assinante do DN há várias décadas, com pagamento anual de assinatura, todos os anos em Janeiro.
O Diário de Notícias do Funchal para ultrapassar esta "fraude editorial" só tem de fazer o que fazem os grandes jornais Americanos e Ingleses. O srº Blandy e a sua família sabem que quando se aproximam os actos eleitorais nestes países anglo-saxónicos, as direcções desses jornais publicam uma carta de interesses em que anunciam os apoios a determinados candidatos.  Uns jornais nos EUA apoiam os republicanos e outros dão apoio aos democratas. Na Grã-Bretenha uns apoiam os trabalhistas e outros declaram apoio aos conservadores.
O DN deveria fazer uma declaração de interesses, no apoio ao candidato Paulo Cafôfo, e assim não defraudavam milhares de leitores, e protegiam os seus jornalistas, que neste imbróglio são as partes mais atingidas na sua honra e dignidade, principalmente para aqueles que cumprem escrupulosamente o estatuto de jornalista, código deontológico e lei de imprensa. Nesta indefinição alguns jornalistas são vistos como mercenários da informação, em que alguns até se prestam a "forjar" notícias de perseguição pessoal a alguns adversários políticos de Paulo Cafôfo, como foi recentemente os casos de notícias que visavam Gil Canha e José Prada.
Em relação à minha pessoa, desde já dou carta branca ao Diário de Notícias para investigar a minha vida, tal com aconteceu nos finais dos anos noventa, quando o Jornal da Madeira enviou uma jornalista a Andorra para vasculhar a vida privada de um seu jornalista da redacção, e ao mesmo tempo Presidente da Direcção Regional do Sindicato dos Jornalistas nessa altura.
Só há um problema no meu percurso de vida no início dos anos 80. Vindo de uma família tradicional madeirense e católica, temente a Deus, as minhas fugitivas escapadelas para a Escandinávia, mais propriamente para a Suécia, Dinamarca e Finlândia, tinham em mente umas pecaminosas farras no meio das louras que conquistávamos no Lido durante o dia, e à noite no Barbarela, Farol e na velhinha Vespas, na Ponte do Ribeiro Seco, num intercâmbio linguístico e cultural que desflorei muito antes de Portugal e a Madeira entrarem na Europa. Ou não tivesse eu de fazer jus ao nome que os meus pais me deram no batismo, que na mitologia grega não é mais nem menos do que o deus do vinho e dos bacanais.

* Jornalista

63 comentários:

Anónimo disse...

O Diário de Noticias da madeira , é um mero pasquim pago pelo cafofo e telecomandado pela LPM , se Dionisio Andrade é assinante faz mal , já devia ter cancelado a assinatura .

Anónimo disse...

Alguém devia enviar este artigo de opinião paraa Entidade reguladora da Comunicação Social. O Diário de Notícias do Funchal está a violar o seu estatuto editorial há vários meses e ninguém põe cobro a este logro?

Anónimo disse...

A novidade que este Sr. descobriu, e assina o DN à décadas...

Anónimo disse...

Não posso estar mais de acordo.
Ao menos AJJ assumia que gastava milhões por ano no JM.
Estes são mais elaborados, por isso mais perigosos.
Há que acabar com esta pouca vergonha

Anónimo disse...

A 1 de Outubro o povo vai dar devida resposta a Cafofo e o DN vai falir.
Ambos merecem o que lhes vai acontecer.

SIA disse...

O DN tem uma estratégia que vemos diariamente . Ataca a saúde e branqueia Cafofo . Tem jornalista que ē político e da notícias no condicional ex: na sexta feira dia 18, para tirar a pressão d cima de cafofo arranjou uma suposição do tipo " se acontecesse ser preciso transferir doentes o sesaram tinha as carrinhas a arranjar " e se o meu avo não morresse era vivo . Mas estão a ver a noticia a letras negras em 1pagina "transporte de doentes comprometido" para logo branquear cafofo " CMF vai suportar despesas com funerais" Independência jornalística como se fossemos todos tontos. Jornalista mentiroso este Elvio Passos o tal que escreveu que morreu um doente por falta d medicamentos

Anónimo disse...

O Diário é pior que aquelas "meninas" que andam à noite no quarteirão do Leocock e daquelas que antigamente circulavam na rotunda do Infante! Vende-se por dinheiro ao Cafôfo!

Anónimo disse...

Onde estão as queixas na ERC? Onde estão as auditorias do TC?

Miss Take disse...

E quando o DN punha o PND em cima? Não era agora, como a CMF, as outras e outros. Era mais pelos "Juntos Pelo Blandy"...

Anónimo disse...

Peçam ao Iglésias para fazer um novo estatuto editorial! Ele é muito competente na arte mágica de manipular factos e histórias!

Anónimo disse...

Nem um nem outro, Pasquim.

Anónimo disse...

...e com isto, o Albuquerque vai andando. Com imprensa e sem oposição.

Anónimo disse...

E o branqueamento que o Diário fez da tragédia do Monte para safar o srº Cafôfo dizendo que o terreno não era da responsabilidade da CMF! E depois para tirar as atenções dos 13 mortos e 50 feridos "pregou" com a notícia do embargo parcial do hotel Savoy. Os rapazes do Diário são uns artolas a promover o Cafôfo! Isto que se está a passar no DN é vergonhoso!

Anónimo disse...

Caro Dionisio boas noites:
Desta vez venho recordar-lhe daquelas excursões que fazíamos na nossa meninice pela Ilha nas Camionetas da Sam e outros em que se cantava:
Primavera vai e volta sempre, Mocidade não volta mais:
Isto para alertar o Dionisio para ir ao Alberto Oculista(passe a publicidade que é nosso/produto regional) para aumentar o grau de visão e cuidar da v/saúde.
Hoje dia 20(domingo) no mesmo diário vem na Primeira Pagina ocupando quase a sua totalidade, assim como as Páginas 4 e 5 Completas das Obras que este Des(governo) dos renovadinhos fizeram desde que tomaram posse com fotos, legendas e relação de obras na Sec Agricultura e Sec Saúde e também uma listagem das obras de infraestruturas com 73 obras efetuadas incluindo uma :
Do acesso de emergência na Escola Básica do 1 ciclo da Fonte da Rocha no montante de 4.371,78 euros. Sim não estou a ter alucinações, é mesmo este montante, julgo que com este valor eu até fazia e não dizia nada a ninguém.
Portanto, isto segue a linha e a mesma cassete do Alberto João que esteve 40 anos no poder e já tinha uma enciclopédia.
Que dizer, isto não é Propaganda Politica a favor do Governo Regional e da sua candidata ao funchal?
Um bem haja Dionisio

Anónimo disse...

O Diário de Notícias do Funchal já passou por várias etapas nos últimos anos. Primeiro derrubou Jardim. Depois ajudou a eleger Albuquerque. Agora "trabalha" para Cafôfo. O Diário actual é uma desonra a sua história.

Anónimo disse...

Eu também queria desistir de ser assinante do Diário, mas já paguei todo o ano. Não sei se eles me devolvem o dinheiro dos restantes 4 meses?

Anónimo disse...

O Diário de Notícias está a fazer precisamente o mesmo que condenou quando o Jornal da Madeira estava ao serviço de AJJ e do PSD, e servia para atacar os seus adversários políticos, e perseguir pessoas com reportagens forjadas e falsas. O DN está ao serviço de Cafôfo pago pelos munícipes do Funchal e serve para perseguir todos aqueles que criticam o Presidente da CMF. Que o digam o drº Gil Canha e o drº José Prada!

Anónimo disse...

É verdade que o DN tornou-se o orgão oficial da Câmara graças ao dinheiro que sai da autarquia para alimentar os tubarões do DN. Mas se o DN perceber que Cafofo é uma carta vencida, vira a casaca e torna-se o mais persecutório que alguém possa imaginar. Esse veneno o Cafofo ainda não provou... até ver... cuidado!

Anónimo disse...

E tu? Quanto recebes para andar por aqui a denegrires um para beneficiar outra?

Anónimo disse...

O Dionísio deve estar louco! Vai se "meter" com o Diário de Notícias? Os tipos enquanto não o "quinar" não o largam da mão! Eu no lugar dele tinha medo!

Anónimo disse...

Já repararam na manchete de hoje do Diário do srº Cafôfo? Os partidos vão gastar 1,5 milhões de euros na campanha eleitoral! O diário já quer saber quanto é que vai chegar aos bolsos do srº Blandy! Com falta de medicamentos no hospital e com gente à espera de uma cirurgia há mais de um ano, e estes tipos a desbaratar 1,5 milhões em propaganda! É vergonhoso!

Anónimo disse...

Ah mãe! Mas que porradão o Dionísio dá no Diário! Eles agora que vão para debaixo da "asinha" do Cafôfo "lamber as feridas"!

Anónimo disse...

Que tal o DN questionar Costa porque não veio a Madeira quando faleceram 11 madeirenses no Monte e foi a Barcelona devido ao falecimento de 2 portugueses?
Onde está a coerência? É mais sexy depois das cerimónias fúnebres tomar um café nas Ramblas que numa esplanada da Av. Arriaga?
Se não tiverem como questionar directamente, poderiam pedir aos seus amigos da CMF, ao Iglesias e ao Cafofo, que são os comissários políticos do Costa na Madeira ou ao sempre prestável Bernardo Trindade para servirem de intermediários.

Anónimo disse...

Infelizmente bem menos que tu que és pago com dinheiro dos meus impostos

Anónimo disse...

O DN antevendo que afinal Cafofo vai perder as eleições vai no próximo mês bombardear no Cafofo, para depois lhe creditarem pontos na vitória de Rubina para ir tentar extorquir a próxima CMF o que faz a esta.
Cafofo ainda não percebeu que é descartável para o DN e vai mesmo provar esse veneno

Anónimo disse...

Noto algum nervosismo nos tempos mais recentes no DN.
Estão com medo, muito medo, do que lhes vai acontecer se o cavalo em que apostaram como parece agora certo não ganhar a corrida autárquica.
Que vai fazer o DN sem as dezenas e dezenas de milhares de euros que recebe a titulos vários da CMF?

Anónimo disse...

O QUE NINGUEM DIZ SOBRE O ACIDENTE NO MONTE: NOS ESPAÇOS VERDES COMO O MONTE E OUTROS A AUTARQUIA NAO PODE ABATER ARVORES SEM A DEVIDA AUTORIZAÇAO DO GOVERNO REGIONAL - DIREÇAO REGIONAL DAS FLORESTAS, UNICAMENTE PODE A AUTARQUIA ABATER ARVORES NAS ESTRADAS. INFORMEM-SE ANTES DE CULPAREM OS TRABALHADORES DA AUTARQUIA E OS AUTARCAS!!

Anónimo disse...

A mentira propangueada pelo careca será vingada com derrota estrondosa, não terá mais de 20%

Anónimo disse...

O leitor das 8.51 deve estar muito enganado! Os tipos do Diário conhecem bem o srº Dionísio Andrade, pois ele foi presidente do Sindicato dos Jornalistas durante vários anos, e eles na rua Fernão Ornelas sabem que é melhor "mexer" num vespeiro, do que se meter com o srº Dionísio.

Anónimo disse...

Comentário das 09,23h
Que dizer do nosso Presidente Miguel Albuquerque que assim que o Presidente da República foi embora, este nosso Presidente Regional pirou-se tendo nos abandonado nem foi as cerimonias fúnebres e foi gozar.... férias. Também nos incêndios dizia que estava tudo controlado.
Amanha virá a Missa para o Beija-Mão.

Contrário o Professor Cafofo esteve junto do seu povo solidarizando-se com todos os acontecimentos ocorridos, demonstrou ser grande Estadista e isso irá contar em Outubro.

Anónimo disse...

Cantas bem mas não enganas!

Anónimo disse...

porque o Dionisio e seus amigos não invadem o Diário ?


Ps: não convidem o Spínola que é um traidor

Anónimo disse...

Na RTP M também existem jornalistas vendidos , tem lá uma que só dá noticias a bater no governo e quando fala no ps , cafofo e afins é só para elogiar , está semana foi beber uns copos de terras do avo no seixal e já fez uma reportagem

Anónimo disse...

O dn apenas quer que tudo fique como esta: cafofo na cmf e albuquerque no gr. Porque assim mama dos 2. No dia que so houver 1 partido a mandar,eles ficam a ver navios... eheheh. Quanto a malhar na saude, e para aprenderem a fazer um daqueles contratos como outros departamentos. Ja mete nojo! Se nao fosse pelo fenix, a liberdade de emprensa ja tinha desaparecido ha muito!!

Anónimo disse...

Eu vejo aqui muitos, a criticar o srº Cafôfo e o Diário, e não vejo ninguém a criticar os jornalistas, que deveriam eleger um conselho de redacção, que é um órgão independente da administração, e que tem como um dos seus objectivos garantir a liberdade de imprensa nesse órgão de c. social, e denunciar todas as violações ao estatuto editorial, estatuto do jornalista, lei de imprensa e código deontológico. Estão a dormir na forma, ou ninguém se quer queimar?

Anónimo disse...

Os Empregados da Rubina Leal que comentam neste blogger pagos pelo erário publico estão hoje eufóricos, devem ter tido conhecimento dos resultados da ultima sondagem encomendada pelo PSD em que apresenta grandes dificuldades e cada vez a sua candidata é mais segunda com Cafofo a obter maioria.
Lá se vai os tachos prometidos a esta cambada de malfeitores que estão constantemente a denegrir aqui quem os confronta com ideias e factos reais.

Anónimo disse...

Ó das 14.11, andaste bebendo no feriado e os vapores subiram-te à cabeça ?

Anónimo disse...

O anonimo das 14.11, desenvolva isso da sondagem. Parece interessante mas tem de contar mais.

Anónimo disse...

O comentador das 14:11 tem toda a razão. A queda de uma árvore e a morte de 13 pessoas e 50 feridos é um facto bem real e acrescento, bem dramático! Uma cambada de incompetentes que já deveriam ter se demitido se tivessem um pingo de dignidade!

Anónimo disse...

Eu não concordo com o comentador das 10:18! Eu penso que é mais seguro "brincar" com um rottweiler ou pitbul, do que "brincar" com o Dionísio Andrade!

Anónimo disse...

Cai uma arvore e mata 13 e o Cafofo sobe nas sondagens , vai enganar outro assalariado da frentemar

Anónimo disse...

Ao comentador das 14:11: os empregados da Rubina trabalham por ela e com ela, já os lambe botas do Cafofo trabalham em troca dum tacho na frente mar. Basta ver o número de funcionários que aquela empresa contratou nos últimos dois anos e as ligações que a mesmos tem à coligação.
Leal ao Funchal ✌️

Anónimo disse...

Os "empregados da Rubina" deviam trabalhar pelo interesse público, já que são pagos por nós.
Se a grande maioria dos funcionários públicos e camarários cumpre as tarefas que lhes são confiadas, há sempre aqueles, devido ao favorzinho que foi a sua colocação no quadro, tem aquela necessidade de passar o expediente nas redes sociais a atacar o candidato x e a louvar o candidato y.

Meus caros, Paulo Cafofo e Rubina Leal são iguais: vivem das aparências com o sorriso e a postura e não assumem responsabilidades pelos cargos que ocupam, preferindo imputar as falhas aos antecessores ou quem lhes sucedeu.
Já esqueceram-se que o pelouro da Protecção Civil, responsável pela péssima gestão dos incêndios de 2016, era de Rubina Leal? Por acaso essa senhora apresentou a demissão após o trágico saldo de 3 mortos e prejuízos de 61 milhões?
Não sou um "cafofiano" e considero esta vereação um flop, mas Rubina Leal também tem telhados de vidro, não vale a pena escamotear.

Anónimo disse...

O srº Dionísio Andrade deveria escrever na próxima oportunidade um artigo de opinião sobre a RTP/Sousas! O senhor deve saber muita coisa daquela casa, que mais parece a "gaiola das malucas"!

Anónimo disse...

Ná?! Só contaram pra você??

Anónimo disse...

O Cafofo já devia ter pedido a demissão, aquilo que aconteceu no Monte é indesculpável e só não causa mais brado publico porque o DN está comprado pelo vil metal.Tens razão Dionísio.

Anónimo disse...

Queres transformar a Madeira numa ditadura socialista á moda da vezuela, comuna desgraçado, derrotar o careca já, evita males maiores

Anónimo disse...

A verdade vai chegar ao de cima

Anónimo disse...

Muita coisa escondida por alguns

Anónimo disse...

Esse Iglesias não é muito inteligente mas em inteligência ainda ultrapassa o Paulo Cafofo

Anónimo disse...

Faltou a este grande e tendencioso artigo um pequeno pormenor, um lapso talvez, os jornalistas que cumprem o código deontológico também não deveriam ser radicais, nem de extrema esquerda nem de extrema direita.

Anónimo disse...

FORÇA Gl Canha ponha estes gajos todos a andar

Anónimo disse...

Ja repararam na cara de Cafofo que aparece nas fotos publicadas com cara de mau reparem e marketing e publicidade enganosa

Anónimo disse...

Vai chegar o dia não tarda porque nesta câmara e frente mar esta a precisar de uma limpeza

Anónimo disse...

Muito bem ja cheira mal

Anónimo disse...

O Diário e Noticias da Madeira devia publicar todas as semanas uma entrevista do ex-vereador, ex-social democrata, ex-PND (extinto porque não apresentou as contas durante muitos anos) que renunciou ao mandato e sofre da azia e uma outra ao também ex-PSD, ex-PTP, ex-vereador, ex-apoiante da Mudança. desta forma o DN-Madeira era plural.

Anónimo disse...

Este senhor já foi jornalista e no passado, quando trabalhava no Posto Emissor do Funchal, dava muito tempo e antena, a todas as conferencias de imprensa e iniciativas do PPD/PSD, agora critica os ex-colegas.
Este senhor pertenceu a Direcção do ex-PND, juntamente com os vereadores que renunciaram ao mandato, partido que nunca apresentou contas, durante muitos anos consecutivos e foi extinto pelo Tribunal Constitucional. Onde está a credibilidade de estas pessoas?

Anónimo disse...

Eu trabalhei com o Dionísio Andrade no Posto Emissor do Funchal, quando ele era o chefe de redação, e foi das pessoas mais corretas e íntegras que eu conheci. Ele tratava todas as forças políticas com a mesma equidistância, e nunca permitiu que qualquer notícia fosse censurada! Nem quando houve o julgamento do Padre Frederico Cunha, sabendo que o PEF era propriedade da Igreja católica, foi o Dionísio Andrade que acompanhou todo o julgamento,. Foi o período de ouro da informação no PEF! E podem comprovar isso com todos os jornalistas que trabalharam com ele: Nicolau Fernandes, Basília Pita, Isabel Vieira, Miguel Guarda, Eduardo Fonseca, Paulo Figueira, Cesário Camacho, Ivo Caldeira, o saudoso Nélio Freitas e muitos outros que deram os primeiros passos no jornalismo naquela casa. O PEF foi um grande escola do jornalismo madeirense. Bem haja!

Anónimo disse...

O comentador das 18:04 de certeza que não leu o artigo de opinião do Dionísio Andrade! Ele não criticou os jornalistas, pelo contrário defendeu-os, ao querer que o srº Blandy faça um declaração pública de interesse no apoio à candidatura de Paulo Cafôfo, precisamente para proteger os jornalistas, e dizer que isso é uma decisão da administração e da direcção do Diário, e não dos jornalistas.

Anónimo disse...

Hoje vem mais propaganda politica na primeira página do jornaleco da zona oeste da R Brava/Calheta, a carochinha deve ter prometido algo a eles brevemente.

Anónimo disse...

Está visto que o comentador das 18:04 não conhece o Dionísio Andrade! Que eu saiba ele nunca se filiou em nenhum partido, nem nunca se filiará. Toda a sua participação cívica foi sempre como independente. Por isso um independente não pode pertencer à direcção de um partido. Não é pessoa para estar subjugado a partidos nem aos seus estatutos. É daqueles anarcas saudáveis, que nem às vezes respeitam as suas próprias regras.´As únicas regras que deve respeitar deve ser as regras de trânsito, e sabendo como tem a "pata" pesada, nem sei se cumpre com os limites de velocidade!

Anónimo disse...

Verdade seja dita e que poucos aqui parece que não querem dizer mas o DN também encontra-se vendido ao governo PSD basta contabilizar os inúmeros cadernos de publicidade de obras e afins tudo coisas dispensáveis pagas pelos nossos bolsos. Os tipos do diário quando se trata para r€c€Berem e venderem não são esquisitos! Não é só o Cafofo! Não atirem areia para os olhos. Albuquerque, governo e PSD tb pagam ao diário

Anónimo disse...

Eu quero aqui prestar a minha homenagem ao Posto Emissor do Funchal que foi uma grande escola do jornalismo madeirense onde muitos profissionais deram os primeiros passos na profissão, e hoje em dia são excelentes jornalistas espalhados pelas várias redacções da madeira e continente. O PEF na década de 80 e 90 do século passado tinha uma equipa de jornalistas que trabalhavam por brio profissional e amor à camisola! Quando havia qualquer acidente, incêndio ou qualquer coisa de relevo, interrompiam a emissão e entravam logo em directo para por os ouvintes a par de tudo: eram quase sempre os primeiros a chegar e intervinham em directo. Tenho saudades desse tempo do PEF em que tinha uma equipa de luxo! Eram um por todos e todos por um. Uma equipa unida e por isso de muito sucesso! Grande PEF!