Powered By Blogger

sábado, 26 de agosto de 2017

Duas semanas e nada!



Alô, MP!!! 















Miguel de Sousa afiança que um deles consentiu e outro beneficiou de um regime corrupto de quase 40 anos. O JM avança que os prevaricadores aventados por Miguel são Jardim e Jaime Ramos. Então, o MP terá de averiguar a grave acusação dos 10% que Jaime levaria das empreitadas. Ou se estamos perante uma gravíssima denúncia caluniosa pública, merecedora de consequências. Para já, que se saiba, ninguém respondeu ou apresentou queixa contra as comprometedoras acusações que começaram num artigo de opinião no DN. 



Vai quase para duas semanas que Miguel de Sousa, estuporado com os ataques à sua pessoa movidos por um blogue anónimo, deu honras de artigo de opinião a uma resposta violentíssima, que mais parece um 'manifesto anti-velhos parceiros'.

No seu artigo de opinião, o político e também administrador da ECM contra-atacava um certo "ele" que, mesmo não sendo o "escritor" do blogue anónimo, "aceita o que está escrito e possivelmente até incentiva e dá as principais orientações". Depois, desviava o canhão fumegante para o "capataz político, financeiro e empresarial, o que 'mamou' nas suas barbas (nas barbas do 'ele') e obviamente com o seu consentimento". Escreveu Miguel que esse 'capataz' "é o porcalhão que ainda estrebucha para se vingar dos que se opuseram à pouca-vergonha que orientou a sua conduta criminosa." 
Assim mesmo, sem tirar nem pôr.
Especificando melhor: "Todos os negócios tinham de ser dele ('capataz'). Ou pelo menos 10%, se fossem grandes empreitadas."
As gravíssimas acusações atingem também o "ele", a quem Miguel de Sousa chama "o verdadeiro chefe", insinuando: "Tão inteligente que ele é e nunca viu a permanente vigarice do seu braço corrupto."

Cuidado com o que vem a seguir, Leitor. Mas é Miguel de Sousa a dizer, no seu explosivo artigo: "O terror sobre as pessoas permitia tudo. Dava para ter imunidade total. O povo votava no líder amado e abria a caça ao tesouro por parte do Ali Babá do regime."
O Ali Babá do regime!
Pese bem o Leitor, mesmo que tenha acompanhado desde a nascença o tsunami desencadeado por Miguel de Sousa. Porque nós aqui trememos só de reproduzir: "Onde anda essa ave de rapina (o tal 'capataz')? Fugido? Escondido? Auto-destruído? À beira do suicídio? Só aparece no blogue? Ou anda a trabalhar para novos ataques e crimes a coberto de soluções políticas futuras que vem orientando? Ainda não é tudo seu e, qual vampiro, certamente quer mais."
Valha-nos santa Bárbara com mais esta: "Terá sido democrático um regime que tinha como coordenador e 'alma mater' um bastardo tirano deste quilate?"

Íamos fugir agora à última citação, porque é um remate final digno de Ronaldo e não queremos estar à baliza numa situação destas. Mas, perdido a velas, perdido a remos. Aí vai: "Era tudo dinheiro para o partido! Só que o partido está falido e o homem está rico!"
Como numa brincadeira do rapa-e-põe, podemos concluir... Não, não concluímos nada.
Só pensamos nisto: há dias de calor e capacete no céu em que uma pessoa anda pegajosa e reage à menor provocação como se tivesse o diabo no corpo. Podia ter sido o caso de Miguel de Sousa. Um artigo escrito com pólvora mas que, se conduzido a tribunal, acabava com um pedido público de desculpas, com o autor do texto a dizer que não teve intenção de ofender os vilipendiados e não se falava mais no assunto.

Mas qual! Faz hoje exactamente oito dias, já com tempo suficiente de Miguel ter dominado a birra, eis que o JM pega no assunto do DN para ouvir, do próprio articulista desassombrado, a confirmação da escaldante opinião: "Tudo o que escrevi é pouco" - bradou até Miguel de Sousa. "Essas pessoas baixas não merecem nada. Nem dó nem piedade."
Mais: o autor dizia-se certo de que toda a gente sabia a quem se estava a dirigir, tanto o "ele", o "verdadeiro chefe" que ganhava as eleições, como o "porcalhão" que delas beneficiava, isto é, o "Ali Babá do regime", o dos "10% das grandes empreitadas". 
Se toda a gente sabe quem são, no sentir de Miguel, afinal quem são mesmo eles? O JM fez luz sobre o assunto: com base naquilo que, afirma o jornal de Avelino Farinha, "é entendido" em vários patamares da política tabanqueira - "no partido, no governo e mesmo entre os políticos da oposição (...), as críticas vão essencialmente para dois nomes: Alberto João Jardim e Jaime Ramos, com alguns respingos de outros nomes pelo meio".

"Miguel de Sousa não os identifica", clareia o JM, depois de escrever em letra de forma os nomes dos dois barões principais do velho regime. Mas a verdade é que este texto do JM tem oito dias e o depoente não veio desmentir que os seus ataques visassem Jardim e Jaime Ramos, o primeiro um poderoso Rei da Tabanca durante 40 anos e o segundo o conhecido operacional secretário-geral do PPD, líder parlamentar do mesmo PPD com todos os poderes sobre os presidentes de comissões das várias áreas da vida regional, detentor de ascendente sobre os secretários regionais do governo, tendo chegado a pôr alguns na rua (como Caldas de Oliveira, das obras), líder de uma cooperativa habitacional e, entre outras presidências e titularidades atrás de testas-de-ferro, presidente da Assicom, organização perante a qual baixavam a crista todos os empresários da construção civil, nos tempos das grandes obras do regime. É de perder o fôlego, mas estas funções foram todas em simultâneo.

Em que pé ficamos, depois destes desenvolvimentos serôdios à conta de um blogue anónimo e da reacção virulenta de um antigo e actual barão laranja?
É que, senhores, quem diz que o tal "Ali Babá do regime" tratava de que todos os negócios fossem dele, "ou pelo menos 10%, se fossem grandes empreitadas", quem o afirma não é um político qualquer, muito menos um Zé das Iscas. Miguel de Sousa sabe que nós todos sabemos que ele é vice-presidente do parlamento e que, durante muitos daqueles anos loucos do desenvolvimentismo à base do cimento e do alcatrão, ele próprio, Miguel de Sousa, foi vice-presidente do governo regional, abaixo do "ele" e com o "Ali" a desempenhar cargos importantes na esfera do poder e dos negócios. 
É esta mesma personagem com grandes responsabilidades quem atribui ao "ele" a paternidade do tal blogue anónimo, o mesmo "ele" que outrora foi o "verdadeiro chefe" - aliás "tão inteligente que ele é e nunca viu a permanente vigarice do seu braço corrupto".
É um político regional com este currículo a produzir as gravíssimas acusações. Até hoje não desmentidas. Não estamos perante uma corriqueira briga de comadres.
Em que ficamos, pois? Alô, MP, estamos a falar para esse lado. Queremos saber os prejuízos que a corrupção criminosa denunciada causaram à Região e aos Madeirenses durante quase 40 anos. Ou então, se acaso estamos perante denúncias ignóbeis e caluniosas, queremos saber qual o castigo para o infractor. 
Assim, como se estas duas semanas não tivessem existido, é que não pode ficar. Evidentemente.

41 comentários:

Eu, o Santo disse...

Senhor Calisto.
E preciso dar tempo para que eventuais acusados de corrupcao facam as suas proprias investigacoes.

Anónimo disse...

Então o que Miguel de Sousa vem dizer agora foi o que os loucos do PND andaram a dizer durante anos, não é verdade?

Anónimo disse...

Há uma coisa que me faz uma certa confusão.
Sendo verdade tudo o que Miguel Sousa escreve sobre Alberto João e Jaime Ramos e sendo ele(Miguel Sousa) uma pessoa idónea como foi capaz de pactuar durante anos a fio com as figuras referidas por ele.
Como foi capaz de ter feito parte de sucessivos governos, assembleia,ter beneficiado de determinados benefícios só ao alcance de gente colocada em determinados lugares. Brigam as comadres descobre-se as verdades,é isso?
É tão culpado quem faz o crime como quem ajuda a fazê-lo.
Se nunca concordou porque é que os aturou durante 30 anos.
Desculpem a minha ignorância.

Luís Calisto disse...

Comentário de O Santo

Tem toda a razão. Eles já devem ter os peritos para fazer as recolhas de provas. E depois orientam o MP.

Anónimo disse...

E o Filho do CAPATAZ continua agora bem lá dentro tendo se transformado num dos Renovadinhos.
Este PSD é um partido corrupto como diz este Vice-Presidente da Assembleia Regional que também esteve lá no gamaleão durante o tempo todo.
Por isso bora lá CAFOFO que és o mais honesto, por isso te atacam e enxovalham diariamente com muitas coisas e algumas sujas como os contentores do lixo, derrames de agua e ainda vamos ver se aquela arvore no Monte não foi sabotagem.
Querem agora dominar tudo para assim continuarem na balburdia e esconderem tudo com este assalto sem limites a Camara.

Anónimo disse...

Como todos nós sabíamos a renovação do psd ainda está por fazer, ao permitir-se "reciclagens" como a de Miguel de Sousa e alguns que ainda lá estão.

Anónimo disse...

Comentário das 15,15h
A começar pelo filhinho do dito cujo que lá está bem integrado fazendo parte da elite e direção destes renovadinhos.

Anónimo disse...

O Himmler quando viu que estava tudo perdido também quis negociar com os aliados sem o Hitler saber.Traidores depois do mal estar feito não muito obrigado!

Anónimo disse...

A unica novidade e o valor de 10%, quem na Madeira nao sabia?? Pelos vistos so MP, nao sabe, nao viu, nao estava la. Mas este Sr tambem ganhou e muinto com
os tachos que teve e ainda tem. FALA O ROUTO DO ESFARRAPADO!

Anónimo disse...

Este PSD...
Vejam a entrevista do candidato do PSD ao Porto Santo!
"Não podemos ficar sem barco em janeiro" "O preço das viagens aéreas'
Ò homem, isso todos nós estamos fartos de saber.o seu partido há anos que facilita os Sousas e permite que o barco em janeiro descanse.
As viagens estão no estado que estão porque o seu governo não é capaz de dar uma para a caixa,qual a novidade para si?
Mude de partido e fica-lhe melhor fazer essa reendificacao.
Meu deus você tá de que lado Castro , Menezes?
Comédia autêntica este candidato

Anónimo disse...

Por isso estes Falsos Renovadinhos tem de ser postos todos no olho na Rua e não haver nenhuma Camara liderada por eles para não aumentar os Tentáculos do Polvo politico como tem acontecido nestes últimos 40 anos.

Anónimo disse...

O Castro no Porto Santo é um dos patrocinados pelo braço armado. Eles querem sacar o dinheiro preso pelo tribunal a mando da Fátima Menezes que era presidente da câmara. Votar Castro é entregar mais de 5 milhões de euros à família Ramos.

Anónimo disse...

Parece uma história de horrores.Inacreditável? Não, porque quem diz, esteve sempre por dentro, ao lado do ali babá e do amigo inteligente.O que faz confusão, é como é que um ataque destes vem duma pessoa que esteve sempre em lugares chave!Esteve lá, viu e não disse nada, senão agora??!Dá medo e insegurança.

Anónimo disse...

Por várias vezes eu ja disse que o Jaime Ramos e os Sousas dos portos compram tudo estes políticos recentes CMF ja cairam na ratoeira destes que tem razão e o Gil Canha que fala sob esta mafia

Anónimo disse...

Muito bem aplaudo

Anónimo disse...

Você colocou a palavra idonia mas esta palavra não é e nunca será adequada a Miguel sousa

Anónimo disse...

Cardoso Jardim e o seu chefe Ramos lá vão zurzindo no Renovadinhos.
Agora que o ferry parece que é para vir, que não, que é uma porcaria, etc.
Chatice esta coisa do governo cumprir promessas.

jorge figueira disse...

Há quem considere insultuoso qualificar como: Hipócrita serôdio, o Sr. Dr. Miguel Sousa.
Acho que ao seu comportamento a classificação adequa-se.
Recorro ao dicionário: hipócrita, adj. e s. m. e f. Em que há hipocrisia; pessoa que tem hipocrisia: hipocrisia, s. f. Impostura; falsa devoção; falsa virtude: serôdio, adj. Que vem tarde;tardio; que aparece no fim da estação própria.
Alguém em seu perfeito juízo me explica onde está a ofensa?
O Luís Calisto chama o MP para aqui. Pergunto eu: O Cuba Livre ainda mexe? As enguias não andaram a fugir em tudo aquilo?

Anónimo disse...

Quer-me parecer que há muita gente a viver num mundo de conspirações permanentes e supostas grandes golpadas que ora são atribuídas a membros do poder ora a pessoas que se destacaram na oposição. Se fossemos a ver o património dos que apenas vivem da política encontraríamos dezenas de milhares de euros e não as dezenas de milhões que se insinuam. Quem quiser encontrar o Jaime Ramos pode encontrá lo no Quentinho da Ribeira Brava a almoçar sandes de queijo quase todos os dias. A Madeira está cheia de falsos ricos que gastam tudo que ganham, honestamente IU não, na manutenção desse falso estatuto.

Anónimo disse...

Ao das 19:26 sugiro-lhe que convide o JR para um almocinho de lagosta para lhe tirar a barriga dessa miséria FRanciscana em que o vê, lá para Rib. Brava.
Pergunte-lhe qual o candidato que vai apoiar

Anónimo disse...

Dinheiro facilmente ganho, e dinheiro facilmente gasto.... Ate deve fazer impressao te lo no bolso.

Anónimo disse...

Não se iluda nem iluda os outros: eles são todos farinha do mesmo saco. Cafofos, renovadinhos e jardinistas...

Anónimo disse...

Infelizmente tudo isto se tornou normal. Já ninguém sabe o que está certo ou errado, permite-se durante anos e anos esta roubalheira, alguns, do povo, até diziam que se estivessem lá fariam o mesmo! Isto é grave e todos estamos a pagar

Anónimo disse...

Esta troca de mimos é mais um capítulo da guerra interna que grassa no PSD-M, entre a facção que não soube aceitar a derrota e sair de cena condignamente e a facção "renovadinha mas pouco", já que persiste nalguns vícios e reciclou outras personagens, como o caso de Miguel de Sousa.
Interessante a pergunta sobre o candidato de JR. Ao contrário do ex-chefe, que aposta no Nascimento, JR deve estar dividido entre a sua protegida Nivalda e os seus próprios interesses financeiros no betão e ACIN.
Mas como raposa velha, só tem um candidato: o seu filho

Anónimo disse...

Nada de novo! Há quantos anos os activistas políticos andam a denunciar a corrupção na mamadeira. Os jornalistas do jornal satírico Garajau publicaram várias reportagens sobre a corrupção na Madeira, mas o MP andou a assobiar para o lado! É uma vergonha o que se passa em termos de corrupção na madeira, e o que Miguel de Sousa vem agora dizer é o que toda a gente sabe! Nada de novo! Tudo como dantes quartel em Abrantes!

Anónimo disse...

O filhote é bem pior que o pai. O pai pode ter ficado com 10% das empreitadas, mas isso é bem pouco para o que o filhote quer. PODER! E para isso é capaz de fazer tudo o que tem que ser feito. Há pai que é cego!!!!

Benu disse...

O psd como grande partido ainda não percebeu que só tem um caminho que é a da credibilização da política, e isso começa por limpar a casa do lixo tóxico que ainda tem, resumindo-os a militantes de base sem peso partidário e político. Quanto ao resto não vejo solução ao psd. PS (o veneno interno é tão forte que não chegam saudáveis ao povo), CDS/PP (verdadeiro saco de pulgas, pequenos e tão conflituosos), CDU (cristalizados qual lenine no seu mausoléu, tanto na forma como no eleitorado); BE (a reboque de um "purismo" extremista de Lisboa). Ou psd verdadeiramente renovado ou um movimento novo como o de Macron. Senão seremos sempre uma sociedade adiada.

Paulo Vieira disse...

Estive tentado a comparar o Ministério público ao SIRESP e dizer simplesmente que não funciona. Mas depois pensei que na realidade estaria a ser injusto, pois o MP funciona com o cidadão anónimo, aí não tem nenhum problema em pedir pena máxima.
Após uma comparação mais cuidada cheguei à conclusão que o MP é mais parecido com o vídeo-árbitro, da mesma maneira que este funciona na perfeição, excepto no Estádio da Luz, também o MP não funciona desde que tenha que acusar Alberto João e os seus Ali Babás, (aqui discordo de Miguel Sousa que só nomeia um e não vários), que se lambusaram com dinheiros públicos, de forma obscena e descarada, durante mais de 30 anos.

Anónimo disse...

Oh miguel!!! Só quem nao te conhece! Tudo o que disseste deles aplica-se a ti. Tudinho!
Só falta vires dizer que os milhoes que enterraste na brisa cola foi culpa do jaime ramos. Que o buraco de 5 milhoes que deixaste no campo de golfe foi culpa do jaime ramos. Que os despedimentos na ecm foi culpa do jaime ramos. Que a farmacia q a rua filha tem na ajuda foi culpa do jaime ramos. Que o cafe teatro foi culpa do jaime ramos. Que seres um "grande gestor" foi culpa do jaime ramos.
Dizes q o partido tá falido e o jaime ramos rico. E tu estás o quê? Pobrezinho!!!

Miss Take disse...

Não tiro do Jaime Ramos para pôr no Miguel Sousa, iguais, nem um, nem outro. Ricos, à custa do PSD e Governo de AJJ.
Quanto ao "Renovadinhos", um bem haja, de leitura, obrigatória, diariamente.

Anónimo disse...

Como diz o povo "isto é tudo farinha do mesmo saco"...

Anónimo disse...

Like.

Anónimo disse...

O povo é mesmo enganado e bem enganado! Onde anda a ética dos políticos?

Anónimo disse...

O drº Gil Canha e o seu grupo de activistas políticos já denunciam a corrupção na mamadeira há mais de 20 anos, quando esse grupo escrevia no Garajau! O que fez a justiça? Em vez de ir investigar a corrupção denunciada nesse jornal, atacou os activistas políticos com os processos que a "máfia no bom sentido" ia metendo aos activistas políticos que combatiam o jardinismo. Sinceramente não vejo nenhuma novidade nas declarações do drº Miguel de Sousa! Tudo situações que a gente já sabia!

Anónimo disse...

Quem cala consente. E o Ministério Público não investiga?

Anónimo disse...

Não existe nenhuma

Anónimo disse...

o Miguel Sousa era um teso igual ao Jaime Ramos, igual ao Luis Miguel Sousa, igual ao Avelino. Todos estes tipos, incluindo o MS enriqueceram graças ao regime corrupto de Jardim. Mas adoro quando eles lavam roupa suja!

Anónimo disse...

Este Partido está mesmo PARTIDO e eu sendo PSD desde os primórdios não me revejo nestes Renovadinhos e em Outubro vou votar Cafofo numa onda que está a crescer diariamente.

Anónimo disse...

essa onda que cresce diariamente que falas foi dizimada com a queda da arvore no monte

Anónimo disse...

A queda da Arvore no Monte ainda vai dar muito que falar e irão alguns de costadas passar umas férias prolongadas na Cancela especialmente aqueles que fizeram Sabotagem em Ano Eleitoral e os Técnicos Vendidos.
Virão a tona os verdadeiros culpados e aqueles que fizeram aproveitamento politico para culpar na Praça Pública o Cafofo.
Votos em Cafofo cresce diariamente para tristeza de outros.
O Povo agora não é carneiro e sabe tirar as suas ilações.

Anónimo disse...

E impressionante, agora deitam as culpas aos inocentes técnicos com esta declaração so se vem confirmar o que e esta vereação da cmf sabe fazer ou seja nao sabem nada de nada,camada de parvos