Powered By Blogger

quinta-feira, 31 de agosto de 2017


Intervenção efectuada 
no Caminho do Pilar
 

Ainda sobre a intervenção efectuada no Caminho do Pilar e passado algum tempo após a conclusão da empreitada, eis que novas situações se revelam.


Então vejamos:

Antes da intervenção, existiam naquele arruamento placas de sinalização indicadoras do limite de máximo de velocidade; após a intervenção as mesmas não voltaram a ser colocadas; deverão estar a descansar no Vasco Gil para serem utilizadas na requalificação de outros arruamentos a efectuar no  primeiro semestre de 2017.

Ainda perdura numa parede junto à rotunda do Caminho do Esmeraldo uma placa para memória futura (até 1 de Outubro) que aquela empreitada foi efectuada no primeiro semestre de 2017  com um custo aproximado de 100.000 Euros.

Ora, é sobre o valor da empreitada que incide a minha preocupação.

Numa obra de 100.000 euros, que saíram dos bolsos dos contribuintes, como é possível o dono da obra aceitar aquela empreitada?

Eis os motivos.

Em primeiro lugar, as placas de sinalização desapareceram;

Em segundo lugar os pinos metálicos existentes, que evitavam o estacionamento abusivo em cima dos passeios, também emigraram, originando estacionamentos privilegiados;

Em terceiro lugar os passeios requalificados apresentam já defeitos e armadilhas para os transeuntes;

Em quarto lugar, e não esquecendo o arruamento vizinho do Caminho de São Martinho, parece que ao empreiteiro e ao dono da obra faltou tinta para sinalizar o fim do arruamento junto ao cruzamento do restaurante Tourigalo.

Poderá aqui a CMF estar a ponderar numa medida de poupança extrema, para que o resto da sinalização do Caminho de São Martinho seja efectuado, aquando da repavimentação da Estrada Monumental, uma vez que poderá estar já atingido o valor da obra do Caminho de São Martinho, de acordo com uma placa junto ao cruzamento do Caminho do Dr. Barreto; e assim, como todas as obras foram realizadas na freguesia de São Martinho, aproveita-se a tinta que sobrar da Estrada Monumental, ficando assim tudo incluído na mesma rubrica orçamental.

Ou, em alternativa, a CMF irá colocar uma placa numa das paredes adjacentes ao arruamento com a inscrição "Obra: sinalização do piso do Caminho de São Martinho; Prazo previsto: meio semestre (já que será até 1 de Outubro); valor estimado: entre €50 e €100."

E são estas intervenções "Low Cost" que os fregueses têm e que o Sr. Presidente da JFSM defende.

Pois não se percebe como o Caminho de São Martinho não foi repavimentado mas sim remendado, não tendo sido repavimentado o mau piso da rotunda do cemitério.
Outro exemplo de empreitada Low Cost, já com buracos no pavimento.

Vamos agora ver se pelo preço estimado e de execução da obra, há direito accionar a garantia.
O que vai valendo é que os candidatos à Junta de Freguesia andam em cafés e arruadas e concentrações, fazendo vista grossa aos reais problemas da freguesia.



Um leitor





4 comentários:

Anónimo disse...

Na verdade todos os Cartazes CUMPRIMOS referem-se a coisinhas lowcost e outras apenas no cartaz.
Será o caso da reabilitação do comércio e urbana que o SRm xafofo veio dizer ontem que atinge os 70 casos.
Não vejo ONDE?
Nem a célebre confeitaria Felisberta, que não tem nada de património de referência... a não ser um certo mobiliário e uns bons bolos.
A Rua das Pretas, a rua Nova de São pedro (das rua dos netos à Igreja de S. Pedro) a avenida Zarco em frente ao Governo Regional são bons exemplos de recuperação urbanística...Vão lá ver estas -...para não maçar muito, não refiro outras belas intervenções Xafofas.

Anónimo disse...

...pois é!!!! moro e circulo muito na freguesia de S.Martinho ...mas todos anos gastava muito dinheiro em amortecedores e alinhamentos de direcção ...Caminho de S. Martinho ...Caminho Poço Barral ... Caminho Pilar mais pareciam pistas todo-terreno ... já agora: SINAIS INDICADORES DE LIMITE DE VELOCIDADE???!!! Só um cromo acredita que os condutores excedem a velocidade por ausência de sinalização ... o Código de Estrada impõe os limites em zona urbana ... um condutor que circule a 100 (CEM) KM/H no Caminho do Pilar GARANTIDAMENTE circulará a esta velocidade COM OU SEM SINALIZAÇÃO LIMITADORA DE VELOCIDADE!!!!!

Anónimo disse...

Convém colocar casquilhos a miudezas, pois a barulheira aparece rápido nos carros, o cafoco, digo careca, devia indemnizar todos os proprietários dos carros, pois as reparações abundaram, sejam suspensões, e outras, parafusos nas estradas dará para tapar os buracos, está incompetência devia ser demitida e derrotada para sempre, vergonha

Anónimo disse...

Convém colocar casquilhos a miudezas, pois a barulheira aparece rápido nos carros, o cafoco, digo careca, devia indemnizar todos os proprietários dos carros, pois as reparações abundaram, sejam suspensões, e outras, parafusos nas estradas dará para tapar os buracos, está incompetência devia ser demitida e derrotada para sempre, vergonha