Powered By Blogger

quinta-feira, 31 de agosto de 2017


Lascas do Monte vão longe:
«Preferiam que tivesse acontecido 
o que aconteceu na Madeira?»


Abate da tília


http://www.jornaldamealhada.com/noticias/show.aspx?idioma=pt&idcont=6997&title=abate-da-tilia

Em declarações ao Jornal da Mealhada, o presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro, abordou o abate da tília de grande porte localizada na Rua Emídio Navarro, na vila termal do Luso, junto à Fonte de São João.
Para o autarca, “não havia outra solução. A tília estava em muito mau estado. Esteve bem no seu relatório Francisco Coimbra que apontava para o abate da tília, esteve bem o executivo que decidiu isso por unanimidade. Ficou demostrado que tínhamos toda a razão. Preferiam que tivesse acontecido o que aconteceu na Madeira? Eu não. Como responsável o mais importante é a salvaguarda das pessoas”
O relatório técnico feito à árvore por especialistas não deixou grandes dúvidas. Após os testes, verificou-se que “a degradação da madeira do tronco é tão extensa e as cavidades de tão grande dimensão ficando claro que o potencial de rutura deste exemplar é muito alto, nas suas atuais condições”.Francisco Coimbra, da empresa Árvores e Pessoas, defendeu o abate da árvore, apesar de ainda ter equacionado a poda radical, que deixaria apenas a árvore “numa caricatura do que é.”
O corte da árvore, resultou de uma decisão unânime do Executivo Municipal, que visou salvaguardar a segurança de pessoas e bens.

(Por Antero Rodrigues)

Sem comentários: