Powered By Blogger

terça-feira, 29 de agosto de 2017


LEVADA DO POÇO 
DO BEZERRO
 Construída no século XIX a Levada do Poço do Bezerro cumpriu escrupulosamente, durante mais de cem anos, a função que lhe foi confiada: levar a água do Ribeiro do Poço do Bezerro, que nasce perto do Chão das Feiteiras, para a Levada da Serra do Faial responsável pelo regadio de terras do Porto da Cruz, Santo da Serra e Camacha. Em tempos idos a água chegava à Choupana.


Há menos duma década uma derrocada destruiu uma pequena secção da Levada do Poço do Bezerro, que provisoriamente foi substituída por um tubo de plástico. O canal não foi recuperado e a solução dos tubos pretos voltou a ser adoptada após novos pequenos escorregamentos.
De provisórios os tubos passaram a abandonados na floresta e a mimosa Levada deixou de cumprir a sua nobre função, porque a empresa pública Águas e Resíduos da Madeira construiu uma conduta para captar muito mais a jusante a água do Ribeiro do Poço do Bezerro.
É verdade que a água continua a cair na Levada da Serra, mas não é menos verdade que o património histórico da Madeira ficou mais pobre.
Esta é mais uma Levada que corre o risco de desaparecer, engrossando o caudal da insensibilidade que tem vindo a soterrar a história épica da conquista da água.
Entretanto, um espesso manto de silêncio cobre há meses a candidatura das Levadas da Madeira a Património da Humanidade...




 28.08.2017
Raimundo Quintal

1 comentário:

j disse...

Esta é a triste realidade. Interessar-se pelos assuntos que a todos dizem respeito não é coisa que mobilizes cidadãos, e os faça parar para deixarem um comentário.
Preferem brincar aos partidos, com o mesmo fervor com defendem o seu clube.