Powered By Blogger

quinta-feira, 31 de agosto de 2017




Nota de imprensa

A coligação Funchal Forte vem por este meio manifestar a sua grande preocupação pelo ambiente de grande histerismo e alucinação, manifestado pela actual administração camarária de Paulo Cafofo que, após os trágicos acontecimentos ocorridos na Freguesia do Monte,  desatou a cortar árvores a torto-e-a-direito na nossa cidade.
O sr. Presidente da Câmara parece que quer que as árvores do Funchal paguem todas elas um elevado preço pela sua incompetência e negligência no caso da queda do galho do plátano e do carvalho sobre a multidão, durante os festejos de Nossa Senhora do Monte.
Vai daí, montou uma equipa “técnica” em cima do joelho que percorre justiceira a cidade de moto-serra em punho, a cortar tudo o que tenha copa e folhas, tal o espirito de vingança desvairada que Paulo Cafofo ganhou agora contra as árvores.


Passou-se do oito para o oitenta, e basta um cidadão achar que uma árvore não está bem ou que lhe suja o quintal com as folhas, para avançar logo a equipa justiceira do sr. Presidente, liderada por um técnico continental, que já ganhou o cognome do Eichmann das árvores. 
Esta coligação tem recebido imensas queixas de munícipes escandalizados com o corte a eito de espécimes com vários anos, em que em algumas plantas, bastaria uma poda selectiva, ou até reduzir a sua copa, baixando assim o seu centro de gravidade, e consequentemente, ir anulando as forças exercidas pela atração gravítica, e assim evitar o seu abate.
As árvores urbanas necessitam de cuidados e manutenção constantes, ora, nestes últimos anos, o desleixo autárquico levou a que o nosso parque arbóreo andasse ao Deus-dará, com árvores cheias de ramos secos ou doentes, outras necessitando de podas e outras ainda, ameaçando cair, como é o caso de uma Auracaria bidwillii que existe no nosso Jardim Municipal, junto ao auditório, e que está em grande risco de colapsar. 


Mas, após a desgraça do Monte, a autarquia perdeu o discernimento e  a racionalidade, e contratou à pressa, empresas, que nada percebem do assunto e nem sabem o que é fazer uma poda criteriosa e cirúrgica. E com a loucura que por aí vai, os cortes são de tal forma atabalhoados, quase a talho de foice e fora de época, que as árvores em vez de ganharem vitalidade e vigor, irão se tornar verdadeiras bombas relógio sobre a cabeça dos cidadãos. (Observamos também que alguns dos homens que andam a cortar ramos e a derrubar árvores não estão devidamente equipados e a qualquer momento poderá ocorrer um grave acidente de trabalho)
Há dias, a equipa justiceira de Paulo Cafofo abateu dois jacarandás (Jacaranda mimosifolia) na Av. João de Deus, que poderiam ser simplesmente podados e salvos. Contudo, em frente ao Banco de Portugal, existem vários jacarandás, (onde foram amarrados cabos de aço para suportar os enfeites da festa do vinho), e esses sim, mostram sinais preocupantes de doença nas raízes, nos troncos e nos ramos, e necessitam de ser intervencionados urgentemente.

Isto é uma prova que a Câmara tem actuado por impulsos e emoções, levando o populismo mais serôdio e vil ao reino vegetal, em vez de actuarem segundo uma metodologia técnico-científica e seguindo a legislação em vigor. (Muitas árvores têm sido abatidas sumariamente e ilegalmente, sem autorização do Instituto das Florestas e da Conservação da Natureza, que é a entidade regional, que por lei da Assembleia Legislativa da Madeira, deve dar o licenciamento para o abate).
Esta semana, a equipa justiceira de Paulo Cafofo abateu uma figueira-da-índia (Ficus benjamina) centenária que existia no Largo de São João, sob o pretexto que o tronco estava podre e que tinha recebido reclamações dos moradores. Ora, os moradores de facto reclamaram contra um ramo seco de grandes dimensões que se apresenta apodrecido na outra figueira-da-Índia, vizinha à árvore que foi abatida. E o mais ridículo, é que cortaram rente a figueira-da-índia que poderia ser salva e deixaram o ramo perigoso na figueira-da-Índia do lado. À árvore abatida, bastariam terem cortado a copa ou reduzi-la até um pouco abaixo de seu centro de gravidade, que de forma genérica, segundo os botânicos, mesmo em corpos irregulares, está nos 54% da sua estatura, medidos a partir do solo. Depois, a árvore começaria a rebentar, e a Câmara só teria o trabalho de controlá-la.  
 Se um terrorista ou um criminoso matar alguém, não vamos começar a matar pessoas por um simples sinal de violência ou briga doméstica. O mesmo se passa com as nossas árvores, elas são importantes para o nosso ambiente, para a nossa qualidade de vida e para o enriquecimento da nossa paisagem. Deste modo, a coligação FUNCHAL FORTE, mesmo caindo no risco de não ser bem compreendida, apela à calma e ao bom senso da autarquia e dos cidadãos. 

21 comentários:

Anónimo disse...

Só prova a medicroidade

Anónimo disse...

Caro Gil, não é só a si que Cafofo faz campanha negra por lhe beliscar a imagem de santo impoluto pepsodent... As árvores decidiram deitar a nódoa em tão pura virgem? Ora tomem lá uma motoserra para aprenderem a não lhe lixar a reeleição! Com o Glésias não brincam!

Anónimo disse...

Na Quinta Deão onde eu moro deviam de vir cá acima ver o que essa bandidagem fez às árvores. Isto só numa terra de selvagens.

Anónimo disse...

Já há muito tempo que notei que o srº cafôfo não tem "dedo para o anel" como costuma dizer o nosso povo! Este corte indiscriminado de árvores só demonstra a sua incompetência para gerir uma cidade que há muito foi atacada pelo betão, e precisa das árvores, como nós de pão para a boca! Aqui fica uma vez mais a incompetência no seu expoente máximo! Não era melhor este senhor ir para a escola dar aulas? Se é competente para isso, porque para cuidar dos espaços verdes da cidade já mostrou que não vale nada!

Anónimo disse...

E cruel matar e fazer sofrer seres vivos inutilmente.

Embora nao se compare a nivel de gravidade com o tema da publicacao, se andam a matar ilegalmente arvores a revelia da entidade licenciadora (que dizem que e o IFCN, cujo presidente e candidato a presidente da junta pelo PSD-M), entao: 1) a CMF esta a infringir a lei; 2) se o IFCN nao esta a tomar medidas para que esta infracao pare, entao seu presidente nao e competente como Rubina Leal declarou.
Tambem e cruel que quem tem o poder e a competencia para travar a morte e sofrimento de seres vivos, nao determine o fim dessas acoes.

Anónimo disse...

Não viram o telejornal da madeira desta terça-feira?
O Miguel Gouveia disse: estamos a cortar as árvores porque as pessoas pedem e queremos deixar deixá-las confortáveis.
Ou seja, os cortes das árvores são feitos a pedido, sem qualquer apuramento técnico daquela necessidade. As pessoas pedem, as pessoas votam, nos cortamos. As árvores também são seres vivos mas não votam.
O exemplo de 4 anos de desgovernação: governar a pedido e a pensar nos votos.

Anónimo disse...

Andam empresas de construção civil que não percebem nada disto também a cortar árvores. Durante três anos disseram que não havia dinheiro para tratar de árvores e espaços verdes, agora apareceu dinheiro a rodos.

Anónimo disse...

É assim que se faz campanha. Chamem a Rubina Leal para aprender e deixar-se de baboseiras

Anónimo disse...

Estou descontente com o psd anda a entrar pelas casas dos municipes em sao martinho a pedir votos forçados.

Anónimo disse...

Porrada nos (Ca)fofos e nas Ru(b)inas! É tudo farinha do mesmo saco.

Anónimo disse...

Este Movimento de Vespeiros é fantástico, está sempre no lado do contra.
Se corta é porque corta
Se não corta é que é irresponsável.

Isto é só critica, pura demagogia que ninguém vai com estas palestras.
Por eles o Funchal regredia a 100 anos no tempo da pré-história e eram somente casa de Telheiros e tascas a vender meio pão com molho.

Anónimo disse...

Andam todos com medo de falar neste caso das árvores com medo de perder votos.Esta atitude do Funchal Forte de Gil Canha é um bom sinal a registar.

Anónimo disse...

se caísse uma pedra em cima de alguém o Cafofo ainda tentava tornar o Funchal numa planície , e os seus amigos da construção civil davam-lhe uma ajudinha , como vão dar agora que cortam as arvores e no fim é que vamos saber quanto custou.
E não há policia para investigar esta bandidagem.

Eu, O Santo disse...

Concordo consigo anónimo das 23:29.

Anónimo disse...

Podar arvores fora de epoca é tão mau como podar uma vinha mal o cachos forem apanhados ou podar uma laranjeira no verão. Cada coisa tem o seu tempo e tenho idade já grande para saber que qualquer corte mal feito faz a planta enfranquecer.Se ficar fraca, alguma coisa vai cair.(o meu avô pediu para eu meter isto, Joel Nunes)

Anónimo disse...

Dá-lhe forte nesses mentirosos do cafofofoco, já que a justiça não os demite, pois são um perigo para a população, há que derrotar o careca a 1 de outubro

Anónimo disse...

Já viram que o Cafofo está a fingir-se de morto?! O Miguel Gouveia pinóquio é que tem aparecido. Tudo por causa das árvores...

Anónimo disse...

Felizmente que daqui a um mês esta LOBA vestida com pele de cordeiro está fora para bem de todos os Funchalenses.

Anónimo disse...

Finalmente acredito no Gil Canha, boa sorte Gil e dá uma vassourada nisto.

Anónimo disse...

E marketing enquanto o povo fala em Miguel Gouveia é para ir esquecendo o nome Cafofo das más obras e desgracas e o Cafofo só aparece nas boas abram os olhos

Anónimo disse...

E marketing cafofiano