Powered By Blogger

quinta-feira, 14 de setembro de 2017



ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ

COMUNICADO

A Escola Secundária Jaime Moniz congratula-se com os excelentes resultados alcançados pelos nossos alunos no concurso nacional de acesso ao ensino superior 2017 e por ter contribuído pelo acesso de 32% dos alunos madeirenses no ensino superior.
Dos 479 alunos que apresentaram candidatura ao ensino superior, 449 no ano anterior, 450 foram colocados na 1ª fase, sendo a percentagem de 94%. É de referir que as percentagens alcançadas, quer a nível regional, quer a nível nacional foram, respetivamente, de 93% e de 85,7%.

O número de alunos colocados foi de 450, tendo havido um acréscimo de 27 alunos.
  Houve um reforço de alunos em medicina, tendo passado de 46 para 48 alunosA Jaime Moniz reforça a sua posição de ser a escola pública e privada que coloca o maior número de alunos nas faculdades de medicina das universidades portuguesas. Saliente-se que 40 alunos foram colocados nas universidades do continente (ano anterior foram 33) e 8 no ciclo básico de medicina da Universidade da Madeira (ano anterior 13).
É de referir que um estudante da ESJM, com média de secundário de 19 valores e com nota de ingresso de 18,8 valores, entrou no curso de engenharia aeroespacial, que exige as notas maios elevadas, pelo contingente geral e na primeira opção de candidatura.
Na Universidade da Madeira foram colocados 103 alunos(23%), enquanto que nas Universidades do Continente foram colocados 347 (77%).
As áreas de estudo com maior número de alunos colocados na 1ª fase foram as seguintes:
Saúde: (Medicina (48), Medicina Veterinária e Dentária, Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia …) 111 alunos;
Engenharia e técnicas afins: (Engenharias Espacial, Informática, Mecânica, Biomédica, Electrónica e de Computadores, Civil…) – 78 alunos;
Ciências Empresariais (Economia, Gestão…) – 75
Línguas e Relações Empresariais e Ciências da Cultura – 52
Humanidades: (História, Filosofia, Sociologia…) – 35;
Direito: 25;
Ciências do Desporto: 19;
Ciências da Educação e Cultura: 18;
Artes: 13.


Funchal, 13 de setembro de 2017
 O presidente do conselho executivo
Jorge Moreira de Sousa

6 comentários:

Anónimo disse...

Já me enoja esta guerrinha entre a Jaime Moniz e a Francisco Franco! Parece que agora todos os dias sai um número novo para se vangloriar sobre o rival! Ora é escola Y que meteu mais alunos em Medicina. Ora é escola X que forneceu mais alunos ao ensino superior... Irra! estou farto desta troca estilo a minha pilinha é maior que a tua! Preocupem-se mais com a qualidade integral do ensino que dão aos alunos e menos com as estatísticas. Até porque a formação não deve se esgotar nas notas, sob pena de criarmos uma geração de pessoas formadas com palas nos olhos (o que já não é ficção nehuma, infelizmente)! Coisa de professores com demasiado tempo livre!

Anónimo disse...

Já repararam que existem 7 alunos para cada professor, quando todos sabemos que as turmas têm bem média 25 alunos!?
Há muito professor que não dá aulas.

Anónimo disse...

32%? É uma escola secundária só, não tem 2º nem 3º ciclos.Como é a Francisco Franco.Qual é o espanto de contribuir com 32% de alunos para o ensino superior? Não vejo nada de mais. Certo é que tal percentagem, seria impossível, por parte das escolas do Porto Santo e do Porto Moniz.E a do Porto Moniz tem menos valor? Claro que não.Tem é menos alunos.Ninguém fala nos explicadores mas o mérito também é deles. Quem é que hoje está no secundário, sem ter explicações em várias disciplinas?

Anónimo disse...

De facto esta guerra de números entre Jaime Moniz e Francisco Franco é uma coisa do mais pateta que há.
Demonstra o provincianismo que reina nesta terra.

Anónimo disse...

Temos familiares que entraram no ensino superior. A boa Escola do Funchal onde andaram, mais o bom apoio familiar e as boas explicações em algumas disciplinas, determinaram as notas que tiveram e que os levaram a universidades do continente.

Anónimo disse...

no liceu é mais facil arranjar ganza, na francisco o mdma, na apel a coca do ricos. a levada continua sempre no cavalinho