Powered By Blogger

domingo, 24 de setembro de 2017


Gil Canha, ex vereador da Câmara Municipal do Funchal e cabeça de lista pela Coligação Funchal Forte, foi o porta-voz de uma conferência que se realizou hoje (sábado), pelas 12H30, no Mercado dos Lavradores.
O candidato começou por fazer uma breve resenha temporal, onde explicou que, em Janeiro de 2014 e quando era o responsável por esse espaço, resolveu sensibilizar os comerciantes das bancadas para melhorarem os seus pontos de venda, não deixarem caixas vazias ou tralhas em locais visíveis, cobrir as caixas de plástico, (para não dar um ar de supermercado) ordenar e desimpedir os pontos de passagem, não deixar acumular o pó, e utilizar cestos em vime ou outros materiais mais consentâneos em dar um ar genuíno e único ao mercado.

Mas, o ponto mais importante foi criar novas bancadas (mobiliário) para as floristas, pois os móveis estavam degradados, decrépitos, com um aspecto visual desagradável, e pouco funcionais. Deste modo, Gil Canha explica, que “com a preciosa colaboração das floristas, um arquitecto desenhou novos móveis, iguais para todas, ao nível da cintura, para não se criarem barreiras visuais no espaço. Os móveis eram em escadinha, tipo como usamos nas nossas casas para expor os nossos cântaros de flores, os baldes de plástico seriam metidos dentro de recipientes em estanho, e tudo seria feito para melhorar não só aspecto visual mas também para dar melhores condições de trabalho às floristas.”
Infelizmente, estes melhoramentos foram abandonados e, este ano, no início de Junho, a Coligação Funchal Forte visitou o Mercado, e denunciou a política da Câmara Municipal do Funchal em transformar este icónico lugar num bazar turco, com bancas de quinquilharias, restaurantes gourmet, esplanadas, e num espaço de especulação de rendas a preços assustadores. “E como não podia deixar de ser, criticámos o facto das floristas estarem a trabalhar naquelas condições degradantes e sem os referidos móveis que tinham sido concebidos para elas. No dia seguinte, mais propriamente no dia 7 de Junho de 2017, a presidência da Câmara Municipal fez publicar no Diário, uma notícia, em que alardeava falaciosamente que seriam investidos 170 mil euros para reabilitar o Mercado dos Lavradores, e que finalmente seriam construídas neste verão, as novas bancas para as floristas.  Ora, estamos no fim do Verão e as bancadas ainda não apareceram! Isto só prova que actual Câmara é mentirosa, aldrabona e que tem uma verdadeira máquina negra da mentira a encobrir todo o seu desleixo e inércia”.
E pela visita que os membros da coligação FUNCHAL FORTE fizeram a este espaço, observaram in loco a anarquia e o estado de abandono a que está votado o nosso Mercado dos Lavradores, e que as fotos que tirámos são provas inequívocas de tudo aquilo que acima descrevemos.









Repórter Funchal Forte

14 comentários:

Anónimo disse...

Acho que deveria existir a par dos cursos de história uma cadeira lectiva sobre a importância de preservar o que é genuinamente nosso, ou próprio de cada terra, cada região ou cada território, para depois não termos estes dissabores, de gente cretina, que prefere copiar o que de pindérico existe noutras terreolas de África e Ásia.
Nós tínhamos um mercado dos Lavradores do mais genuíno que existe por essa Europa fora, e já conheço dezenas de países, mas infelizmente estamos a ser governados, por "jovens turcos", o que dá esta barraca monumental! E depois há outro problema que é o violão ter por hábito o dom da imitação, por isso vai sempre buscar, o que de rasca existe nos outros lados.

Anónimo disse...

Pensem um pouco nas centenas de milhares de euros gastos com a agência de comunicação.

Agora olhem para as fotos neste artigo.

Orgulhosos do nosso Presidente da Câmara, não?

Anónimo disse...

Venho aqui não por este artigo mas aproveitar para dizer o seguinte.
Estou deveras decepcionado por aquilo que assisti ontem á noite no adro da igreja da Assomada, na festa da igreja. Foi vergonhoso,assistir á aquele espectáculo.
Vi um grupo de apoiantes de um partido (JPP) serem importunados,perseguidos por um grupo de "arruaceiros" ligados a outro partido (PSD).
Digo deveras decepcionado porque nesse grupo se encontrava uma pessoa que nós julgamos de bem. a política em pouco tempo muda o carácter a personalidade de cada um.
Não esperava que o candidato á junta de freguesia do caniço tivesse aquele comportamento. Os rapazes e raparigas do outro partido sempre que se deslocavam para contactar com as pessoas eram imediatamente "cercados" pelos tais do PSD.digo isto porque alguns estava identificados com adereços.
Não houve, agressões verbais,nem físicas é verdade, mas a provocação era por demais evidente.
Caro Candidato do PSD á junta do caniço, por amizade não menciono o nome. como escuteiro,como catequista,penso que esse caminho não é o mais indicado para mostrar aos jovens o que é política, o que é democracia, o quê é educação.
A ideia que tinha deste sr mudou por completo,a ambição por poder muda a personalidade das pessoas.
Se as atitudes destes srs são alvos de críticas por parte dos presentes,mais graves se tornam quando o seu líder está presente.
Quero acreditar que este tenho sido um acto irrefletido,mas será que todos os presentes pensaram o mesmo.
Este não é decididamente o meu PSD.
Parabéns á atitude do candidato do PS que confratinizou com todos os presentes independente da cor política.
Isto é democracia isto é saber estar na política.

Anónimo disse...

Senhor Calisto, o que é lhe tenho dito há meses? A vitória do Professor Paulo Cafôfo está no papo. Adeus, PPD/PSD e herdeiros do jardnismo, hasta la vista, baby.
Daniel T. B.

Anónimo disse...

Caro comentador das 16.21 Passou-se aí o que se passa em todo o lado.
Aqui no Funchal é o mesmo.
Comícios com confusões.
Ainda se intitulam de democratas?
A eminência de uma derrota eleitoral,um congresso anticipado,umas eleições internas, mexidas no governo está a baralhar esta gente.
Eu voto PAULO CAFOFO.
Andam declaração cabeça perdida e de democratas já nada teem.

Anónimo disse...

Eu gosto da mentira e dos aldrabões por isso voto Paulo Cafofo.O rei deles

Anónimo disse...

Este Cafofo mais o Iglesias rebentaram com o nosso mercado. Dá pena ver o desmazelo que vai ali, nem com mil máquinas de lavar eles branqueiam aquilo.

Anónimo disse...

Apoiado anónimos das 16:21 e das 18:38.É verdade, eu próprio presenciei dessas arruaças por parte de pessoas do psd que julgava serem pessoas de bem.Assustador.Que Deus nos livre.

Anónimo disse...

Gil Canha defende o regresso do Duarte Sena ao Mercado dos Lavradores, esta tudo esclarecido.

Anónimo disse...

Gil Canha tem de atacar mais se não cafofo ganha com maioria

Anónimo disse...

Ora já tínhamos saudades das odes do Daniel Tonto Bajulador, agora até com terminus em castelhano, talvez para agradar ao camarada Glesias.
Cuidado com as bruxas, no lo credo, pero que las hai, las hai.

Anónimo disse...

Tal como há dias critiquei a ação do Funchal Forte, desta vez dou os meus parabéns.
São estas situações que têm de ser expostas!

Anónimo disse...

Vou votar no Funchal Forte porque estou no Mercado e está lá um senhor duma associação de barmans que não paga um tostão e ainda ri da gente, com o sr. Canha sabemos que ele limpa os malandros, como fez aqui á uns anos contra outra associação de parasitas.

Anónimo disse...

Comentário das 10,56h
Ainda mais? Pelos vistos é das únicas coisas que sabe bem fazer, assim como vocês que inundam este blogger com comentários de enxovalhamento e depreciação e não admitem o contraditório.
Rica democracia é a vossa que para além de querem ser os Donos Disto Tudo também querem mandar na mente e raciocínio de cada um.