Powered By Blogger

quarta-feira, 20 de setembro de 2017



Gil Canha, ex vereador da Câmara Municipal do Funchal e cabeça-de-lista pela Coligação Funchal Forte, foi o porta-voz de uma conferência que se realizou hoje, pelas 12H30, em frente à Igreja de São Pedro.

O Candidato denunciou o “estado lastimável, quase de semiabandono, do venerável Aquário Municipal, que por falta de investimento e interesse da autarquia, não cumpre as mínimas condições legais; por exemplo, o sistema eléctrico está obsoleto e inseguro; não existem tanques para quarentena das espécies capturadas; o sistema de águas tem de ser urgentemente remodelado; e os 15 tanques já não têm a diversidade marinha de outrora, precisamente porque a autarquia não disponibiliza mais verbas para aquisição de mais peixes da nossa fauna costeira. É por isso que vemos tanques desabitados ou com poucos peixes.”

E o candidato critica a actual gestão camarária de ter “votado o aquário municipal e o Museu de História Natural ao esquecimento, quando seriam polos fundamentais para atrair mais pessoas para a zona histórica de São Pedro”.
Refere que a tal reabilitação que o Presidente Paulo Cafofo prega a quatro ventos é uma falácia e um faz de conta: “Como é que podemos aceitar que a actual Câmara pretende gastar milhares de euros com a aquisição da confeitaria Felisberta e tem a escassos metros, património que é seu votado ao abandono e ao desmazelo? Como é que o sr. Presidente diz que o seu referencial da reabilitação é o edifício da antiga Cajú, quando o prédio só tem as paredes exteriores pintadas e iluminadas e o interior está no tosco? Será que para o sr. Paulo Cafofo, reabilitação urbana é montar um cenário exterior muito bonitinho com o interior completamente oco e vazio? Já é tempo de se acabar com estas mentiras de uma reabilitação que não existe!” acusou o candidato do FUNCHAL FORTE.
E Gil Canha promete, no caso de ser eleito, de canalizar verbas urgentes para dinamizar, divulgar e relançar o nosso Aquário Municipal, porque “seria uma forma de atrair turistas para esta zona da cidade, como faz Lisboa com o seu Oceanário. E também urge contratar um taxidermista, para tratar das espécies empalhadas do nosso riquíssimo Museu da História Natural que estão em perigo, devido o ataque de várias pragas.

Repórter Funchal Forte

10 comentários:

Anónimo disse...

Este só diz mal, que é muito mais fácil do que propor solução para a cidade.

Anónimo disse...

Drº Gil Canha! Eu concordo com a reabilitação do Aquário Municipal, mas mais importante é caçar os tubarões que rodeam a CMF, limpar a rataria que se instalou nos paços do concelho, e limpar os "patos-bravos" que estão a rebentar com a anfiteatro do Funchal! Força Funchal Forte para esse combate!

Anónimo disse...

Ó das 23.14, já agora para nosso esclarecimento, pode dizer-nos qual a solução cafofiana para a cidade ?
É que lendo o programa da Confiança, não se vislumbra nenhuma.

Anónimo disse...

Nos tempos da vereação Albuquerque-Leal, foi lançado um concurso para reformulação desse Museu. Depois de apurado o vencedor, o projecto ficou na gaveta à espera de financiamento, o que nunca aconteceu e foi sendo repetidamente jogado para canto pela vereação Albuquerque-Leal. Depois veio o Cafofo que voltou a pegar no assunto e a dar ordem para que o projecto de arquitectura fosse avante com vista à requalificação do espaço. Não se sabe se já está concluído pelos responsáveis ou não mas o que se sabe é que a ordem é para avançar. Agora na campanha, vem a iluminada Leal dizer que este Museu tem de bazar dali, que não faz sentido estar ali (onde sempre esteve!!!) e dar lugar ao do Açúcar ou a uma galeria de arte ou a não sei o quê (todos os dias é uma ideia nova sem jeito)...
Está tudo dito.

O sr. Gil Canha aponta e bem as fraquezas do Museu mas como é seu apanágio, depois não aponta soluções concretas ou viáveis.

Anónimo disse...

Li o texto e vejo que Gil Canha apresenta aqui várias propostas para reabilitar o aquário e cuidar das espécies empalhadas. Mesmo assim, certos imbecis dizem o contrário. Para os cafofianos só eles é que têm propostas os outros só dizem mal.

Anónimo disse...

Ao imbecil das 10:58

"O sr. Gil Canha aponta e bem as fraquezas do Museu mas como é seu apanágio, depois não aponta soluções concretas ou viáveis."

no artigo:

"promete, no caso de ser eleito, de canalizar verbas urgentes para dinamizar, divulgar e relançar o nosso Aquário Municipal"

De onde vêm essas verbas? Qual o valor necessário? "Dinamizar, divulgar e relançar" são conceitos muito genéricos... Contratar um tadixermista, sim senhor. Uma (1!) proposta.

Anónimo disse...

O pior cego é aquele que não quer ver, o que vi na televisão o sr. Canha apresentou propostas a máfia é que inventa outras coisas.

ABREUS disse...

Cafofo tubarão cor de rosa porque aliou-se aos tubarões

Anónimo disse...

O Cafofo e o Diário vendem-se como as meninas do La Vie!

Anónimo disse...

Dizer o que está mal ou o que não está à nossa maneira, é muito fácil.Propostas concretas e viáveis é outra coisa muito diferente. Onde estão elas? E há a questão do dinheiro que vem do povo.Vão taxar ainda mais o povo que já está a pagar uma dívida louca, feita por quem governou a Madeira e Porto Santo até 2012? Já não se pode mais.